Aposentado por invalidez pode continuar contribuindo com o INSS?
Aposentado por invalidez pode continuar contribuindo com o INSS para melhorar sua aposentadoria no futuro?
Sinceramente, nunca vi isso. Entretanto a Lei Previdência é um tanto quanto discricionária, e se for analisar o caso, temos o seguinte perfil:
Se o beneficiário foi dado como inválido para o trabalho, fazendo jus ao beneficio previdênciário, como poderá ele contribuir para a Previdência, depois de passado algum tempo, requer sua desaposentação, e novamente requerer a aposentadoria por invalidez. Isso é um tanto sem nexo não acha? A Previdêcia irá entender que se o beneficiário por invalidez, pode contribuir para requerer a desaposentação é sinal que o mesmo tem condições para o trabalho e por esse caso não irá conceder novamente o benefício que foi concedido anteriormente, por invalidez.
Pelo menos é assim que entendo, ao analisar a sua pergunta com a Lei da Previdência Social.
http://pop.com.br/alexandrastahl2011.
Abraços, Alexandra Stahl.
Não pode. O aposentado só pode contribuir sobre renda de trabalho. Não havendo renda de trabalho o aposentado (seja qual for o tipo de aposentadoria) não pode contribuir. Se contribuir é porque trabalhou. E pelo art. 46 da lei 8213 a consequencia do trabalho do aposentado por invalidez é bem clara: cessação da aposentadoria por invalidez e devolução do que recebeu deste benefício enquanto trabalhando.
Creio que não, como disse a Lei da Previdência Social é muito discricionária, e ele terá que pedir a desaposentação, para requerer novo benefício para receber o valor acrescido, e suponhamos que seja possível, não vale a pena, porque o INSS toma como base para cálculo os últimos 36 meses de contribuição e o fator de espectativa de vida que em média o brasileiro tem uma espectativa de vida até os 75 anos.
Creio que não é possível, e mesmo que fosse, acredito que não valeria a pena, pois, você não iria contribuir sob um salário maior do que ele recebe, o valor da contribuição é 11% do valor a ser tomado como base para cacular o valor a ser contribuido.