Envio meus cumprimentos aqueles que tentaram me ajudar a delimitar um tema para minha monografia, cujo o enfoque será COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO. Desde já os informo que sou um estudante de Direito no sexto período, e que portanto não possui experiências no que consoante à monografias. Exatamente por esse fator, recorro até este fórum destinado ao estudo jurídico, para que me auxiliem nesse projeto, sugerindo acerca de temas, cuja a essência seja CPI. Informo também que realizo esse trabalho por faculdade própria, como forma de aprimorar minhas habilidades, para que futuramente possa fazer trabalhos como esse, de uma forma mais coesa.

Respostas

    ?

    Pvpfranco Sábado, 10 de março de 2012, 15h17min

    também informo, que seguirei rigidamente as normas expostas pela ABNT, mesmo que este trabalho não tenha como consequência fática, a obtenção de pontos ou qualquer recompensa metodológica.

    J

    Jaime - Porto Alegre Sábado, 10 de março de 2012, 15h20min

    Não resisti a tentação de brincar com o tema.
    FALE SOBRE PIZZA - Assim terá discorrido sobre a essência das CPIs.

    M

    mateus ad hoc Sábado, 10 de março de 2012, 15h44min

    Depende:

    Pizzas de muzzarela e de calabrezza têm desfechos muito diferentes.

    De qual falaremos ?

    E

    Elisete Almeida Sábado, 10 de março de 2012, 16h24min

    Pvpfranco;

    Nunca me aprofundei neste tema, portanto, tenho somente algumas noções gerais. Porém, posso lhe passar algumas linhas para desenvolveres o trabalho, as quais poderão ser complementadas.

    Assim, podes começar por um prefácio onde dirás os motivos que lhe levaram a escolher o tema; depois faça um keyword com as palavras que consideras relevantes e um resumo com abstract; siga com uma introdução, que é mais que um resumo, porém, que não retire a curiosidade da leitura do texto inteiro (a princípio podes colocar o objeto finalístico, a metodologia e o plano de estudos); segue-se o texto principal, tente dividi-lo em cinco parte, a última reservada para a conclusão, na 1ª parte podes fazer uma abordagem sobre a origem da CPI, a 2ª e a 3ª fica a seu critério, mas tente não se desprender do direito, na 4ª parte podes fazer uma análise de casos, na conclusão, tratando-se de trabalho monográfico, enumera-se o pontos principais do trabalho.

    Lembre-se, o seu grau de estudos ainda não lhe permite utilizar a primeira pessoa do singular, portanto, utilize a primeira pessoa do plural.

    Tenha muito cuidado com artigos retirados da net, procure verificar o curriculum dos autores e evite conteúdos de páginas do tipo W..pédia. Tente utilizar apenas fontes seguras.

    Quanto as citações, tenha muito cuidado com os plágios, por vezes comete-se sem saber. Assim, mesmo ao escrever com suas palavras, se tiver retirado a idéia de algum autor, não há necessidade de por entre aspas, porém, puxe uma referência ao autor em causa - a 1ª citação deve ser feita em nota de rodapé começando pelo sobrenome do autor conforme regras da ABNT, a 2ª podes utilizar uma citação do tipo data-página (SOBRENOME, ano:pág); se for transcrição de textos, ponha entre aspas e faça a referência ao autor; se for um autor a fazer referência a outro (citações indiretas), faça a referência a este outro com um apud a obra que vc está a ler (observe que na bibliografia final só se põe os livros que vc realmente consultou, nunca as referências indiretas).

    Espero ter podido ajudar.

    Cumprimentos.

    M

    mateus ad hoc Sábado, 10 de março de 2012, 16h29min

    Parece fácil.

    Parece.

    ?

    Pvpfranco Sábado, 10 de março de 2012, 17h14min

    obrigado elisete. seus conselhos serão de grande valia, mas anda nao consegui delimitar o assunto específico. sem embargo, te agradeço pelo que foi dito

    E

    Elisete Almeida Sábado, 10 de março de 2012, 20h15min

    Pvpfranco;

    Costumo dizer que cada um é como cada qual. Se fosse eu a fazer o trabalho, de duas uma, ou escreveria sobre a própria CPI, a sua origem, enquadramento legal no direito brasileiro, a sua formação, competências e procedimentos, reservava uma parte para análise de casos, inclusive, comparando casos brasileiros com estrangeiros; ou faria a análise a partir de um caso concreto, porém, sempre faria a abordagem da origem, enquadramento, etc.

    PS: Podes abusar nas notas de rodapé. Após alguns trabalhos e milhares de livros lidos, chegamos à conclusão que o texto principal traz as informações essenciais, mas as melhores informações estão em rodapé.

    Cumprimentos

    E

    Elisete Almeida Sábado, 10 de março de 2012, 20h44min

    Querido matheus;

    Quando a gente ama é "mamão com açúcar".

    Considero que Pvpfranco está a fazer bem ao iniciar a monografia com tanta antecedência, terá tempo suficiente para fazer o esqueleto e o corpo da monografia, quando começar a contar o prazo para a entrega, só faltará dar-lhe a alma.

    Cumprimentos

    ?

    Pvpfranco Sábado, 10 de março de 2012, 22h32min

    confesso-lhe que já são 22: 30 e ainda não tive uma luz. comecei a separar o material , dos quais achei conveniente usar autores como José Afonso da Silva, Plínio Salgado< Nelson Nery Jr e também o Alexandre de Moraes (meu constitucionalista favorito, embora as explicações sobre CPI estejam sucintas e superficiais em sua obra). Ademais, não consegui colocar nada no papel (no Word).

    E

    Elisete Almeida Domingo, 11 de março de 2012, 8h49min

    Pvpfranco;

    A nível de Constitucional, não dispenso Canotilho.

    O que vc está a ler de Plínio Salgado e como pretende fazer a ligação com o tema? Cuidado com leituras de obras que não sejam de juristas, podem trazer um bom conteúdo, porém, com falhas a nível jurídico.

    Vou lhe deixar uma dica, pegue obras de referência direcionadas ao seu tema - CPI (mesmos que vc ainda não tenha delimitado o tema exato, este pode surgir com a leitura. Para ter a certeza de que se trata do tema que vc quer, tens que estar completamente apaixonado por ele), vá as notas de rodapé, a partir delas vc alcança outras obras de referência. Escrever requer, antes de mais, um grande exercício de leitura, é super normal ler 5-6 livros ao mesmo tempo, permite fazer comparações entre opiniões convergentes e divergentes.

    Boa sorte!

    Cumprimentos

    ?

    Pvpfranco Domingo, 11 de março de 2012, 13h11min

    obrigado elisete almeida. É que em termos de obras específicas, a biblioteca de minha faculdade está um tanto quanto limitada, já que possui poucas obras deste assunto. Todavia, irei ler essas obras que já peguei, e depois, irei providenciar outros livros, que posso encontrar em outras bibliotecas.

    mais duas perguntas:
    Será que eu poderia alimentar minha mnografia com esclarecimentos jurisprudenciais que podem ser constatados no site do STF (Votos dos ministros...)?
    Alguém poderia me apontar onde acho uma monografia que segue os regimentos da ABNT para baixar, uma vez que eu poderia usá-la como modelo?

    E

    Elisete Almeida Domingo, 11 de março de 2012, 15h11min

    Olá Pvpfranco!

    Vc disse que no livro do Alexandre de Moraes havia uma breve referência sobre CPI, como já lhe disse, vá as citações dele, pegue as referências que ele utilizou, através destas referências chegas a outras referências.

    Não sei em que cidade te encontras, mas Rio e São Paulo tem ótimas bibliotecas públicas. Alguns livros podes encontrar digitalizados em pgs como Scribd ou 4Shared, outros publicados pelos próprios autores, é uma questão de pesquisa.

    Podes utilizar jurisprudencia, no entanto, para vc entendê-las é preciso conhecer o direito que as envolve, assim, deves fazer primeiro o trabalho de base e, só depois, passar para as jurisprudencias. Não tentes começar pelo fim, o início deve sempre se prender com a origem, desenvolvimento e estabelecimento, deves conhecer muito bem os procedimentos e o processo, só depois estarás um pouco habilitado para começar a compreender as jurisprudencias.

    Quanto a sua segunda pergunta, eu não acompanho todas as regras da ABNT, utilizo um estilo próprio (não utilizo 3 cm na margem direita, utilizo o mesmo que na superior e inferior, ou seja, 2 cm, pois, geralmente, a encadernação ocupa 1 cm da margem esquerda e nesta utilizo 3 cm). Porém, há alguns dias busquei um texto na net que é bastante interessante quanto as normas, chama-se: "METODOLOGIA APLICADA À PESQUISA CIENTÍFICA", in
    www.psicomix.kit.net/word/metodo.doc. Dê uma olhadinha, talvez lhe ajude.

    Cumprimentos

    ?

    Pvpfranco Domingo, 11 de março de 2012, 15h24min

    mais uma vez tenho que te agradecer elisete!
    a "priori", moro em belo horizonte

    E

    Elisete Almeida Domingo, 11 de março de 2012, 17h19min

    Pvpfranco;

    Não tens com aceder à biblioteca da Federal? Geralmente, as bibliotecas das Federais são boas.

    Se surgir alguma dificuldade, procure, se estiver ao meu alcance, tentarei ajudar.

    Cumprimentos

    ?

    Pvpfranco Domingo, 11 de março de 2012, 17h24min

    elisete, a biblioteca da ufmg fica distante de minha casa, mas tenho a opcao de ir a uma biblioteca aqui perto que possui um bom acervo de obras juridicas. Para não virar clichê, desta vez não irei lhe agradecer hehehehe...