Mudança de sobrenome é possível?
Tenho 21 anos e pensei em incluir ao meu sobrenome,o sobrenome de minha avó já falecida. Tem como fazer isso? Se tiver,eu me formando advogada poderia pleitear em nome próprio essa mudança?
Em uma outra hipótese,poderia retirar um sobrenome meu e incluir o dela?
Jonatan
No seu caso é possível (e recomendada!) a substituição de um dos sobrenomes Silva por outro sobrenome dos seus avós. A Ação de Retificação de Registro Civil é rápida e de baixo custo. Se quiser informações detalhadas e mais aprofundadas sobre a questão, sem compromisso, envie uma solicitação por email.
Atenciosamente, Luciana Zoudine [email protected] http://lucianazoudine.wix.com/advogada
Boa tarde Dr. Herbert! Já passei por "poucas e boas" por causa do meu sobrenome. Devido a essas várias situações embaraçosas despertou-me a curiosidade de descobrir meu sobrenome "verdadeiro", já que meus ascendentes afirmavam que o original era diferente e que a versão "Bilau" continha erro de grafia. Ocorreu então que descobri parentes próximos, no caso meu tio avô e descentes com o sobrenome "Bielau", e ainda também encontrei em documentos de imigração o sobrenome "Behlau", que pode ser a origem do meu sobrenome atual já que também falava-se que meu sobrenome correto tinha a letra "H" em alguma sílaba, fechando ainda o fato de "Behlau" ser oriundo da Alemanha, origem dos meus ascendentes. Baseado nesses dados há possibilidade de aprofundar mais e corrigir a grafia do meu sobrenome? Obrigado, Robert.
ROBERT
Sim, há possibilidade de correção para a grafia original do seu ascendente imigrante, caso encontre documentos dele com a grafia original. Mas caso não encontre, também há possibilidade de substituir integralmente este sobrenome BILAU por algum outro sobrenome de seus avós ou bisavós. Escreva-me um e-mail.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Boa Tarde, Sou filha de criação de uma família e gostaria de mudar meu sobrenome para o sobrenome da minha mãe e pai de criação. É possível? Na minha certidão de nascimento tenho somente o nome da minha mãe biológica e não consta o nome do meu pai biológico. Se possível, como devo proceder? Sou maior de idade, eu mesma posso entrar com o processo de mudança de nome? Séria um processo de adoção?
Dr. Herbert C. Turbuk,
Gostaria de saber se tem como trocar o sobrenome do meu pai, para um sobrenome Japonês! O sobrenome do meu pai é: Penny e não gosto dele! Gostaria de trocar pelo sobrenome da esposa do meu tio, que é Ishizaka! Eu quero estudar no Japão, por isso queria o sobrenome Japonês para conseguir emprego por lá e morar!
Sim, Bianca, é possível. E, normalmente, trata-se de ação rápida e de baixo custo!
Att., Luciana Zoudine [email protected] http://lucianazoudine.wix.com/advogada
Dr. Herbert., boa noite. Tenho uma filha de 6 anos e ao registrá-la, colocamos nela 4 sobrenomes. incluindo um que é da avó paterna e que não consta no nome do meu marido, fizemos isso como forma de homenagem e nem pensamos bem no que estávamos fazendo, mas ocorre que esse nome grande a incomoda bastante. Teria como deixar o nome dela apenas com um sobrenome de cada pai ou suprimir o sobrenome da avó pelo menos, esse que nem mesmo o pai possúi? Grata