DUVIDAS AO CONSTITUIR EMPRESA CEMITERIO E SUA CONTABILIDADE

Há 14 anos ·
Link

Boa Noite! Prezados Senhores estou precisando de ajuda na constituiçao de uma empresa e na forma de como devo contabiliza-la. Empresa A (cemiterio) possui terreno de */- 300.0002. Objeto social da empresa é administraçao de Bens proprios e de terceiros, imoveis, necropoles, shoppings. Nesta empresa foi feito atraves de contratos onerosos de jazigos e ossuarios. Entnde que essa receita è originada da locaçao de espaço, jazigo/ossuario. O contratante depois de pagar a adesao passa a pagar a manutençao desses jazigo/osuarios. Nesta situaçao a empresa A tem receita propria de adesoes e receita de manutençao. Entretanto, epresa A (cemiterio) tem contrato de concessao de jazigos/ossuario onerosa com a empres B (funeraria) que por sua vez tem contrato de adesao e de manutençao com seus contratantes. Entendo que a Empresa A (cemiterio) tem duas receitas, sendo elas: Receitas proprias de contratos de concessao de jazigos/ossuarios: Receitas de manutençao dos jazigoz/ossuarios e Receitas adivindas da Empresa B (funeraria) atraves de contratos de concessao de jazigos/ossuarios de seus contratantes e Receita adivindas da Empresa B (funeraria) atraves dos ocntratos de manutençao de jazigos/ossuarios. Empresa optante pelo Lucro Real. Como posso clasificar na contabilidade essas receitas? Entendo que as Receitas adivindas da Empresa B (funeraria) sao receitas que estao destinadas a compromissos contratuais da Empresa A (cemiterio) para com os contratantes da Empresa B (funeraria). E que as receitas de manutençao deveriam ser lançadas na forma de um condominio, pois há interesse de mais de uma pessoa em manter os jazigos/ossuarios em conservaçao, funcionarios entre outros recursos podendo a Empresa A (cemiterio) cobrar taxa administrativa para a administraçao. Como devo desmenbrar essa empresa para que nao haja bitributaçao? No caso da receita recebida pela Empresa B (funeraria) pode ser aberta uma conta de contra partida, ou reserva de contigencia? E no caso do ativo imobilizado, como devo futuramente lançar esse investimento? Podria ser constituido uma associaçao para as despesas com a manutençao? Enfim, gostaria de ajuda de voces. Obrigada

1 Resposta
orlando oliveira de souza_2
Há 14 anos ·
Link

Sim, a colega deve manter um plano de contas onde teria que escriturar as receitas operacionais que compreendam as atividades ou operações principais do cemitério; assim como as despesas operacionais dessas atividades.Criar-se-iam contas outras de menor incidência, tanto como receitas não-operacionais ou despesas desse tipo.Entendo que num cemitério haja contas de vendas, receitas, compras, despesas e serviços prestados, sendo esta última enquadrável como receita, porém havendo as correlatas despesas de serviços - que de um modo geral os custos são desembolsos para captação de vendas ou receitas....Uma boa pesquisa far-se-ia com uma atividade congênere ou concorrente de outro cemitério.Abraços.

Orlando/Adv.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos