SOU TRABALHADOR ESTUDANTE...POSSO EXIGIR DA MINHA EMPRESA UMA JORNADA DE TRABALHO MENOR?
Fui Aprovado no Vestibular 2012 pela universidade Federal de Alagoas e atualmente trabalho numa empresa que tem expediente de 07:30 até as 17:18hs. a Faculdade situa-se do outro lado da cidade impossibilitando-me assim de largando nesse horario chegar a tempo para o inicio da aula às 19hs. gostaria de saber se posso exigir da minha empresa uma jornada de trabalho menor uma vez que a mesma empresa ofereçe a alguns funcionarios a jornada de trabalho de 6hs corridas.
Oi, Alisson,
Exigir você não tem direito, mas há possibilidade de barganha. Se o seu intervalo de almoço for superior a 1 hora, você pode pedir, por exemplo, pra diminuir pra 1 hora pra conseguir sair mais cedo. Não deixa de ser uma opção.
Você pode propor à empresa, também, de trabalhar 6 horas direto com intervalo de apenas 15 minutos (CLT, art. 71, §1º).
Contudo, a empresa não está obrigada a aceitar sua solicitação. Se aceitar o fará porque quer.
att.
Raquel
Existe uma lei que regula o assunto - Lei n.º 7/2009 - prevê o CÓDIGO DE ESTUDANTE, apartir do artigo 89 tráz um rol de direitos do trabalhador-estudante que serão um obrigação ao empregador. O interessante é que esta lei veda a demissão do empregado por este motivo, ou seja, por querer estudar, contudo, o mais prudente é sempre negociar, como a Raquel Regina Barbosa e o Mário Ernesto disse, pois, fazendo assim você estará demonstrando a boa fé laboral, ou seja, a vontade de crescer profissionalmente sem trazer ônus para a sua empresa.
O link da lei é http://dre.pt/pdf1s/2009/02/03000/0092601029.pdf
eu trabalho das 14 horas a meia noite passei no vest da unip campina grande so que o horario de minhas aulas e de 18:30 as 20:30 quase bate com meu horario de intervalo que e de 18 as 20hrs eu pedi pro meu gerente me deixar chegar de 13 hrs pra tirar 3 hrs de intervalo ele nao deixou, eu quero muito estudar mais a empresa nao quer me ajudar. eu so queria saber se eu atrasar meu horario de intervalo em virtude das aulas posso sofrer puniçao??
Estou passando pelo mesmo infortúnio que Alisson. A empresa em que trabalho e eu entramos em acordo e fui adequado em um horário flexível que me permite estudar e trabalhar. Agora que já estou no 3° período eles querem desfazer esse acordo. Fazendo algumas pesquisas, achei um tal de ESTATUTO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE, onde, pelo o que eu entendi, essa lei defende o direito de estudar. Preciso saber se esse ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE é válido, porque o meu chefe me disse que a empresas não tem a obrigação de se adequar ao horário do meu curso, como previsto na CLT.
Att.