QUERO PODER PASSEAR COM MEUS SOBRINHOS.
Olá...
Tenho 3 sobrinhos com os quais sempre convivi. Um de 7, 6 e 4 anos de idade. Sempre sai sozinha com eles e dormiam em minha casa também. Ha uns meses a mãe deles (minha irmã) e o marido tem vivido conflituosamente, separando e voltando, adulterando e etc. Nessas "situações" as crianças sempre ficam com o pai, na casa dos avós paternos. Mas depois dessa última briga do casal, que ocorreu ha mais de um mês, não vi mais as crianças, porque os avós não deixaram, pois disseram que o pai não deixara. Enfim... gostaria de saber como proceder nesse caso, se há algo que possa fazer para ver meus sobrinhos e sair com os mesmos. Obrigada!
Adultos são egoístas,e em casos de separação,dificilmente pensam no bem estar das crianças, ou que elas tem sentimentos e criam laços afetivos com os parentes de ambos os lados. SEm contar q muitas vezes aquele q fica com a criança tenta de todo jeito transformar o ex parceiro em demônio . Ele pode te proibir de ver as crianças,mas sua irmã sempre poderá visitá-las, aí vc vai junto.
Não sou advogado, ok?
Aluna,
Juridicamente, acho que nada... principalmente se é uma situação temporária. Acho que uma ação poderia ter sucesso, mas iria demorar uma eternidade e seria uma daquelas ações para definir jurisprudência.
Na prática: a mãe tem direito a visitas, ou melhor, tem a guarda natural (junto com o pai). É o pai E TAMBÉM a mãe que, JUNTOS, decidem quem pode ver a criança e onde a criança fica. Enquanto estiverem nesse vai-e-vem, a guarda é dos dois. O jeito é visitá-los quando eles estiverem com a mãe.
E, agora a opinão pessoal: pegue o seu cunhado, a sua irmã, feche em um quarto, tranque e jogue a chave fora. Ou se matam ou voltam. Eles fazem o que quiserem da vida, só não têm o direito de prejudicar as crianças.
Outra opinião pessoal: tem algum intermediário (tipo um primo, ou amigo da família) que possa conversar com o seu cunhado, e faze-lo ver que está prejudicando as crianças?
Pois então... é muito complicado porque um dias desses liguei pra mãe dos meninos, disse que queria levá-los ao teatro, etc. Ela falou com o pai...e estava tudo certo, mas quando estava chegando a casa deles, telefonei para saber se estavam prontos e avó disse que eles não iriam. Moro cerca de 30km da casa deles e só então fui "avisada" que não iriam. Acho um absurdo tudo isso, pois as crianças saem prejudicadas. Um dos meninos é especial e sei que não estão dando continuidade ao tratamento dele. Enfim...não sei o que fazer , porque a mãe também, no momento, não parece estar se importando com a situação.