PM-RJ sem ser do Batalhão de Transito
Não obtive nenhum problema até hoje com a polícia, mas gostaria de saber dos: Um Policial Militar pode aplicar multas ou auto de infração? Mais que isso, eles podem realizar "Blitz" sem a presença de agentes da Polícia de Transito? Moro no Rio de Janeiro, e por aqui os policiais militares fazem o que bem entendem, outro dia mesmo presenciei UM carro, isso mesmo, apenas um carro da Policia Militar, que estava em movimento, efetuando parada, e abordando os motoristas qe passavam pelo local aleatoriamente. Os Policiais do Batalhão de Transito aqui, trabalham com cobertura(boné) branco, porém na maioria das Blitz, além de se ver um ou dois carros, no máximo, e um Sargento comandando a ''operação'', nao há nenhum policial de transito, nem ao menos carro de reboque. Isso é permitido? E caso os colegas saibam me dizer, em qual artigo do CTB isso fica explícito? Desde já agradeço.
Nada impede que policiais que não pertençam ao Batalhão de Trânsito possam autuar, realizar fiscalizaçãoes e etc. A criação de Btl de trânsito é somente para facilitar a administrativamente. a única exigencia para ~fiscalização é que a PM tenha convênio com o Município para determinados tipos de autuação.
Para além da questão legal (não há nenhuma ilegalidade na conduta), uma questão de lógica elementar:
Uma guarnição PM de cobertura branca (trânsito), estaria impedida de efetuar uma prisão em flagrante de um assaltante por exemplo? Afinal são policiais de trânsito.
Logo um policial de outro BPM pode sim efetuar uma abordagem de trânsito.
Quero como cidadão de brasilia manifestar-me sobre a insegurança publica.
Vamos dizer nao ao aumento salarial dos PM de brasilia, haja vista que a criminalidade só esta aumentando e a corporação esta fazendo operanção tartaruga.
Os PM de brasilia ganham quase 5 mil reais P/mes e nao monstram serviços.
Os PM fazem bico durante o dia e quando sao escalado para trabalharem a noite ficam dormindo nos quarteis.