"A mãe, que sob a influência do estado puerperal, ofende a integridade física do neonato pode responder pelo delito de lesão corporal?" ( PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro, volume 2: parte especial: arts. 121 a 183 - 2.ed. rev., atual. e ampl. - São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002; pg.89 )

Respostas

    ?

    João Sábado, 10 de setembro de 2005, 16h57min

    Claro, desde de que não haja morte.

    Infanticídio é um homicídio especial, e isso não dá imunidade para que a mãe agrida seu filho.

    A questão está na imputabilidade ou não. Poderá ter sua culpabilidade excluída se presentes os pressupostos psicológicos e biológicos.

    ?

    Roberto Leal Segunda, 12 de setembro de 2005, 16h36min

    Caro João.

    Ao analisar a questão, tenho um posicionamento divergente quanto a tipificação.

    O crime de infanticídio, por ser crime próprio, tem por sujeito ativo apenas a mãe, e a tipificação legal, leva em conta apenas essa condição em confronto com o estado puerperal.

    Assim, o elemento fisiopatológico, como um atenuante de conduta, deve abranger toda ação praticada pela mãe contra o filho - no que diz respeito a integridade física da vítima,portanto, ao meu ver, seria mais correto a tipificação de tentativa de infanticídio, pois desta forma estaria tutelada a vontade do legislador, que, ciente dessa anormalidade de comportamento após o parto, tipificou a conduta com menos severidade, o que consiste em um "benefício", que não deve ser negado ao réu em confronto com outra norma jurídica.

    Em síntese, é uma aplicação do princípio da especialidade.

    ?

    Carlos Abrão Quarta, 14 de setembro de 2005, 2h33min

    Prezada Leandra,

    A mãe pode responder por lesão corporal se não ficar comprovado o nexo da lesão com o seu estado puerperal.

    Se a ofensa a integridade física ocorreu de forma culposa(deixou a criança cair no chão), não há tentativa de infanticídio.

    Carlos Abrão.

    ?

    Roseli Rodrigues de Carvalho Sábado, 24 de setembro de 2005, 17h11min

    Colega.

    Parabéns. Essa também é a minha posição.

    Sem mais.

    Rosinha.