É um absurso, ter se tornado público e notório os casos de tortura e assassinatos cometidos pela polícia contra civis, e servidores da justiça como juízes e promotores.
O caso do chinês torturado e assassinado no presídio no Rio, nos moldes da ditadura militar, revela não só o desfecho frequente e nefasto de muitos civis, mas o currículo criminoso e extenso de muitos policiais civis, federais e militares também. Revela ainda, uma assossiação de criminosos, um grupo de extermínio de juízes e promotores, com planos de execução e tudo mais.
Tudo isso ocorre sob o manto do governo brasileiro e dos holofotes de jornais, e mesmo assim, eles parecem ter uma imunidade formal, material, completa e exclusiva quanto aos crimes praticados.
O que é isso? Resquícios da Ditadura Militar ou a será que a máscara da "Democracia" caiu.
É preciso criar uma comissão temporária para apurar os crimes cometidos pela polícia, violenta e bandida que temos mais como inimigo, do que qualquer outra coisa.
São juízes, promotores, ou qualquer um que cumpra com suas obrigações e deveres legais as vítimas destes crimes bárbaros.
Não dá para ser honesto mais nesse país, sob pena de ser assassinado mediante paga ou promessa de recompensa por aqueles que têm a obrigação de nos defender. É a inversão total e perigosa dos valores sociais brasileiros que põe em risco e questiona o que se arrisca chamar de Estado Democrático de Direito.

Respostas

    ?

    Carlos Domingo, 30 de novembro de 2003, 8h42min

    Querida Menina,
    Certamente vocë e muito nova e, por viver numa cidade pequena, nao sabe da realidade da vida.
    Primeiro, o Brasil nunca teve uma DITADURA militar, estrito sensu. Segundo, a rigidez desse sistema intimidava a a;ao de grupos criminosos.
    O chines so morreu porque tentou embarcar com grande quantia de dinheiro NAO declarada ao nosso Fisco.
    A morte da professora no onibus 147 so ocorreu por causa de um sequestrador. Ou seja, se ele nao tivesse sequestrado ninguem nada disso teria ocorrido.Alias, se ele nao tivesse sido sobrevivente daquela chacina na Candelaria nada disso teria acontecido. E outros casos mais.
    A Policia erra sim, assim como demais orgaos.
    Voce, como mera estagiaria, nao deveria ser tao pessimista e achar que vale a pena ser corrupto nesse pais. Por que, ao inves de fiscalizar tanto orgaos publicos por que voce naop se preocupa em acabar com os bandidos.

    ?

    Tatiana Vasconcellos Domingo, 30 de novembro de 2003, 17h18min

    Caro Servidor Público,

    É preocupação minha e de muitos profissionais do Direito, reduzir a violência, punindo os criminosos, como você mesmo intitulou "bandidos".
    Ocorre, que eles estão em toda parte, inclusive infiltrados nos órgãos públicos, de todas as esferas administrativas.
    Acredito que todos os criminosos devam ser punidos, não só o sequestrador do ônibus 147, como o assaltante da galinha do vizinho, políticos corruptos, policiais assassinos, juízes ladrões.
    Não é objetivo da mensagem cometer generalismos, o que de fato é um erro, pois a maioria dos agentes políticos, servidores públicos, e militares é honesta e parte para a carreira pública com um propósito nobre. Tenho a oportunidade de conhecer muitos, e posso afirmar que dão a vida pelo que fazem, admiravelmente.
    Mas, infelizmente, há aqueles que maculam o nome da corporação, do funcionalismo público, e estes sim devem ser punidos.
    O senhor, provavelmente não é um servidor concursado, pois se fosse saberia que não há pena de morte no Brasil, salvo em caso de guerra declarada. Se o chinês não declarou os dólares à Receita, deveria incorrer nas sanções administrativas, tributárias e criminais pertinentes, não ser abatido num das celas do presídio, torturado, espancado e assassinado friamente.
    Aproveitando o ensejo, fica uma pergunta no ar: por onde será que andam os dólares do chinês?

    ?

    Luciano Quemello Borges Terça, 09 de março de 2004, 8h26min

    Tatiana, se todos tivessem essa sua preocupação com as questões sociais e colocassem em prática ações concretas, esse Brasil seria definitivamente ideal, padrão para o mundo. Mas sem sofismos, a questão da Ditadura é assunto interessante. A ditadura, basta sentar-se nos bancos de qualquer escola de ensino primário e aprender, foi período marcante na sociedade brasileira, época em que muitas coisas foram ceifadas. Quanto a esse período, todos nós, inclusive eu, Oficial da Polícia Militar, esperamos que não volte.
    Quanto ao crime que comete aquele que deveria prevenir ou reprimir a prática criminosa, causa sim assombro na sociedade. A mídia repete inúmeras vezes "Policial fez isso" "Juiz fez aquilo". Isso é um direito, direito do cidadão a informação, não discuto. Sua idéia de não generalizar é crítica, intuitiva e bem situada. Se um médico erra, peca a Medicina? Se um Juiz errou, a culpa é do Direito? Se um Policial errou, a culpa é da Corporação? Cursei 4 anos a Academia de Polícia Militar do Barro Branco e formei-me Oficial da PM em 2000. Amo meu serviço. Nunca ouvi alguém dizer na Academia: "Roube, mate, furte, torne-se corrupto". Jamais. Assim como o filho que recebe em casa a educação e na rua se desvirtua, assim ocorre nos diversos ramos da sociedade. Daqui a algum tempo ( e assim lhe desejo) estará formada e verá bons e maus frutos te rodeando o trabalho. Já ouviu algum professor de Direito ensinar: "Ofereçam dinheiro ao Policial, que ele soltará seu cliente"? Também não nos ensinam "Aceite o dinheiro do advogado e liberte o criminoso.".
    Tatiana, interessantíssimo o assunto que você trouxe à tona.

    Abraços a todos.

    C

    Carlos Kiffer Domingo, 18 de março de 2007, 9h01min

    Querida Tatiana,

    Muito você vai aprender ainda? Com certeza a posição do Carlos é absurda, jamais se poderia colocar a culpa pela morte do chinês nele mesmo!!! Fico feliz em ver sua indignação, podém te convido a uma reflexão, você jamais pediu a algum colega de turma para assinar a lista de presença por você? Você jamais deixou de devolver o troco recebido a mais? Você sempre espera pacientemente na fila quanto tem aquele amigo que está na boca do caixa? Você nunca burlou uma regra da faculdade? Ou seus amigos? Se você já se viu em alguma circunstância citada acima, ou outras semelhantes, você é do mesmo tipo das pessoas que recrimina! Sabe porque, você é um ser humano e, como tal, em algum momento vai errar. Os órgãos que você cita são formados por seres humanos e, desta forma, estarão sempre incorrendo em erro porque sempre haverá um ser humano errando. Portanto, cuidado ao generalizar, dentro destes órgãos existem pessoas que ainda não erraram e outra que erraram e corrigiram seu caminho, não as ofenda!

    D

    DR. ALMINO J. DE FREITAS NETO Domingo, 18 de março de 2007, 10h53min

     A indignação da tatiana procede e não visa, a meu ver, ofender nenhuma corporação ou classe de servidores. apenas citou casos que envolve policiais e, por isso mesmo, impossivel de não causar uma reflexão sobre a estruturação de nossas organizações de segurança pública.

    Além disso, os argumentos do sr. carlos kiffer são impertinentes em virtude de ilustrar comparações absurdas com os fatos graves decorridos pela sra. tatiana.

    quanto ao sr. carlos (servidor público), esse dispensa comentários... Em suma, patético.

    C

    Claudio Henrique Campos Domingo, 18 de março de 2007, 11h26min

    Acredito que tem gente que vive em "cidade grande" que também não conhece muito da vida, realmente sem comentários as palavras do Sr. Carlos, servidor público, porém não esqueçamos que nós é que somos os futuros profissionais do direito, ele de quase nada sabe na verdade, portanto, compreenssível a manifestação acalorada do povo, na pessoa do Sr. Carlos, nós é que temos que entendê-lo (o que não significa concordar) justamente para apaziguar e realizar um trabalho bonito.

    Tatiana Vasconcellos, admirei sua garra garota, meus parabéns, mas sei também o quanto é horrível dizerem que ainda temos muito a aprender...  Vou modificar um pouco o que disseram, acho que só falta uma coisinha para aprenderes. Você está certa, porém a maturidade faz com que tenhamos mais calma e com a calma mais resultados positivos, mesmo que por dentro estejamos explodindo de raiva, deixe a explosão para quando ganhar as causas. Desculpe, é só uma dica. A calma irrita a parte oponente, deixe o calor com o povo, você mantenha a calma em todas as circunstâncias.

    Um abraço, boa sorte na área escolhida.

    R

    Rafael Pereira de Albuquerque Terça, 10 de abril de 2007, 15h47min

    Cláudio Henrique!!!!!! Meu velho.

    Plenamente de acordo com a colocação da nossa amiga Tatiana, uma das nossas militantes. Já se passou tanto tempo desde a data do comentário dela... Hoje já deve ser uma advogada. Tomara que esteja "no ar", lendo as suas balizadas instruções de como o operário no direito deve proceder, contendo os ânimos para não contrair doença.

    Também gostei do posicionamento do tenente Luciano Guemello, deveras, uma orientação moral de que há pessoas má intencionadas em todos os ciclos, todavia o energúmelo solto no meio das ovelhas não compromete o rebanho. Os policiais criminosos formam uma espécie de corporativismo torpe e, escondendo-se por trás do véu do anonimato fazem coisas que nem os outros policias sabem e, mesmo que soubessem, silenciam em para não gerar inimizades. Nós, policiais militares, não podemos sofrer o peso da crítica direcionada aos nossos pares acerca de procedimento dos quais também discordamos.

    Não vejo ofensa ao comentário da nossa colega, por sinal, bem balizado.

    ex corde

    J

    JOSELITO PROTÁSIO DA FONSECA Suspenso Sábado, 10 de janeiro de 2009, 21h27min

    A ditadura acabou! Mesmo dentro dos quartéis, mas.......Term gente que insite em ser ignorante, senão, burra mesmo!!!!!! Se bem que o animal "burro" é muito inteligente.

    J

    Jùnior Sábado, 28 de março de 2009, 23h26min

    Tatiana de poços de Caldas,
    Como PM, por vezes ouço pessoas como você falar com tanta propriedade da Ditadura Militar. Recentemente vinculou-se uma matéria na Revista da Semana na qual a Ditadura brasileira é chamada de Ditamole. Sabe qual o motivo? Veja as demais ocorridas na América Latina e reflita. Ainda hoje somos lembrados por estudantes que se "acham" que a ditadura acabou. Antes de falar mal da polícia olhe para o espelho e veja quantos casos de Advogados corruptos e ligados à bandidagem temos aqui em nossa cidade. Talvez se explique pela baixa qualidade do ensino desta nobre profissão, onde qualquer filhinho de papai que possa pagar a faculdade se torna Doutro. Aliás, para vosso conhecimento esse título remonta a época do impe´rio, onde foi baixado um decreto pelo imperador D. Pedro onde os médicos e advogados recebem o título de Doutor. Esse decreto ainda está em vigor e é uma vergonha, pois qual a tese defendida pelo cidadão? Creio que o conhecimento de vocês a respeito de ditadura ainda é muito romântica e pífia, assim como os vossos conhecimentos academicos. Sempre deparamos com pessoas despreparadas que tentam interceder nas ocorrências e ao serem questionadas quem são dizem com a boca cheia: " Sou estudante de Direito ", tentando opinar sobre assuntos que não são ensinados na faculdade, como por exemplo CTB. Espero que reflita e coloque os pés nochão e não opine sobre o que não viveu, apenas leu. Obrigado e sucesso em sua caminhada.