Bom dia, á todos !

A minha dúvida é sobre a pensão alimentícia, no caso em que o pai da criança seja autônomo, não tem um valor fixo de salário , é o juiz que estabelece as condições de pagamento? Se os pais( avós ) do pai da criança tiver condições financeiras , eles poderão se responsabilizar? E onde as condições financeiras dos pais ( avós )da mãe da criança, tem o poder aquisitivo muito superior ao pai da criança e os avós paternos, poderão também , ser responsáveis, até o pai da criança se estabilizar financeiramente?

Fico no aguardo, para poder entender melhor sobre a pensão alimentícia .

Respostas

    L

    Lameida Sábado, 18 de fevereiro de 2012, 10h10min

    Usinha, o caso de ser autônomo enseja o seguinte: normalmente é fixada em um salário mínimo, no entanto, depende de provas da possibilidade financeira. Podendo ser mais ou menos que isso. O juiz usa o famoso binômio: possibilidade (de pagamento) X necessidade (da criança em receber).
    Na impossibilidade de pagamento, os pais podem ser responsabilizados sim, no entanto, não são ambos que responderão, somente serão responsáveis os pais daquele cuja guarda não foi deferida. Até o responsável ser capaz de pagar a pensão alimentícia do próprio filho.

    Abraços!

    M

    mateus ad hoc Sábado, 18 de fevereiro de 2012, 10h15min

    O pai, autônomo, empregado, ou desempregado, não tem pronde correr: Fez o filho, divide a responsabilidade por sustentá-lo... Criança tem que comer.

    Se alguém cobrar essa responsabilidade, mas o pai provar (ou parecer) que não tem onde cair morto, com cobrou vai se sentir à vontade pra cobrar dos avós paternos ou dos maternos. Ou de outros parentes próximos da criança.

    Criança tem que comer.

    V

    virginia garcéa Sábado, 18 de fevereiro de 2012, 17h49min

    boa tarde! tenho 3 filhos , sendo que o pai so registrou um, os outros dois ele disse que quer dna, concordo; mas eu gostaria de saber o que posso pedir por lei, sendo que uma das crianças e deficiente ,com cid = 116 pé torto congenito, fez duas cirurgias e quase não parece.ele diz que juiz não manda no seu dinheiro;ele e aposentado por tempo de serviso ganha 850;00 reias, mas continua trabalhando na mesma firma e ganha o mesmo salario mas hora estra , mas 4 tiks no valor de 65;00reais, mas condução que ele não paga pois tem carteira de livre asesso,tem cinco casas sendo que tres são de alugueis, no valor de 600;00 , 300;00, e 200;00 cada uma,ele trabalha a tarde e pela manha e horas livre trabalha por conta como encanador e pintor, e tem varias contas em bancos , iclusive uma no bradesco com mas de 6;oo mil reais e outra na caixa com mas de 28; mil reais. para o mas novo ele paga 36% , 305;00 , sendo que quando fui pro juiz eu estava doente com depresão e com sindrome do panico, e eu não sabia que estava com um pacificador, pensava que era um juiz na ocasião , eu não pedie decimo terceiro e por isso meu filho não tem direito,.queria saber se ainda posso pedir, decimo? e se posso pedir tambem pela firma? se tenho que fazer novo pedido ? eo que posso pedir para as outras duas crianças, o que eles tem direitos? lhe agradeço se o senhor me informar porque cada um diz uma coisa. sim ainda tem , que moramos numa invasão e recebemos hordem de despejo sem direito a nada, e ele diz que meu esposo[casada no civil]e que tem obrigação com meus filhos. me ajude em cristo jesus. deus continui se abençoando. fica com deus.

    M

    mateus ad hoc Sábado, 18 de fevereiro de 2012, 17h56min

    A Sra. precisa ir na Defensoria Pública.

    Pra pedir o reconhecimento da paternidade das crianças que ainda não tem o nome dele no registro.

    E pra pedir pra recalcular a pensão que ele tem que pagar.

    V

    virginia garcéa Segunda, 20 de fevereiro de 2012, 10h50min

    boa tarde! tenho 3 filhos , sendo que o pai so registrou um, os outros dois ele disse que quer dna, concordo; mas eu gostaria de saber o que posso pedir por lei, sendo que uma das crianças e deficiente ,com cid = 116 pé torto congenito, fez duas cirurgias e quase não parece.ele diz que juiz não manda no seu dinheiro;ele e aposentado por tempo de serviso ganha 850;00 reias, mas continua trabalhando na mesma firma e ganha o mesmo salario mas hora estra , mas 4 tiks no valor de 65;00reais, mas condução que ele não paga pois tem carteira de livre asesso,tem cinco casas sendo que tres são de alugueis, no valor de 600;00 , 300;00, e 200;00 cada uma,ele trabalha a tarde e pela manha e horas livre trabalha por conta como encanador e pintor, e tem varias contas em bancos , iclusive uma no bradesco com mas de 6;oo mil reais e outra na caixa com mas de 28; mil reais. para o mas novo ele paga 36% , 305;00 , sendo que quando fui pro juiz eu estava doente com depresão e com sindrome do panico, e eu não sabia que estava com um pacificador, pensava que era um juiz na ocasião , eu não pedie decimo terceiro e por isso meu filho não tem direito,.queria saber se ainda posso pedir, decimo? e se posso pedir tambem pela firma? se tenho que fazer novo pedido ? eo que posso pedir para as outras duas crianças, o que eles tem direitos? lhe agradeço se o senhor me informar porque cada um diz uma coisa. sim ainda tem , que moramos numa invasão e recebemos hordem de despejo sem direito a nada, e ele diz que meu esposo[casada no civil]e que tem obrigação com meus filhos. me ajude em cristo jesus. deus continui se abençoando. fica com deus.

    V

    virginia garcéa Segunda, 20 de fevereiro de 2012, 10h52min

    boa tarde! tenho 3 filhos , sendo que o pai so registrou um, os outros dois ele disse que quer dna, concordo; mas eu gostaria de saber o que posso pedir por lei, sendo que uma das crianças e deficiente ,com cid = 116 pé torto congenito, fez duas cirurgias e quase não parece.ele diz que juiz não manda no seu dinheiro;ele e aposentado por tempo de serviso ganha 850;00 reias, mas continua trabalhando na mesma firma e ganha o mesmo salario mas hora estra , mas 4 tiks no valor de 65;00reais, mas condução que ele não paga pois tem carteira de livre asesso,tem cinco casas sendo que tres são de alugueis, no valor de 600;00 , 300;00, e 200;00 cada uma,ele trabalha a tarde e pela manha e horas livre trabalha por conta como encanador e pintor, e tem varias contas em bancos , iclusive uma no bradesco com mas de 6;oo mil reais e outra na caixa com mas de 28; mil reais. para o mas novo ele paga 36% , 305;00 , sendo que quando fui pro juiz eu estava doente com depresão e com sindrome do panico, e eu não sabia que estava com um pacificador, pensava que era um juiz na ocasião , eu não pedie decimo terceiro e por isso meu filho não tem direito,.queria saber se ainda posso pedir, decimo? e se posso pedir tambem pela firma? se tenho que fazer novo pedido ? eo que posso pedir para as outras duas crianças, o que eles tem direitos? lhe agradeço se o senhor me informar porque cada um diz uma coisa. sim ainda tem , que moramos numa invasão e recebemos hordem de despejo sem direito a nada, e ele diz que meu esposo[casada no civil]e que tem obrigação com meus filhos. me ajude em cristo jesus. deus continui se abençoando. fica com deus.

    L

    Lameida Terça, 21 de fevereiro de 2012, 10h34min

    Virgínia, é como o colega acima disse. Siga as suas orientações que ele está coberto de razão.

    Abraços!