Olá a todos! Fiz 18 anos no dia 03 de novembro deste ano. Nunca fui satisfeita com meu nome, por simplesmente não ter participado da escolha dele. Fiquei sabendo através de um tio meu que é possível trocar o nome quando se atinge a maioridade, entre 18 e 19 anos, mesmo que não exista um motivo significante para isto. Isso é verdade? Preciso muito da ajuda de vocês! Ah, lembrando: Eu me chamo Michele! Gostaria de apenas trocar o prenome. Não mexeria em nada nos meus sobrenomes. Se for possível, como farei isso? é no cartório mesmo? Agradeço toda a ajuda!!!!!!!! :)

Respostas

    O

    Opheliac369 Domingo, 08 de novembro de 2015, 0h27min

    Oie, eu tenho 17 anos e dentro de um mês eu completo 18. Eu não gosto do meu nome, e na verdade nunca gostei. Por isso desejo muito poder altera-lo, de Dulcilene para apenas Dulci. Eu gostaria de saber se ao completar os meus 18 anos eu posso realmente fazer isso, e como?
    Desde de já, agradeço pela resposta!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 08 de novembro de 2015, 6h14min

    DULCI

    Se falta somente 1 mês para completar 18 anos de idade você já deve contatar o advogado para ele já deixar a AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pronta para dar entrada no forum no mesmo dia do seu aniversário. Envie-me um e-mail que eu lhe envio gratuitamente uma petição judicial para seu caso.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Domingo, 08 de novembro de 2015, 12h19min

    Dulci,

    Não deixe passar o tempo! Assim que completar 18 anos, entre logo com uma Ação de Retificação de Registro Civil, pois o processo fica mais rápido e barato com essa idade. Entre em contato que te passo um orçamento.

    Luciana Zoudine
    [email protected]
    lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 08 de novembro de 2015, 15h27min

    DULCI

    Se falta somente 1 mês para completar 18 anos de idade você já deve contatar o advogado para ele já deixar a AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pronta para dar entrada no forum no mesmo dia do seu aniversário. Envie-me um e-mail que eu lhe envio gratuitamente uma petição judicial para seu caso.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Welder Rodrigues Lima

    Welder Rodrigues Lima 36769/DF Domingo, 15 de novembro de 2015, 23h55min

    Quem precisar de ajuda sobre esse assunto em Brasília, estou à disposição como advogado. [email protected]

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 16 de novembro de 2015, 6h04min

    DULCI

    Se falta somente 1 mês para completar 18 anos de idade você já deve contatar o advogado para ele já deixar a AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pronta para dar entrada no forum no mesmo dia do seu aniversário. Envie-me um e-mail que eu lhe envio gratuitamente uma petição judicial para seu caso.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Genesis Almeida Segunda, 14 de dezembro de 2015, 5h20min

    Olá, me chamo Genesis tenho 18 anos, gostaria de saber se a possibilidade de eu trocar de nome, sou muito zoado por ter esse nome, todo dia sofro com piadinhas sem graça, e se não bastace o primeiro nome ser esse, o meu segundo nome é pior, tenho muita vergonha desse nome, penso em fazer faculdade, trabalhar, namorar, mais com esse nome eu não consigo pela vergonha.... Gostaria de saber de vou no cartório ou procuro um advogado direto, desde já obg

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de dezembro de 2015, 6h29min

    GENESIS

    Ainda aos 18 anos de idade ingresse com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado para substituir seus prenomes com fundamento no artigo 56 da lei de registros públicos. . Veja os sites abaixo e me envie um e-mail para mais informações.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 14 de dezembro de 2015, 13h26min

    Genesis

    É possível substituir os seus prenomes, ficando um pouco mais fácil (e barato) se você ajuizar a ação com 18 anos de idade. Para informações mais aprofundadas e específicas ao seu caso, solicite por email, sem compromisso.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de dezembro de 2015, 15h15min

    GENESIS

    Ainda aos 18 anos de idade ingresse com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado para substituir seus prenomes com fundamento no artigo 56 da lei de registros públicos. . Veja os sites abaixo e me envie um e-mail para mais informações.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    L

    Laura Terça, 02 de fevereiro de 2016, 10h23min

    Oi, eu tenho 18 anos e gostaria de adicionar o sobrenome da minha mãe ao meu nome... eu preciso ingressar com uma Ação Retificadora de Registro Civil ou basta eu ir ao cartório? e qual o procedimento e em média o tempo que leva?
    Desde de já, agradeço pela resposta!

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Terça, 02 de fevereiro de 2016, 10h52min Editado

    LAURA

    Somente através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado é que será possível realizar qualquer alteração em seu prenome ou sobrenome (mesmo que aos 18 anos de idade). As demais respostas estão nos sites abaixo.

    ERICH L. TURBUK
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome
    www.alterarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 02 de fevereiro de 2016, 12h00min

    Laura,

    É plenamente possível acrescer o sobrenome da sua mãe, através da propositura de Ação de Retificação de Registro Civil, no fórum do local da sua residência. O procedimento é rápido (em média, 6 meses) e de baixo custo. Se quiser mais informações, por favor, solicite por email.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 02 de fevereiro de 2016, 12h48min

    LAURA

    Somente através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado é que será possível realizar qualquer alteração em seu prenome ou sobrenome (mesmo que aos 18 anos de idade). As demais respostas estão nos sites abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome
    www.alterarnome.blogspot.com

    Matheus Filipini

    Matheus Filipini Sexta, 28 de outubro de 2016, 19h07min

    Já tenho 19 anos e meu nome é comum, até de mais... tem alguma forma de ainda conseguir mudar?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 28 de outubro de 2016, 19h39min

    MATHEUS

    Após os 18 anos de idade o prenome se torna imutável, exceto em caso dos prenomes ridículos. Quanto ao sobrenome, é possível incluir os de avós e bisavós.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Rayanne Vieira

    Rayanne Vieira Domingo, 20 de novembro de 2016, 23h37min

    Boa noite, tenho 17 anos e completo 18 em dezembro, tenho nome composto e que também n é muito comum "Francilene Rayanne", gostaria só de tirar o Francilene mas pelo o que eu li teria q incluir um nome a mais, tipo um sobrenome a mais, certo? só q é possível fazer essa alteração só pela defensoria publica ou tem que contratar advogados porque no cartorio que eu fui registrada eles n sabem sobre e esse nome e constrage e poderia me dizer se tem alguma taxa?
    Obrigado desde já!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de novembro de 2016, 5h59min

    RAYANNE

    É possível excluir o prenome FRANCILENE através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por advogado e pelo forum. Para mais esclarecimentos, escreva-me no e-mail: [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    [email protected]
    www.alterarnome.blogspot.com

    M

    miqueias Domingo, 26 de fevereiro de 2017, 15h44min

    ola
    gostaria da sua ajuda para esclarecer a minha situação, a muito tempo venho tentando trocar o meu primeiro nome mas nao consigo de jeito nenhum. Ja fui em vários cartórios e todos ele dessem a mesma coisa :que nao e possível !.Tenho dezoito anos e faço dezenove em julho desse ano, o que devo fazer ?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 26 de fevereiro de 2017, 16h04min

    MIQUEIAS

    É possível substituir seu prenome MIQUEIAS através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. Enquanto ainda tiver 18 anos de idade é mais fácil. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc)

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com