O advogado pode se recusar a mostrar a inicial do processo para o cliente???

Há 14 anos ·
Link

Contratei um advogado em outubro do ano passado para entrar com um processo de Reconhecimento e Dissolução de União estável. Deixei bem claro que gostaria de ver o processo antes que ele desse entrada no Fórum. Acontece que ele deu entrada em tudo e eu sequer sei o que está escrito lá. Hoje solicitei a cópia da inicial e o mesmo me informou o número do processo, mas disse que a cópia ele não pode fornecer por questão ética. GOSTARIA DE SABER SE ISSO É LEGAL, VISTO QUE EU PEDI DIVERSAS VEZES PARA ELE NÃO DAR ENTRADA EM NADA ANTES QUE EU VISSE.

10 Respostas
Julianna
Há 14 anos ·
Link

Ele está te enrolando. Mas vc não precisa dele pra pegar uma cópia. Vá ao Forum,no cartório distribuidor e passe o numero do processo e solicite uma cópia, informando que vc é a parte, o pólo ativo. Pronto. Problema resolvido. Boa sorte**

Anna-
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Maria Kati,

Discordo da colega acima, pois,

Você ao momento em que outorga poderes a um profissional, dá a esse poderes pra que ele aja em seu nome, não sendo necessário pedir pra vc autorização pra escrever isso ou aquilo, posto que se vc tivesse conhecimentos e habilidade no assunto não teria a necessidade de contratar terceiro.

Prova maior de que não oculta nada foi o colega ter indicado número desse a vc, mas, se ainda paira dúvidas poderá ter acesso ao processo basta ir até ao fórum e requer vista do processo já que é parte desse.

espero ter-lhe ajudado

Samira F.
Há 14 anos ·
Link

Discordo da Anna.

Não importa se ele a representa, o mesmo embora procurador NÃO tem poder de decisão, a procuração, é REPRESENTAÇÃO, não ato DECISÓRIO!!!!

Agiu muito mal o colega em não lhe fornecer cópia. De qualquer forma, se está com o nº do Processo, busque a cópia, e o interpele caso tenha dúvidas.

Boa sorte.

Lutadora
Há 14 anos ·
Link

Prezados, realmente quando se contrata um advogado é dado a ele poderes para agir em favor do cliente....mas se é em "favor" do cliente não há nada que ele não possa tomar conhecimento então porque a recusa em mostrar a cópia da inicial? o que isso tem a ver com ética? Eu sou representada em 2 processos judiciais pela defensoria pública e os defensores não apenas me mostram a petição inicial, ou qualquer aditivo (não sei se é este o termo utilizado quando o processo volta ao defensor para alguma informação ou parecer) como solicitam que eu assine embaixo.

IVAN BANNOUT
Há 14 anos ·
Link

Ora, se a parte contrária lerá a inicial quando receber a citação, então porque o próprio autor dela não ter prévio conhecimento? Isso não tem nada a ver com ética. Na verdade, alguns colegas não têm paciência para explicar a estrutura da inicial e sua terminologia, que via de regra causa dúvidas no constituinte. E a maior delas é o valor da causa.

Fabiano Morais
Há 10 anos ·
Link

Entendo a problemática dos colegas, não vejo obice em mostrar ao cliente o trabalho, mas fornecer cópia antes do ajuizamento da ação eu não concordo, pois ainda o trabalho não é público. Já tive problema de fazer a inicial e enviar para o cliente ler, ele desfez o contrato e ainda levou pra um amigo a cópia pra que entrasse com o processo pra ele. Decidi não brigar na época, mas vivendo e aprendendo. Se pedirem eu mostro, mas cópia só depois do processo ajuizado. Como existem colegas desonestos também existe clientes que nos "passam a perna" infelizmente. Hoje inclui clausula de indenização em caso de desistência do processo.

Faraó RL
Há 10 anos ·
Link

Concordo com o amigo Fabiano Morais, nada de copias e .

lita
Há 10 anos ·
Link

Mas e se o caso ja tenha sido arquivado e o advogado ja tenha recebido todos os seus honorários? mesmo assim o advogado pode se negar a dar a cópia do processo para seu cliente?

lita
Há 10 anos ·
Link

Acredito que a relação profissional e cliente deve ser a mais transparente e ética possível, o cliente tem todo o direito de acesso aos autos do processo.Aconselho a fazer uma denuncia na comissão de ética e disciplina da OAB.

Joao Bilheiro
Há 9 anos ·
Link

Lita, bem menos. Tem assuntos muito mais sérios para serem resolvidos no tribunal de ética. Cliente nem sempre é santo. Não se sabe a relação da pessoa que pergunta com o advogado.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos