DIFERENÇA ENTRE DOLO EVENTUAL E DOLO ALTERNATIVO

Há 21 anos ·
Link

Sempre fico em dúvida a respeito conceito de dolo eventual e de dolo alternativo. É realmente um tema complexo?

7 Respostas
Angelo Fragelli
Advertido
Há 21 anos ·
Link

Bom dia. Em suma, o dolo pode ser direto ou indireto. Dolo direto, por muitos chamado específico à conduta que o agente se presta.

Dolo indireto - Em dolo alternativo e eventual.

Dolo eventual o agente não se importa com o resultado, assumindo assim o risco de produzi-lo (adotado pelo código) Ex. o agente não definiu subjetivamente o que quer, porém não se importa com o erro.

Alternativo é aquele em que o agente, mesmo não se importando com o resultado (conforme o eventual), já ssumiu o risco de produzi-lo, não importando porém com a gravidade de sua conduta. Ex. O agente quer lesionar ou matar, não se importando com o resultado que possa produzir.

Não sei se fiu claro o suficiente...Espero ter ajudado. Abraço Angelo Fragelli.

Marcelo
Advertido
Há 21 anos ·
Link

Bom dia,

Tanto no dolo eventual quanto no alternativo, percebe-se o desprezo para com o bem jurídico tutelado. A diferenciação se faz da seguinte forma: No dolo eventual o agente assume o risco de produzir o resultado, embora este resultado não seja o desejado diretamente. No dolo alternativo, há um dolo antecedente com relação a determinado bem jurídico, e dolo eventual no consequente. Pouco importanto qual o resultado que ocorrerá. Podemos citar um exemplo pra ficar mais claro, vejamos:

Alguém que disfere um disparo com arma de grosso calibre na direção de seu desafeto, estando outra pessoa ao lado. (Dolo Eventual com relação a pessoa ao lado).

Alguém que desesperado bate com uma pá na cabeça de outro. (dolo alternativo)

Abs,

Marcelo

Vinicius Zamó
Advertido
Há 21 anos ·
Link

Caro Colega...

Muito respeito prezo por Vossa Senhoria, mas tome cuidado com os exemplos, por tratar-se de dolo de 1º grau ou 2º grau...

Nada mais...

joaquim pereira telles neto
Advertido
Há 21 anos ·
Link

sra. LSB, servidora pública, simples como o desabrochar de uma rosa, explico a diferença entre estes dois dolos que andam de mãos dadas, exite na doutrina o dolo direto e o indireto.

No direto a pessoa quer determinado resultado, a morte da vítima no homicídio p.ex.

E no indireto o conteúdo do dolo não é preciso, específico, definido, aí neste caso pode aparecer o dolo alternativo, em que a pessoa quer entre dois ou mais resultados, p. ex. matar ou ferir, qualquer deles certo;

Ou então, ainda na esféra dolo indireto, pode aparecer o dolo eventual, na qual seu conceito está bem defenido no art. 18 do Código Penal, inciso I:"Diz-se o crime: doloso, quando oagente quis o resultado ou assumiu o risco de produzí-lo". No dolo eventual a pessoa não quer o resultado mas assume as conseqüencias penais e civis que dele vier.

Espero ter sido bem simples, um abraço.

Resultado é toda lesão ou perigo de lesão de um bem jurídico.

Marcelo Rocha
Advertido
Há 21 anos ·
Link

Importante tema a ser debatido, pois abrange uma área de grandes dicussões na área penal.

O dolo, como foi dito por colegas, pode ser dividido em direto e indireto. O dolo direto, sem menos problemas, é aquele em que o agente da conduta previa e queria a obtenção de determinado resultado. O dolo indireto, que pode se subdividir em eventual ou alternativo, é quando assume o risco de produzir o resultado. este não é previsto mas caso aconteça, é indiferente para a conduta do agente. o dolo alternativo é quando o agente pratica a conduta pretendendo vários resultados, como por exemplo A desfere facadas contra B, o resultado pode ser um ferimento ou a morte, qualquer das opções o agente estará satisfeito. No dolo eventual, caracteriza-se pela previsão do resultado, e mesmo assim não irá impedí-lo da prática da conduta. O agente não se importa( é indiferente com a possibilidade do resultado)se a conduta levará risco.

Tício
Advertido
Há 21 anos ·
Link

Acho que essas respostas ainda podem ser mais sucintas, vejamos:

DOLO EVENTUAL - o agente embora não queira diretamente praticar a infração penal, não deixa de agir, assumindo o risco de produzir o resultado (como por exemplo, a "emocionante" brincadeira de roleta-russa).

DOLO ALTERNATIVO - este pode ser quanto à pessoa (o agente dispara contra duas pessoas, querendo matar uma ou outra) e quanto ao resultado (o agente efetua disparos contra a vítima querendo feri-la ou mata-la).

Resposta mais simples que isso impossível!!! Um abraço, André Luis Machado

Adriana Robbin
Advertido
Há 21 anos ·
Link

Dolo Eventual: Neste tipo de dolo, o agente, causador do delito, pratica a conduta sabendo que resultado pode vir a acontecer, porem assume o risco de produzi-lo, pouco se importando com as consequencias daquela ação. Ex: A depois de ingerir grande quantidade de alcool, pouco se importando com os riscos de sua conduta, qual seja, dirigir bêbado, acaba causando o acidente e matando pedestre. Como se verifica neste caso, o causador do acidente, sabendo dos riscos de sua conduta, não se importa pra ele tanto faz o que possa vir a ocorrer. Dolo alternativo é semelhante ao Dolo Eventual, varios autores como o Mirabete, o Capez, traz o conceito de ambos os dolos juntos, porem a única distinção é que no Dolo Alternativo o agente sabendo que do risco de sua conduta, consente em efetiva-lo, pouco se importando em gerar este ou aquele resultado, Ex: No crime de roubo o agente pouco se importa em lesar a vítima ou mata-la, pode aconteceu este ou aquele resulatado. Como se o agente falasse : eu não quero o resulatdo, mas se acontecer... pouco me importa, pra mim tudo bem, eu não ligo.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos