M

    maspp- Rio de Janeiro Sábado, 07 de janeiro de 2012, 2h15min

    I Pedro

    O normal é dá aumento de taxa de condomínio conforme a infração, tipo 6%, mas apesar da infração ter dado 6% o aumento dos funcionários aumentou 29%. E como a folha de pagamento dos funcionários é que pesa mais dentro de um condomínio, sim tem que haver um aumento das taxas condominiais.
    Cabe o síndico ter um bom senso e fazer um aumento dentro da realidade do condomínio.

    Agora como o síndicato dos funcionários tem uma força muito grande, pois o dissídio deles neste ano que passou, foi em Abril e saiu em Agosto, com isso foi pago aos funcionários retroativo a Abril.Agora este ano o dissídio será em Março, e cada ano será um mês antes até equipará com o salário mínimo, com isso teremos todos os aumentos em janeiro junto com o salário mínino. E junto com todas as taxas como IPVA, IPTU e IR., vai ficar muito bom, o que acha????

    Boa sorte

    J

    Junior57 Segunda, 09 de janeiro de 2012, 10h29min

    A taxa de condomínio deve ser fixada com base numa previsão orçamentária anual, em assembleia, e não com base em qualquer indexador inflacionário. Ela deve retratar, com a maior proximidade possível, a realidade financeira do Condomínio, maior ou menor em função de suas características gerenciais e anseios da coletividade.

    M

    maspp- Rio de Janeiro Segunda, 09 de janeiro de 2012, 23h13min

    Junior57

    Todos os contratos do condomínio aumentam com o índice da infração. E temos firma que dão aumento acima da infração. E cabe a Assembléia determinar o que se pode aumentar. Se o Condomínio tem uma Administradora , ela apresenta um orçamento anual e um percentual de aumento para ser aprovado, com isso os moradores tem uma base para efetuar o aumento da nova taxa condominial..

    Cabe ao síndico o bom senso de tentar um aumento que tenha uma folga para ir até o final de ano, sem ter que fazer um ajuste novamente na taxa condominial.

    Eu como síndica , tento fazer o melhor para os condôminos, e se a Administradora pede um aumento de 15%, não é por ela apresentar o percentual , que temos que fazer este aumento.Faço tudo dentro da realidade dos moradores. Não aplico o que a Administradora vem propor. Temos vencido sem ter que fazer aumento além da infração, e nem por isso tenho inadimplentes , e todos os moradores feliz sem aumento absurdos.

    Desculpe , posso estar errada, mas penso e faço assim.

    Abraço

    J

    Junior57 Terça, 10 de janeiro de 2012, 10h27min

    Está incorreto. Ademais, é questão de ordem legal. Há que se efetuar um orçamento anual (ainda que para recomendar o repasse de indice inflacionário) e submetê-lo à assembleia regularmente convocada.

    M

    maspp- Rio de Janeiro Sexta, 13 de janeiro de 2012, 21h33min

    Junior57

    Estes aumentos é apresentado aos moradores em Assembléia convocada como manda a Convenção. Lá os moradores podem questionar os valores apresentados pela Administradora e a proposta apresentada por mim (Síndica), e com isso eles votam. Não burlamos leis nenhuma. Fazemos tudo dentro da Lei. A banda lá toca correta e lá não é a casa da maria joana, não.
    Estou a 11 anos como síndica e estou indo para 12 anos. Não é por estar a tanto tempo que vou fazer aumentos por minha conta, tenho regulamento onde não só eu tenho que respeitar, mas todos os condôminos, tenho 03 conselheiros para assinar juntos comigo.
    E como síndica se venho fazer algo errado tenho que responder Cívil e Criminal por algum ato que venha cometer.

    Pelo jeito você deve viver em casa, passe a viver em condomínio e verá como é os procedimentos corretos para que possa participar de reuniões.

    Boa Sorte

    M

    Marisa Sábado, 14 de janeiro de 2012, 18h22min

    Oi amspp, eu tenho administradora mas não são eles que fazem a previsão orçamentária, sou eu.

    É simples, mês a mês eu faço uma analise horizontal dos gastos no excell. Isso é útil inclusive para ter uma visão do todo. Em janeiro eu preparo uma planilha do que foi gasto no ano e quais os aumentos projetados para aquelas despesas. E apresento na AGO. Ainda não falhou.

    Abraços

    J

    Junior57 Segunda, 16 de janeiro de 2012, 10h16min

    Meu Deus, AMSPP! Então tá.....

    M

    maspp- Rio de Janeiro Segunda, 16 de janeiro de 2012, 21h07min

    Junior57,

    Desculpe, pois quando falamos pessoalmente é diferente do que quando escrevemos , mas eu entendi correto, mais uma vez peço desculpa se escrevi algo como se estivesse com raiva. Não é a maneira de escrever , OK

    Não quero que fique chateado não.

    Abraço

    amspp

    M

    maspp- Rio de Janeiro Segunda, 16 de janeiro de 2012, 21h08min

    Junior57,

    Desculpe, pois quando falamos pessoalmente é diferente do que quando escrevemos , mas eu entendi correto, mais uma vez peço desculpa se escrevi algo como se estivesse com raiva. Não, é a maneira de escrever , OK

    Não quero que fique chateado não.

    Abraço

    amspp

    R

    Rita Quinta, 23 de junho de 2016, 22h09min

    Vejam o meu caso mudei para o condomínio em 06 Jun 16. E o vendedor disse que o valor da taxa condominial era de rs300. Ao final do mês descobri que aumentaram o valor para rs450. Mais de 50% de aumento. Estou me sentindo frustrada, pois como podem aumentar tanto em um mês, esse percentual não deveria ocorrer baseando-se no percentual inflacionario? Eu não posso alegar que houve no mínimo um mau planejamento por parte desse administrador?

    Corretor Jadson Veloso

    Corretor Jadson Veloso Domingo, 03 de julho de 2016, 13h48min

    Pode o sindico fazer este aumento sem uma assembleia?

    Greice Orellana

    Greice Orellana Domingo, 01 de janeiro de 2017, 21h36min

    Parabens junior57 por ser correto.porque tem muitos sindicos que nao sao e ficam aumentado o condominio por conta propria. A lei é clara anual e nao mensalmente. Se aumentar os proprietario tem que aprovar em assembleia. É nao é o que acontece muitas vezes , Gera a duvida que esta borlando leis assim.