Olá,estou com uma dúvida qual a diferença entre detento e preso? Aguém saberia me dizer? É que vou fazer um concurso p/agente penitenciário federal e ñ encontrei em nenhum materia a resposta p/ esta pergunta. Quem vai elaborar a prova é o cespe aí já viu né! Tem que saber tudo e mais um pouco. Gente obrigada!

Respostas

    ?

    MARAISA RABELO Quinta, 30 de junho de 2005, 22h19min

    O detento não tem sentença transitada em julgado, ele está detido aguardando um julgamento. O preso já possui uma sentença condenatória.

    ?

    claudio de souza marshal Sexta, 01 de julho de 2005, 17h04min

    MARAÍSA OI!, esta definição consta em alguma doutrina?
    porque eu diria q detento e preso são sinônimos;que
    não distinguem a real situação daquele q se encontra em
    carcere.Responderia eu ao examinador q, segundo a lei de
    execução penal a terminologia correta seria preso provisório e condenado,este ultimo chamado por alguns de
    reeducando.
    quanto ao menor, medidas socio educativas entre elas a
    internação, aí internado , mesmo nome para qdo da
    aplicação de medida de segurança.
    colega, dada a natureza do seu concurso, se ainda não viu;
    de um lida na lei de execução penal e, boa sorte!!
    claudio

    ?

    patricia Domingo, 03 de julho de 2005, 16h17min

    Olá querida...
    Detento é aquele que está sob cárcere, mas que ainda não foi condenado por sentença transitada em julgado. Já o prese, possui tal condenação, ou seja, já é considaderado culpado.

    ?

    Mitre Quarta, 06 de julho de 2005, 14h08min

    ...realmente preso e detento são sinônimos...existe na lei preso provisório e preso com sentença transitado em julgado, ou sentenciado, reeducando. Na lei faz referências a pena detentiva, daí vem o nome detento.

    ?

    André Domingo, 24 de julho de 2005, 12h38min

    Na minha humilde opinião detento é aquele que está cumprindo a pena em regime semi-aberto, agora o preso é aquele que aguarda julgamento.
    Espero ter ajudado, no concurso você deve prestar atenção na concordância da oração, entendo que assim irá diminuir a chance de erro.