Base Polícia Militar aplicando multa sem parar veículo?

Há 12 anos ·
Link

Olá, boa noite.

Ontem recebi uma Notificação de Autuação proferida por uma base da Polícia militar próximo de minha residência, com a seguinte descrição da infração, "Em movimento, deixar de manter a placa traseira iluminada à noite".

Minha dúvida: tal "infração" é existente? Pois a procurei no site do Detran e não achei (http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=249)

Se existe, a polícia militar pode anotar a placa de meu carro sem ter me parado?

Como posso recorrer à essa suposta infração?

Muito obrigada desde já.

Karyn Alfieri

4 Respostas
SILVA _CAMPINAS
Há 12 anos ·
Link

Karyn Alfieri

Infelizmente a penalidade está prevista no artigo 250,lll do código de trânsito brasileiro.É tipificada como infração média,com perda de 04 pontos na carteira.Também quando em movimento o policial poderá multar sem ter parado o condutor.

Como recorrer:

É obrigação do condutor zelar por boas condições do veiculo.Mas panes,defeitos acontecem com o desgaste de peças ,com o uso ...Nesse caso poderá alegar caso fortuito,pois não esperava pelo não funcionamento da iluminação ,pois o veiculo funcionava perfeitamente . Sendo assim não era possível evitar ou impedir,nem poderá ser responsabilizada pelo acontecimento.

Do contrário,estaria sendo punida injustamente por tratar-se de caso fortuito,pois não havia conhecimento e muito menos intenção de cometer tal infração.
E com base no artigo 281 do código de Trânsito Brasileiro,Parágrafo Único,inciso I,o auto deverá ser considerado inconsistente e irregular e arquivado e seu registro julgado insubsistente.

espero ter ajudado!

Boa sorte!

.ISS
Há 12 anos ·
Link

Até explica, mas não justifica, com base tão somente nesse argumento com certeza recurso indeferido.

Hen_BH
Há 12 anos ·
Link

Não existe, nesse caso, obrigação de que o agente pare o veículo para aplicar a multa. Basta que tenha constatado a irregularidade e faça a devida autuação.

José Abrantes
Há 12 anos ·
Link

Eu gostaria que alguém me explicasse para que serve essas bases "comunitárias" da policia militar. Não fazem ocorrência, ou pelo menos se recusaram a fazê-lo (mandando para outro lugar), não atendem ocorrência (mandando ligar para o 190), muitas vezes sequer sabem dar uma informação. Me parece que falta ter o que fazer, além de assistir novelas, ler jornais e ficar batendo papo. E o funk no último volume come solto na minha rua até às 6 da manhã, todo santo sábado: ninguém dorme, assiste televisão, entra ou sai de casa, porque os vagabundos tomaram conta da rua inteira pela total inércia e ineficiência da polícia, que agora se ocupa e olhar a iluminação da placa dos veículos. Era só o que faltava: olhar o defeito do umbigo dos outros sem exergar o próprio, que está apodrecendo.

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta