Mãe pode abrir mão da guarda e passar para o pai

Há 14 anos ·
Link

Olá, sou separado e tenho dois filhos uma menina e um menino, pago a pensão normalmente, e a guarda é da mãe, alguns meses atras ela foi expulsa da casa da mãe com as duas crianças, durante algum tempo ela morou no fundo de um bar e as crianças ficaram comigo, porém isso feito sem entrar na justiça, depois de algum tempo ela encontrou uma casa para alugar, porém a casa foi pedida pelo dono, acredito que ela não tem condições de cuidar dessas crianças, atualmente as crianças estão comigo pois é período de férias. As minhas duvidas são as seguintes:

1 - Posso propor a ela que de a guarda das crianças para mim, se sim qual procedimento devo tomar?

2 - Caso no dia que eu for entregar as crianças ela não tiver residência fixa, como devo proceder? devo entregar as crianças?

Att,

Leandro

11 Respostas
Maria Tereza Adv.
Advertido
Há 14 anos ·
Link

1 - Posso propor a ela que de a guarda das crianças para mim, se sim qual procedimento devo tomar? Sim, atraves de advogado ou defensor publico, fazer acordo homologado.

2 - Caso no dia que eu for entregar as crianças ela não tiver residência fixa, como devo proceder? devo entregar as crianças? Se ela nao tem a guarda judicial, entao as crianças nao teem guarda definida, voce tem a guarda de fato, dessa forma se nao quiser entregar as crianças, nao ha nada que ira obriga-lo a isso. Se nao houver acordo com a mae das crianças aconselho a entrar com acao de guarda com tutela antecipada.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Obrigado pela resposta Rosa, fiquei com uma duvida, quando separamos, fizemos tudo dentro da lei, procurei uma advogada e fizemos o divorcio concensual, conversamos e a guarda das crianças ficou com ela, isso consta no processo de separação, essa seria a guarda judicial?

Samira F.
Há 14 anos ·
Link

Pois é, Leandro...a guarda é dela...o que não o impede de poupar as crianças de passarem por esses tipos de constrangimento.

Procure advogado de sua confiança, relate a situação dela neste momento, quem sabe vcs não chegam a um acordo?

Lembrando sempre que o foco principal é o bem estar das crianças...

Boa sorte.

Maria Tereza Adv.
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Sim, dessa forma ela tem a guarda judicial e dessa forma voce tera que entregar as crianças. Caso queira a guarda das mesmas , tera que entrar com acao requerendo.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Olá estou precisando da ajuda de vcs novamente, a mãe ainda continua com a guarda, porém agora, estou na seguinte situação: Quando nos separamos os gastos escolares ficou acordado que pagariamos 1/2 a 1/2, porém como ela alegou que não tinha condições dar a parte dela nos gastos escolares, desde o início do ano paguei o material, uniforme e o transporte escolar tudo sozinho, como paguei tudo sozinho acordamos verbalmente que ela pagaria o transporte escolar dos meses de fevereiro e março, porém não pagou e agora a partir de segunda feira as crianças não poderá mas ir pra escola devido ao não pagamento do transporte escolar.

O que eu devo fazer nesse caso, devo pagar o transporte escolar e procurar o advogado? Não pago e procuro advogado?

Posso pedir a guarda das crianças se ela não estiver cumprindo a parte dela no acordo?

Não sei se pago pra não prejudicar as crianças, ou se não pago pra que isso não vire rotina e ela se vire para pagar.

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Leandro,

pague o transporte dos pequenos e entre com a ação de modificação de guarda.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Obrigado pela resposta Renato, será que eu consigo a guarda mesmo se ela recusar entregar a guarda consensualmente.

Osvaldo Sergipe
Há 13 anos ·
Link

Se voce provar que tem mais condicoes que ela (em todos os sentidos, nao somente financeiro), creio que consiga. As crianças estao morando com ela, certo? Porque voce nao pediu a reversao da guarda enquanto as crianças estavam morando com voce?

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Leandro,

Todas as dúvidas que você postou gravitam na seara do pagamento de custos. Se pode pedir a guarda? Claro que sim. Deve pedir a guarda? Me responda você. Ela é uma boa mãe? Cuida bem dos filhos? Você possui estrutura para ficar com eles? se forem morar com você não terá comprometido seu tempo com eles e impedir que continue ganhando seu dinheiro nos valores atuais e com isto diminuir sua capacidade financeira? Você se sente apto a exercer todas as obrigações que os filhos necessitam? Acha que ela é uma má-influência para seus filhos? Você não mencionou nada sobre ela falar mal de você pra eles, isto é uma benção acredite. Você não falou sobre ela ser uma mãe descuidada, acredite é outra benção. Ela foi expulsa de casa e nem por isto te exigiu mais dinheiro para sustentar a si própria, acredite, isto é uma benção. Você disse que ela é pobre, paupérrima, mas não a chamou de indecente, mau caráter, ladra, mentirosa, acredite você tem várias bençãos. Se com toda esta pobreza ela ainda não quis viver às duas custas, acredite no mínimo esta mulher tem decência e caráter e este é o melhor referencial que pais e mães podem dar.

Se sua resposta for negativa para minhas perguntas, o conselho que te dou é que faça de tudo para que esta mulher não saia da vida de seus filhos. O Brasil grita pelo êxito desta gente. Digo mais, melhor você repensar se vai largar esta moça, porque o mundo lá fora não anda muito bem.

1 resposta foi removida.
Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Obrigado Renato pela resposta, na verdade vc tem razão em grande parte, como mãe não tenho o que reclamar pois cuida bem das crianças e elas não reclamam da mãe a não ser da condição financeira. Há algumas informações sobre essa situação que gostaria de esclarecer.

1º Enquanto ela esteve comigo fiz o possível pra que ela ficasse comigo, perdoei muita coisa por parte dela, briguei com minha família por ela, etc, mas acredito que na vida tudo tem limite, por isso me separei, desde de que os problemas começaram até eu me separar passaram 2 anos e 4 meses que tentei salvar essa relação até que não aguentei mais.

2º No mês de dezembro ela recebeu a pensão + 13º, no mês de Janeiro ela recebeu a pensão + férias e as crianças passaram praticamente todas as férias escolares comigo ao todo da uns 45 dias. E mesmo ela não tendo gastos com as crianças tive pagar todos os gastos escolares sozinho.

O que me revolta é que ela possuia condições de cumprir a parte dela e não cumpriu, pois mesmo pagando o que ficou acordado ainda sobraria uma quantia razoavel para ela gastar.

Não estou me recusando a pagar o transporte, o que não quero é que além de pagar a pensão para as crianças e tenho que arcar com todas as gastos sozinho, tenho medo de que isso se vire uma rotina e isso começe a acontecer todos os meses.

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Meu caro Leandro,

Como advogado, a considerar sua história posso te dizer que caso consiga provar o que diz as possibilidades de conseguir a guarda são enormes.

Como Pai que sou te digo que deixe de lado este negócio de guarda. As crianças estão bem cuidadas e você está magoado com a mãe delas. NUNCA deixe sua relação com a mãe dos seus filhos interferir na vida deles.

Sobre os gastos, busque não depositar os valores da pensão e sim pagar os gastos diretamente. Pague o transporte e as contas que forem possíveis. Tente convencê-la a trabalhar e conseguir uma fonte de renda. Pressione.

Há meios jurídicos que podem pressioná-la a buscar trabalho. Somente depois disto acho coerente buscar a guarda.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos