Pessoal, tenho um trabalho de Hermenêutica Jurídica com os seguintes tópicos: 1 - Uma sentença baseada na Analogia é justa, é correta? 2 - Uma sentença baseada nos Costumes é justa, é correta? 3 - Uma sentença baseada nos Princípios Gerais do Direito é justa, é correta?

Espero que alguém possa me ajudar quanto a esses temas.

At, Luciano

Respostas

    R

    Raphael Vieira Rio de Janeiro/RJ RJ190136/RJ Domingo, 30 de outubro de 2011, 19h49min

    As respostas podem ser muito subjetivas, mas no meu ver:

    1- No direito civil, sim
    2- Nao
    3- Sim

    E

    Elisete Almeida Segunda, 31 de outubro de 2011, 19h25min

    Luciano;

    Basta olhares para o art. 4º LICC (Decreto-lei nº. 4.657, de 4 de setembro de 1942), estas três opções de integração estão lá. Mas, para fazer o trabalho, o senhor terá que consultar a bibliografia indicada pelo seu professor.

    Boa sorte!

    Os melhores cumprimentos.

    P

    pensador Sábado, 05 de novembro de 2011, 11h19min

    Para responder a estas 3 questões terá que conceituar justiça e, a partir deste conceito abordar as questões.

    A depender do conceito utilizado como ponto de partida poderá encontrar resultados diferentes, como também poderá encontrar - caso se baseie na nova hermenêutica - que os 3 questionamentos redundam na mesma situação sendo apenas elementos informativos.
    Por último caso se fundamente seu raciocínio na teoria discurisva, poderá encontrar o resultado que o conteúdo justo da decisão é meramente discursivo, sendo então válidas quaisquer das 3 hipóteses.

    Voltando um pouco, é dizer que os 3 podem ser meios de alcançar a justiça, elementos informativos ou conteúdos discursistas.

    Poste mais alguma coisa de seu raciocínio, que será mais fácil abordar a partir de algum ponto.

    Saudações,