A loja Riachuelo esta me cobrando uma divida que prescreveu ha 5 anos.

Há 14 anos ·
Link

Caros senhores

A loja Riachuelo esta me cobrando uma divida que prescreveu ha 5 anos,hoje recebi o contato da loja me cobrando o que esta em questão. A Lei é clara e estabelece, no artigo 206, § 5º do Novo Código Civil que o prazo para que o credor possa cobrar a dívida é de cinco anos. Passado este prazo de cinco anos, a pendência financeira ou débito financeiro prescreve, ou seja, a dívida não poderá mais ser cobrada em qualquer instancia e também não poderá mais constar nos cadastros de restrição, como SPC e SERASA. Não é só no Novo Código Civil que consta o prazo de cinco anos para divida prescrever, no artigo 43, § 1º do Código de Defesa do Consumidor, também prevê o prazo de cinco anos como período máximo para o nome de uma pessoa fique cadastrado como inadimplente, o prazo começa a contar a partir da data em que a dívida deixou de ser paga e não da data do cadastro nos órgãos. Neste quesito prazo não resta mais duvidas, ficou claro que ao completar cinco anos a dívida tem que ser excluída de cadastros de inadimplentes o mais rápido possível.

O que devo fazer o que foi apresentado?

7 Respostas
Dr. Vinícius March
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Se negativarem seu nome entra com uma ação pedindo indenização por danos morais pela negativação indevida, ou também uma opção é entrar com uma ação pedindo o reconhecimento da prescrição.

Cátia Cristina Vita
Há 14 anos ·
Link

Você poderá entrar com uma ação nos juizados especiais, pedindo a exclusão do seu nome cumulado com danos morais, com certeza obterá êxito. Agora, caso tenha outros apontamentos no seu nome o juiz poderá entender que não configurou danos morais, conforme súmula editada neste ano pelo Superior tribunal de Justiça. Por outro lado, conseguirá excluir o apontamento prescrito. Abçs. [email protected]

Dr. Vinícius March
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Só toma cuidado com advogados que prometem "causa ganha" ou certeza de que vai ganhar uma ação, haja vista que atividade de advogado é de meio e não de fim. Se tiver interesse, visite meu blog jurídico: http://www.blogjuridicobr.blogspot.com.

luciamil7
Há 14 anos ·
Link

Desculpem a miha ignorância, mas quer dizer que a lei no Novo Código Civil, artigo 43, § 1º do Código de Defesa do Consumidor, só protege o devedor depois de 05 anos? E como fica aquele estabelecimento que ficou no prejuízo durante esse tempo todo, não tem direitos também?

pensador
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Tem o direito, mas não o exerceu, sendo tal atingido pela prescrição em face da desídia do credor.

Roberto
Há 14 anos ·
Link

No meu entendimento, o prazo de 5 anos é referente a tempo em que o estabelecimento pode manter negativação do nome do inadimplente junto aos orgãos de proteção ao credito SPC, serasa e outros... Mas, se apos esse periodo o seu nome foi excluido dos serviços de proteção ao credito a loja está fazendo a parte dela! Agora o fato de após esses 5 anos continuarem a te enviar cobranças, extra judicial ou a tentativa de um acordo não quer dizer que eles estejam errando em tentar reaver de forma a te proporcionar reparar sua falha e voltar a ser um consumidor em potencial. Não podem incluir novamente seu nome nos orgãos de proteção mas podem tentar acordo de maneira a te proporcionar voltar a comprar deles. Limpando assim sua ficha casdastral intena.

A divida prescreve nos orgãos, mas na loja não!

Cuidado para não perder tempo com advogados que prometem causa ganha os magistrados tem senso do ridiculo.

Dr. Vinícius March
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Quanto à questão da prescrição, veja os artigos do Código Civil, cada caso tem um período certo que pode ser cobrado. Toda dívida prescreve sim. Esse tipo de dívida fica no serasa só por 5 anos justamente porque é o prazo que se pode cobrar o débito, por tal motivo inclusive é que só temos obrigação de guardar recibos de pagamento por 5 anos, por causa que depois desse tempo o credor não pode mais cobrar.

Ora, o direito não socorre os que dormem, logo, se o credor não entrou com ação de cobrança no período de 5 anos, não pode querer cobrar a vida toda o débito pela própria desídia.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos