P

    pensador Quarta, 19 de outubro de 2011, 13h49min

    Maquiavel permeia o cenário político e econômico atual. Basta ler a obra e olhar em volta.

    A

    AFTM Quarta, 19 de outubro de 2011, 13h53min

    Você verá uma enorme semelhança entre a obra e um certo "governo" da américa latina.

    Mas tem que ler a obra.

    O

    Oliveira Pereira Quinta, 20 de outubro de 2011, 2h56min

    po eu tenho o esse livro aqui mas ainda nao li, estou lendo HIstoria da filosofia mas logo eu começo maquiavel.
    rssrsrs "o pensador" nunca ajuda em so fica dando uma de que sabe

    P

    pensador Quinta, 20 de outubro de 2011, 8h19min

    Pelo contrário, tenho plena certeza que pouco sei e muito tenho a aprender. Mas jamais por vias oblíquas realizaremos nosso aprendizado.

    A leitura é fundamental a quem quer trilhar o caminho do direito.

    Ajudar não é dar a resposta pronta, mas sim indicar os caminhos.

    Saudações,

    A

    AFTM Quinta, 20 de outubro de 2011, 8h57min

    Pensador, ele é o mesmo que não quer aprender sobre dosimetria da pena.

    P

    pensador Quinta, 20 de outubro de 2011, 9h50min

    Não tinha notado este detalhe. Obrigado!

    ROBSON MORAES

    ROBSON MORAES Segunda, 24 de outubro de 2011, 18h36min

    Caro amigo.
    leia bem o livro e tire suas próprias conclusões. No direito, se usca pelo próprio entendimento das coisas.

    Maquiavel disse: O estado deve ser belo, bom porém energico.

    Desejo-lhe sorte.

    E

    Elisete Almeida Segunda, 24 de outubro de 2011, 21h10min

    Dr. O Pensador;

    Concordo consigo, é preciso ensinar a pescar e não entregar o peixe já confeccionado.

    Abraços

    C

    crepaldi Terça, 08 de novembro de 2011, 17h46min

    elisete e pensador vcs estão aqui pra ensinar ou pra ficar de bate papo furado? então ensine o rapaz, caraiu

    P

    pensador Terça, 08 de novembro de 2011, 18h04min

    Prezado Sr. Crepaldi,

    Relevando a linguagem inapropriada em vosso post, pois eis que devemos ser tolerantes com as limitações inerentes a cada um, não poderia deixar de responder, por ser tal postagem dirigida a mim e à ilustre colega Dra. Elisete.

    Aqui, estão todos com o intuito de debater, ajudar e em alguma medida ampliar conhecimentos teóricos e, um maior contato com as situações fáticas.

    Porém, desconheço se algum dos colegas vêm com o intuito de ensinar. Desde já informo que jamais tive esta intenção e, ademais, não tenho plena convicção se detenho tal capacidade (ou dom).

    Quanto ao "bate papo furado", é um juízo de valor exclusivo de vossa parte. Para mim, tenho que, são debates construtivos na seara do direito.

    Por último para que não me alongue em demasia, mesmo que o propósito fosse ensinar, tal não é possível com aquele que pretende aprender e não detém o mínimo conhecimento de causa. Por isso se faz relevante a leitura, para então poder dirimir eventuais dúvidas. Como poderia discutir Kant, Nietzsche, Heidegger, Gadamer, Aristóteles e um sem fim de outros autores com alguém que jamais leu qualquer destas obras?

    Saudações cordiais,

    P

    Plotino Domingo, 16 de setembro de 2012, 15h29min

    Prezado, Sr O pensador, como vc disse: "Por último para que não me alongue em demasia, mesmo que o propósito fosse ensinar, tal não é possível com aquele que pretende aprender e não detém o mínimo conhecimento de causa. Por isso se faz relevante a leitura, para então poder dirimir eventuais dúvidas. Como poderia discutir Kant, Nietzsche, Heidegger, Gadamer, Aristóteles e um sem fim de outros autores com alguém que jamais leu qualquer destas obras?"

    Penso que o propósito mais nobre que existe é a educação, e a todo momento estamos ensinado e aprendendo, é um processo dialético, e penso também que existe pessoas que possuem um maior facilidade para o aprendizado, como exemplo, temos as pessoas auto-didatas.

    Neste sentido, mesmo que uma pessoa não possua o mínimo de conhecimento, cabe aos mais instruídos tornar isto possivel, pois, por mais que seja importante a leitura de varias obras, como as citadas pelo senhor, tem pessoas que não irão compreender, contudo, não significa que não podemos discutir com estas pessoas, pois é nosso dever inspirar para mudar, mesmo que para isto, seja necessário ensinar a base, o mínimo, enfim partir do principio.

    Neste sentido, a educação nobre é aquela que você indica as respostas de maneira clara, entrega o peixe pronto para aquele que tem duvida, contudo, além de entregar o peixe pronto, é necessario indicar o método, as bases usadas para pescar este peixe, ou seja, a fonte do conhecimento, é desta forma, que inspiramos pessoas a ler, a buscar o conhecimento, quando percebemos que não existe as bases, o minimo de conhecimento, é necessário construimos a base junto daqueles que por diversos motivos não conseguiram, mas isto não significa que não posso indicar o alvo, ou a resposta de imediato, pois todos nós gostamos de ver o resultado, afinal é o pragmatismo que nos é ensinado desde que nascemos.

    Enfim, ao ensinar ou comentar algo, nunca atine para a ignorância da pessoa, apenas responda o que ela quer, contudo, se senhor quizer ser mais nobra ainda, indique além da resposta o caminho que o senhor percorreu para desvendar tal segredo, agindo assim, o senhor estara cumprindo o papel cívico mais importante da sociedade: Transformando vidas com a publicização do conhecimento, e a não elitização meritocrática daqueles que se gabem superiores.

    Saudações,

    E

    Elisete Almeida Domingo, 16 de setembro de 2012, 18h02min

    Caro Plotino;

    Apesar de não teres dirigido sua postagem a mim, vou colocar o meu entendimento.

    Concordo em parte com a sua colocação.

    Veja bem, ela é perfeita para crianças que estão a iniciar os seus estudos e necessitam de um apoio integral. Porém, o consulente é um estudante universitário, portanto, pressupõe-se ter alguma capacidade interpretativa, só que, para isto, é necessário ler, o que alguns não fazem e acabam por vir ao Fórum em busca de facilitismos.

    Se queres ver alguns exemplos desta busca pelo fácil, vá ao tópico de História do Direito, encontrarás algumas "pérolas", com perguntas do tipo "o que é o Corpus Iuris Civilis?". Ora, a resposta a esta pergunta seria rapidamente obtida com uma simples busca na Wiki ou em outros sites.

    No meu ver, aquilo que se espera de um estudante universitário são dúvidas fundamentadas. Por exemplo: o aluno está a estudar sobre um determinado tema, leu vários doutrinadores, porém persiste uma dúvida, então procura ajuda, questionando de forma embasada.

    Se observares, no tópico de abertura desta discussão, o consulente deixou a entender que sequer se deu ao trabalho de ler o livro e, muito menos, procurar na net (grande ferramenta que na minha época não existia), simplesmente colocou a pergunta à espera que alguém lhe entregasse a papinha mastigada.

    Eu chamo a isto de preguiça e, nós, não devemos fomentar a preguiça.

    Cumprimentos

    P

    pensador Quarta, 19 de setembro de 2012, 8h33min

    Perfeito como sempre Dra. Elisete,

    Podemos perfeitamente de pronto dizer o resultado da soma de 1+1, porém, acadêmicos que desejam respostas prontas para trabalhos já iniciam de maneira equivocada.

    O que se busca não é a resposta, mas o caminho trilhado. Por isso devemos apenas indicar os caminhos, mas o acadêmico deve trilhar por si só.

    Saudações,

    C

    capadócio Suspenso Quarta, 26 de setembro de 2012, 18h29min

    Circo e pão pro povo, basta é tudo que ele quer.