Nomenclaturas - Petição de reconhecimento e dissolução de união estável

Há 14 anos ·
Link

Srs.

Em uma petição de reconhecimento e dissolução de união estável deve ter a cláusula abaixo? Achei estranho, pois se a ex do meu noivo nunca foi casada legalmente com ele, não há o que se falar em alteração do nome da mesma.

"IX- DO NOME DE SOLTEIRA

A requerente relata que nunca passou a ter o sobre-nome do cônjuge varão e que continua a usar seu nome de solteira, ou seja, fulana de tal".

Também achei estranho a nomenclatura de cônjuge varão e cônjuge varoa....pode ser simplesmente ex companheiro/Requerente e ex companheira????

Grata pela ajuda!!!

6 Respostas
Causidico
Há 14 anos ·
Link

boa tarde!

Apesar de parecer um preciosismo juridico tem como finalidade por fim uma relação de união estável, de forma legalizada. Assim, não deve ser considerado algo ruim, desde que atenda sua finalidade. ok.

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Advertido
Há 14 anos ·
Link

K2011, BOA TARDE.

A Lei dos Registros Públicos autoriza que a mulher, que viva como companheira estável do homem, pleiteie judicialmente a averbação do sobrenome de seu companheiro no seu registro de nascimento, sob duas condições: a expressa concordância do companheiro e no mínimo cinco anos da união ou se já existirem filhos advindos da união.

A Lei autoriza esta modificação do nome somente quando há impedimentos entre os companheiros para o casamento decorrentes do estado civil das partes (art. 57, § 2 º). Este dispositivo deve ser interpretado em consonância com a Constituição Federal de 1988 e com o Código Civil de 2002. Dessa forma, caberá ao homem a possibilidade de inclusão do sobrenome da companheira, não se limitando tal faculdade apenas à mulher.

Harmonizando a redação do artigo mencionado com os dispositivos dos artigos 1.723 e seguintes do Código Civil. Assim, não deverá haver a restrição do limite temporal para reconhecimento do pedido de inclusão do sobrenome e, ainda, deverá haver observância aos requisitos previstos no Código Civil para reconhecimento da união estável.

Portanto, da mesma forma que é permitido a INCLUSÃO do sobrenome do companheiro na UNIÃO ESTÁVEL, também é permitido a EXCLUSÃO ao fim da mesma UNIÃO ESTÁVEL, seja por AÇÃO DE RECONHECIMENTO E DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL seja por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL.

Atenciosamente Herbert C. Turbuk www.hcturbuk.blogspot.com

Autor da pergunta
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Então para esta petição de reconhecimento e posterior dissolução de união estável cabe perfeitamente a cláusula abaixo, correto?

"IX- DO NOME DE SOLTEIRA

A requerente relata que nunca passou a ter o sobre-nome do ex companheiro e que continua a usar seu nome de solteira, ou seja, fulana de tal".

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Advertido
Há 14 anos ·
Link

K2011

São termos antigos (varão, virago etc), mas de possível entendimento. Há somente o reparo quanto ao termo SOLTEIRA, pois este é inadequado. O correto seria:

"IX - DO NOME DA(O) COMPANHEIRA(O) "O nome da(o) companheira(o) não foi alterado com a União Estável, portanto, continua a usar o nome que tinha anteriomente a ela, qual seja: FULANA(O) DE TAL"

Autor da pergunta
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Muitíssimo obrigada pela ajuda Herbert!!!! :)

ericaanp
Há 14 anos ·
Link

se for usar, o termo correto é virago e nao varoa

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos