SOU TRABALHADOR ESTUDANTE...POSSO EXIGIR DA MINHA EMPRESA UMA JORNADA DE TRABALHO MENOR?

Há 14 anos ·
Link

Fui Aprovado no Vestibular 2012 pela universidade Federal de Alagoas e atualmente trabalho numa empresa que tem expediente de 07:30 até as 17:18hs. a Faculdade situa-se do outro lado da cidade impossibilitando-me assim de largando nesse horario chegar a tempo para o inicio da aula às 19hs. gostaria de saber se posso exigir da minha empresa uma jornada de trabalho menor uma vez que a mesma empresa ofereçe a alguns funcionarios a jornada de trabalho de 6hs corridas.

13 Respostas
.ISS
Há 14 anos ·
Link

A empresa "OFERECE", vc não exige, negocie! se exigir vai é acabar sendo demitido.

Mário Ernesto
Há 14 anos ·
Link

A empresa não está obrigada a atender seu pedido. Se você já sabia desta impossibilidade, por que se inscreveu no vestibular? Mas, você pode negociar com seu superior a compensação de horário. Por exemplo, reduzindo seu intervalo para almoço.

Raquel Regina Barbosa
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Oi, Alisson,

Exigir você não tem direito, mas há possibilidade de barganha. Se o seu intervalo de almoço for superior a 1 hora, você pode pedir, por exemplo, pra diminuir pra 1 hora pra conseguir sair mais cedo. Não deixa de ser uma opção.

Você pode propor à empresa, também, de trabalhar 6 horas direto com intervalo de apenas 15 minutos (CLT, art. 71, §1º).

Contudo, a empresa não está obrigada a aceitar sua solicitação. Se aceitar o fará porque quer.

att.

Raquel

Miqueias Araújo
Há 12 anos ·
Link

Existe uma lei que regula o assunto - Lei n.º 7/2009 - prevê o CÓDIGO DE ESTUDANTE, apartir do artigo 89 tráz um rol de direitos do trabalhador-estudante que serão um obrigação ao empregador. O interessante é que esta lei veda a demissão do empregado por este motivo, ou seja, por querer estudar, contudo, o mais prudente é sempre negociar, como a Raquel Regina Barbosa e o Mário Ernesto disse, pois, fazendo assim você estará demonstrando a boa fé laboral, ou seja, a vontade de crescer profissionalmente sem trazer ônus para a sua empresa.

O link da lei é http://dre.pt/pdf1s/2009/02/03000/0092601029.pdf

Imagem de perfil de Marcelo G.
Marcelo G.
Há 12 anos ·
Link

Quem não pergunta não aprende.

Leis européias são aplicáveis em Alagoas? No Brasil?

Cumprimentos.

Autor Desconhecido
Há 11 anos ·
Link

Amigo,

Essa lei no. 07 pelo que observei e uma lei Portuguesa não tem vigência no Brasil!! Sugiro que voce negocie sua jornada com seu patrao!!

Dinho Silva
Há 11 anos ·
Link

eu trabalho das 14 horas a meia noite passei no vest da unip campina grande so que o horario de minhas aulas e de 18:30 as 20:30 quase bate com meu horario de intervalo que e de 18 as 20hrs eu pedi pro meu gerente me deixar chegar de 13 hrs pra tirar 3 hrs de intervalo ele nao deixou, eu quero muito estudar mais a empresa nao quer me ajudar. eu so queria saber se eu atrasar meu horario de intervalo em virtude das aulas posso sofrer puniçao??

Rafael F Solano
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Dinho, sendo vc maior de 18 nao lhe cabe requerer redução de jornada para estudar.

Se vc se atrasar com frequência será demitido COM justa causa.

Estudant Concurseiro
Há 10 anos ·
Link

Galera essa lei de trabalhador estudante é de Portugal e não do Brasil!

Francisco Fabiano Marques
Há 9 anos ·
Link

Eu trabalho em uma empresa que mantém varias jornadas de trabalho, porém, ela se recursa a adaptar minha escala para que eu possa frequentar o ensino superior, já tentei vários acordos porém ela mantém a postura de não concessão. Quais medidas podem ser tomada no caso concreto?

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Nenhuma, Francisco, sugiro que mude para um emprego que se adeque a sua escola, ou mude sua escola para se adequar ao seu emprego.

Cisão Menezes
Há 9 anos ·
Link

Estou passando pelo mesmo infortúnio que Alisson. A empresa em que trabalho e eu entramos em acordo e fui adequado em um horário flexível que me permite estudar e trabalhar. Agora que já estou no 3° período eles querem desfazer esse acordo. Fazendo algumas pesquisas, achei um tal de ESTATUTO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE, onde, pelo o que eu entendi, essa lei defende o direito de estudar. Preciso saber se esse ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE é válido, porque o meu chefe me disse que a empresas não tem a obrigação de se adequar ao horário do meu curso, como previsto na CLT.

Att.

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Cisão, este tal "estatuto" que vc encontrou no google é de Portugal, só terá efeito para vc se vc mudar-se para trabalhar e estudar LÁ.

Aqui não existe isso. A empresa pode sim, lamento informar, cancelar o acordo com vc. Seu chefe está correto, a CLT não lhe concede tal direito, lamento.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos