Aumento da taxa de condominio

Há 14 anos ·
Link

Ano após ano, a taxa do condominio tem aumentado na mesma proprção do aumento do salário minimo. A lei permite isso? A taxa de aumento do condominio pode ser atrelada ao aumento do salario minimo? Desde já grato.

12 Respostas
maspp- Rio de Janeiro
Há 14 anos ·
Link

I Pedro

O normal é dá aumento de taxa de condomínio conforme a infração, tipo 6%, mas apesar da infração ter dado 6% o aumento dos funcionários aumentou 29%. E como a folha de pagamento dos funcionários é que pesa mais dentro de um condomínio, sim tem que haver um aumento das taxas condominiais. Cabe o síndico ter um bom senso e fazer um aumento dentro da realidade do condomínio.

Agora como o síndicato dos funcionários tem uma força muito grande, pois o dissídio deles neste ano que passou, foi em Abril e saiu em Agosto, com isso foi pago aos funcionários retroativo a Abril.Agora este ano o dissídio será em Março, e cada ano será um mês antes até equipará com o salário mínimo, com isso teremos todos os aumentos em janeiro junto com o salário mínino. E junto com todas as taxas como IPVA, IPTU e IR., vai ficar muito bom, o que acha????

Boa sorte

Junior57
Advertido
Há 14 anos ·
Link

A taxa de condomínio deve ser fixada com base numa previsão orçamentária anual, em assembleia, e não com base em qualquer indexador inflacionário. Ela deve retratar, com a maior proximidade possível, a realidade financeira do Condomínio, maior ou menor em função de suas características gerenciais e anseios da coletividade.

maspp- Rio de Janeiro
Há 14 anos ·
Link

Junior57

Todos os contratos do condomínio aumentam com o índice da infração. E temos firma que dão aumento acima da infração. E cabe a Assembléia determinar o que se pode aumentar. Se o Condomínio tem uma Administradora , ela apresenta um orçamento anual e um percentual de aumento para ser aprovado, com isso os moradores tem uma base para efetuar o aumento da nova taxa condominial..

Cabe ao síndico o bom senso de tentar um aumento que tenha uma folga para ir até o final de ano, sem ter que fazer um ajuste novamente na taxa condominial.

Eu como síndica , tento fazer o melhor para os condôminos, e se a Administradora pede um aumento de 15%, não é por ela apresentar o percentual , que temos que fazer este aumento.Faço tudo dentro da realidade dos moradores. Não aplico o que a Administradora vem propor. Temos vencido sem ter que fazer aumento além da infração, e nem por isso tenho inadimplentes , e todos os moradores feliz sem aumento absurdos.

Desculpe , posso estar errada, mas penso e faço assim.

Abraço

Junior57
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Está incorreto. Ademais, é questão de ordem legal. Há que se efetuar um orçamento anual (ainda que para recomendar o repasse de indice inflacionário) e submetê-lo à assembleia regularmente convocada.

maspp- Rio de Janeiro
Há 14 anos ·
Link

Junior57

Estes aumentos é apresentado aos moradores em Assembléia convocada como manda a Convenção. Lá os moradores podem questionar os valores apresentados pela Administradora e a proposta apresentada por mim (Síndica), e com isso eles votam. Não burlamos leis nenhuma. Fazemos tudo dentro da Lei. A banda lá toca correta e lá não é a casa da maria joana, não. Estou a 11 anos como síndica e estou indo para 12 anos. Não é por estar a tanto tempo que vou fazer aumentos por minha conta, tenho regulamento onde não só eu tenho que respeitar, mas todos os condôminos, tenho 03 conselheiros para assinar juntos comigo. E como síndica se venho fazer algo errado tenho que responder Cívil e Criminal por algum ato que venha cometer.

Pelo jeito você deve viver em casa, passe a viver em condomínio e verá como é os procedimentos corretos para que possa participar de reuniões.

Boa Sorte

Marisa
Há 14 anos ·
Link

Oi amspp, eu tenho administradora mas não são eles que fazem a previsão orçamentária, sou eu.

É simples, mês a mês eu faço uma analise horizontal dos gastos no excell. Isso é útil inclusive para ter uma visão do todo. Em janeiro eu preparo uma planilha do que foi gasto no ano e quais os aumentos projetados para aquelas despesas. E apresento na AGO. Ainda não falhou.

Abraços

Junior57
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Meu Deus, AMSPP! Então tá.....

maspp- Rio de Janeiro
Há 14 anos ·
Link

Junior57,

Desculpe, pois quando falamos pessoalmente é diferente do que quando escrevemos , mas eu entendi correto, mais uma vez peço desculpa se escrevi algo como se estivesse com raiva. Não é a maneira de escrever , OK

Não quero que fique chateado não.

Abraço

amspp

maspp- Rio de Janeiro
Há 14 anos ·
Link

Junior57,

Desculpe, pois quando falamos pessoalmente é diferente do que quando escrevemos , mas eu entendi correto, mais uma vez peço desculpa se escrevi algo como se estivesse com raiva. Não, é a maneira de escrever , OK

Não quero que fique chateado não.

Abraço

amspp

Rita
Há 9 anos ·
Link

Vejam o meu caso mudei para o condomínio em 06 Jun 16. E o vendedor disse que o valor da taxa condominial era de rs300. Ao final do mês descobri que aumentaram o valor para rs450. Mais de 50% de aumento. Estou me sentindo frustrada, pois como podem aumentar tanto em um mês, esse percentual não deveria ocorrer baseando-se no percentual inflacionario? Eu não posso alegar que houve no mínimo um mau planejamento por parte desse administrador?

Corretor Jadson Veloso
Há 9 anos ·
Link

Pode o sindico fazer este aumento sem uma assembleia?

Greice Orellana
Há 9 anos ·
Link

Parabens junior57 por ser correto.porque tem muitos sindicos que nao sao e ficam aumentado o condominio por conta propria. A lei é clara anual e nao mensalmente. Se aumentar os proprietario tem que aprovar em assembleia. É nao é o que acontece muitas vezes , Gera a duvida que esta borlando leis assim.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos