questão polêmica

Há 22 anos ·
Link

Espero que possam me ajudar nesta questão.

JORGE, agente penitenciário, em revide à punição que lhe foi aplicada por seu chefe, resolve matá-lo. Com tal finalidade, coloca veneno na refeição que a ele seria servida. Ocorre, no entanto, que, ausentando-se do refeitório, disso se aproveitam três presos para subtraírem a refeição e consumi-la, do que decorre a morte dos três.

Analise o(s) crime(s).

Obrigado.

6 Respostas
Ana Motta
Advertido
Há 22 anos ·
Link

Dr. Eduardo,

Entendo que no caso apresentado houve por acidente um erro na execução. Evidentemente que o dolo era de matar o chefe, mas por forças alheias a vontade do agente, morreram os 03 presidiários. Então aplicar-se-á o art. 73 do CP., Jorge responderá por homicídio doloso, atendendo o disposto no art. 20, parágrafo 3 do CP. Concorda?

Luiz francisco
Advertido
Há 22 anos ·
Link

Segundo o exposto na questão polêmica, Jorge responderá por tentativa de homicídio doloso, pois para que ele pudesse responder por erro na execução o resultado teria que ser previsivel. Se no caso ele for condenado pela morte dos tres presos estará havendo responsabilidade penal objetiva, coisa que o nosso direito penal rejeita.

Thiago
Advertido
Há 22 anos ·
Link

Concordo com Ana Motta, no mais, não há responsabilidade objetiva porque houve animus necandi, dolo em matar,não importa que outra pessoa haja morrido no lugar do patrão. Ele colocou veneno com o objetivo de tirar a vida de alguém, e o dolo se manteve em toda a cadeia causal.

Gustavo Rubert
Advertido
Há 22 anos ·
Link

Boa Tarde! Sem dúvidas Jorge responderá por homicídio CONSUMADO, e não tentado. Logicamente não há no presente caso o concurso formal, apesar de ter havido três mortes. Nesta situação aplica-se o artigo 20, § 3° do CPB.

Gustavo Rubert

M-O-X
Advertido
Há 22 anos ·
Link

Será homicídio consumado em concurso formal, sem dúvida, mas acho que depende das circunstâncias para o caracterizar como doloso ou culposo. Teríamos que ver se ele previu e assumiu o risco de, passando outras pessoas por ali, eventualmente comerem o prato. Se, p. ex, estava no gabinete do chefe, a chance era mínima, pelo que responderia por homicídio tentado (em relação ao chefe) e culposo (em relação aos outros 03).

RAMON
Advertido
Há 22 anos ·
Link

VEJA BEM, OCORREU ABERRATIO ICTUS (ERRO NA EXECUÇAO) O AUTOR RESPONDERÁ PELA VÍTIMA VIRTUAL,OU SEJA, A QUAL ELE DESEJAVA MATAR, ART. 73 CP. PORTANRO ELE COMETEU UM HOMÍDIO DOLOSO QUALIFICADO - VÍTIMA VIRTUAL (121, PARÁG. 2º, III CP) E DOIS HOMICÍDIOS CULPOSOS (121, PARAG. 3º CP) OS DOIS OUTROS SUJEITOS.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos