E

    Elisete Almeida Sábado, 22 de outubro de 2011, 20h09min

    Marina Amaral;

    Lei de Talião = Código de Hamourabi (ver na categoria história do direito uma discussão intitulada Justificar código Hamurabi art. 3º e 4º, a resposta de ML Santos).
    O Código de Hamourabi (Mesopotâmia) influenciou a Lei Decenviral ou Lei das XII Tábuas, (Direito Romano), v.g. quanto as penas para as lesões pessoais.
    Fazer a correspondência entre estas duas Leis é algo que requer uma análise muito aprofundada, não sendo passível de ser realizada aqui, pois, acabaria por ser superficial.

    Boa Sorte!

    Cumprimentos

    P

    pensador Sábado, 22 de outubro de 2011, 20h32min

    Vide teoria tridimensional do direito de Miguel Reale.

    A mudança do direito através de um processo dialético.

    mudanças sociais = fatos e valores

    direito = normas