Respostas

2

  • 0
    C

    Cavaleiro do Apocalipse Terça, 24 de janeiro de 2012, 10h30min

    Os livros de Direito de Família tratam sucintamente desse assunto (apenas algumas páginas), e isso porque, a princípio, nenhum Direito há para a concubina. O que ela pode ter, eventualmente, é alguma indenização, decorrente do direito das obrigações. No Direito de Família só terá direitos se for reconhecida a união estável putativa.

    Os livros para te ajudar são os manuais de Direito de Família. Livros específicos eu não conheço.

  • 0
    E

    Elisete Almeida Quarta, 25 de janeiro de 2012, 18h17min

    Cara Gislaine;

    Para a parte histórica veja, pelo menos, a antiguidade babilonica, hebraica e, principalmente, a grega. Dentre os romanos encontrarás o concubinato, porém, não na acepção atual da palavra, pois vigorava a monogamia. Veja o Código de Hammourabi (li recentemente um livro em espanhol de Federico Lara Penado, é bom e faz referências ao Pentateuco), Pentateuco e legislação de Sólon.

    Como o nosso direito é de raiz romana e, posteriormente, influenciado pela Igreja, não encontrarás nada sobre o seu tema pelo longo da história toda (brasileira e portuguesa).

    Conheço poucas obras brasileiras, mas lhe deixo recomendado "Casamento e União Estável - requisitos e efeitos pessoais" - Ana Elizabeth Lapa Wanderley Cavalcanti, ela fala brevemente sobre o tema que procuras.

    Só resta lhe dizer que terás um percurso cheio de espinhos com este tema, no entanto, boa sorte!

    Cumprimentos

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.