Gatos de vizinho

Há 14 anos ·
Link

A anos venho tendo problemas com os gatos do vizinho. E o vizinho não faz nenhum tipo de controle quanto à novas crias que os gatos estão sempre tendo. Não sou a favor de matar, mas eles invadem a minha casa, estragam as plantas, defecam na garagem e nas plantas, quebram as telhas da casa e comem a ração dos meus cachorros. Bom estou querendo colocar algumas armadilhas dentro da minha casa (dentro da residencia), as armadilhas que quero colocar contem um forte poder para agredir fisicamente o animal (fisico não fisiológico). O animal não morrerá por causa das armadilhas mais ficará lesionado. Tomei a atitude apenas para afastar os animais, mas antes de instalar gostaria de saber se é algum crime, mesmo praticando dentro da minha residencia, posso alegar alguma coisa caso os vizinhos queiram dar queixa?

13 Respostas
Thiago Rodrigues
Há 14 anos ·
Link

Independente de estar dentro da sua casa, se lesionar os gatos eh maus tratos contra animais. Procure instalar armadilhas que facam barulho nos locais por onde eles conseguem entrar. Mas nao os machuque. Borrife nos vasos de plantas, na garagem e nas vasilhas de racao dos caes, essencia de coco. Eh otimo para espantar gatos. Quando os vir, atire uma lata, ou garrafa pet, que fazem barulho e os espanta. Mas nao os atinja. Boa sorte, afinal seu problema nao sao os gatos, eh seu vizinho.

Dut
Há 14 anos ·
Link

Ótimo, muito obrigado vou tentar a essencia de coco!

1 resposta foi removida.
jcastro
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Essencia de coco.... Essa é novidade pra mim. Tenho problemas em minha casa mas jamais seria capaz de ferir um animal. Thanks.

Guma
Há 14 anos ·
Link

há anos atrás eu tive problemas com pombos... nao feri nenhum...nenhum ficou ferido... nenhum

jcastro
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Morreram todos? :)

Guma
Há 14 anos ·
Link

nao, voaram...

Marisa
Há 14 anos ·
Link

Eu não estou habilitada para interferir com o parecer dos doutores, mas já que a coisa saiu do âmbiro jurídico me sinto à vontade para dar uma opinião porque eu tive esse problema em prédio onde o raio do gato mora e eu não.

  1. pimenta do reino onde eles costumam ir vai deixa-los desespesados e eles não voltam por um bom tempo (acredito eu que isso não "judia muito")

  2. no porta malas do seu carro cabe gato? Existe uma gaiola que os pega com vida e sem dor.

E só para constar: o que os "incompetentes" dos seus cachorros estão fazendo (rsrsrs)?

Ana Lúcia Lenci Andr
Há 14 anos ·
Link

Bom dia, vendo sua questão, a melhor saída é denunciar ao instituto de zoonose, devido a quantidade de animais.

Segue abaixo:

  1. Santa Isabel, 181 - Vila Buarque - cep: 01221-010 Telefones: Sac Covisa: 3397-8278 / 8279 / 8280 CCZ: 3397-8900 / 8901 / 8955 / 8956
2 respostas foram removidas.
Marisa
Há 12 anos ·
Link

Ei, a intenção foi fazer graça, ok?

Evidente que a gaiola nao judia do animal, ou os profissionais de pet shops não as usariam. Mas a ideia, quando a gente se propõe a capturar um gato de rua, é castrá-lo e arrumar um lar para adoção.

Abraços

Silvia Emanoel
Há 12 anos ·
Link

APENAS PARA ESCLARECIMENTO

Os gatos em referencia nao são de rua, são da vizinha da reclamante, e a gaiola não os machuca mas captura-los e leva-los para adoção quando sabe-se de são também é ilegal.

1 resposta foi removida.
Ivan Domingues De Paula Moreira
Há 12 anos ·
Link

É previsto no art. 32, da Lei 9.605 crime no caso de vc ferir ou. de qualquer modo, lesar a integridade física de qualquer animal. Não use gaiolas ou armadilhas, pois do contrário vc pode ter SEVEROS PROBLEMAS. O ideal é conversar com o vizinho e tentar uma solução pacífica. Recomende-o castrar os gatos, vez que tal medida faz profunda diferença.

Espante os gatos com garrafas pet. Mas não lesione-os nem os mantenha em gaiolas. Do contrário, vc poderá sofrer ação penal.

pensador
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Apenas lembrando que a conduta típica citada acima é dolosa, ou seja, em sua residência o consulente não tem o dever de guarda do animal. Não pode praticar a conduta típica prevista, porém se o gato sofrer por si só acidente ou, vier a se machucar nenhuma responsabilidade terá o consulente, mas sim o proprietário do animal.

Supondo que o consulente tenha um cão feroz a cuidar da casa e o gato por infelicidade adentrar seu imóvel e, o cão vier a abater o felino, não perfaz a conduta típica citada.

Nem, se por acaso o consulente estiver a caçar ratos com uma ratoeira e por infelicidade o felino invadir a casa e vier a manusear o tal dispositivo e se ferir, não perfaz a conduta típica.

Apenas para pontuar a questão.

Saudações,

Ivan Domingues De Paula Moreira
Há 12 anos ·
Link

Como bem pontuado, ao tipo penal citado somente cabe a modalidade dolosa. Entretanto, como claramente exposto pelo iniciador do debate, sua intenção é que cesse sua convivência problemática com os referidos animais do vizinho.

Desse modo, por mais que argumente ele ter armado dispositivos para eliminar ratos, sua intenção não será esta, pois já revelou qual sua pretensão. Ademais o gato é predador natural deste roedor e, muito provavelmente, não haja ratos nesta vizinhança.

Não é preciso conhecer os cachorros da pessoa que iniciou o debate, pois a simples narrativa já demonstra que estes não espantam os gatos, tal como o meu. hehe

Entendo que a citação das armadilhas para ratos, assim como a dos cachorros foi exclusivamente a título exemplificativo; mas levando em conta a pretensão apresentada, receio queira ele camuflar eventual conduta típica com ditos exemplos.

Estou visando a pacífica solução dos problemas e preservação do bom convívio e integridade física dos animais.

Obrigado por suas colocações.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos