Compra de carro e chave reserva diferente

Há 14 anos ·
Link

Prezados, Em março de 2011 comprei um carro usado, ano 2004. O casal que me vendeu explicou que o carro estava precisando de manutenção e reparos. Eram o parabrisa trincado, pneus carecas, troca de oleo, filtro de ar do motor e do ar condicionado e revisoes atrasadas. Pelo preço que estava, levei. O cara me conveceu tanto, se mostrando ser "honesto" que nao analisei a fundo, até porque nao sou aprofundado no assunto de mecanica. Assinamos um contrato que nao foi registrado em cartorio, e nele consta um item que diz que o carro foi vendido "nas condiçoes apresentadas". Acontece que uma condição que eles nao apresentaram é a chave reserva. Uns 6 meses depois, a bateria do carro acabou, tive que usar chave reserva, e para minha surpresa. ela abre a porta, mas nao pode dar partida no motor porque a codigficação é diferente da chave que liga o carro! Contatei o rapaz e expliquei a situaçao. Em contato telefonico, ele disse que acha que "trocou" as chaves reserva do meu carro com a de outro carro que ele vendeu em outro estado e nao sabe mais como achar a pessoa. Falei para ele resolver a situacao, pois, nao queria ter de carregar duas chaves para o mesmo carro, e para meu espanto, ele disse que nao pode fazer mais nada, que o problema é meu. No dia que peguei o carro, a esposa dele escreveu num papel e me entregou, dizendo que qualquer problema era para eu procurar o rapaz (marido dela). E agora que eu estou procurando eles, os mesmos estao se negando a repararem um erro deles mesmos. Fui na concessionaria, e o valor para reparo das chaves e codificaçao é alto, acima de mil reais. O que faço? Desde já agradeço a quem se dispuser a me orientar.

1 Resposta
Alexandre - MS
Há 14 anos ·
Link

olha,

vamos aguardar outras opiniões, mas nao vejo, a principio, ação para obrigar o antigo dono a "dar conta desta chave"

tal conclusao, cujo acerto fica submetido à analise dos demais, se baseia no fato de

) tal chave reserva nao é item obrigatorio do veiculo, ) nao acredito que na descrição do objeto da compra e venda fazia mençao a existencia de chave reserva; ) o preço do bem nao considera a existencia ou nao de uma chave reserva. ) nao se pode falar em vicio oculto. a ausencia da chave nao prejudica o uso do bem ao qual se destina. Nao reduz o prazo o bem.

Porem, me ocorreu que talvez a "questao da segurança" possa vir a dar causa a uma ação, pois o fato de existir em posse de terceiro a chave capaz de abrir a porta e dar ignição ao seu carro represente risco a propriedade.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos