Imóvel em nome de filho com usufruto dos pais
Bom dia! Sou casada e tenho um filho de 2 anos. Eu e meu marido estamos comprando um imóvel e ele quer colocá-lo em nome do nosso filho. Para nossa segurança gostaria de colocar em nome do nosso filho com usufruto nosso. Existe essa possibilidade? De colocar usufruto meu e do meu marido? Quais são as consequências disso? Quais são os pontos positivos e negativos? Se tivermos outro filho a situação é reversível, ou seja, existe algo que possa ser feito para que o imóvel fique para os dois em usufruto nosso? Caso a gente venha a se separar, quem fica com a casa?
Desde já agradeço
KELY, RESPOSTAS:
Existe essa possibilidade? De colocar usufruto meu e do meu marido? - SIM, MAS NÃO RECOMENDÁVEL
Quais são as consequências disso? O IMÓVEL SERÁ SEMPRE DO FILHO E SÓ PODERÁ SER USADO POR VOCÊS.
Quais são os pontos positivos e negativos? NÃO HÁ COMO VENDER O IMÓVEL, POR EXEMPLO PARA AQUISIÇÃO DE OUTRO.
Se tivermos outro filho a situação é reversível, ou seja, existe algo que possa ser feito para que o imóvel fique para os dois em usufruto nosso? HÁ SIM, MAS TERÁ CUSTOS.
Caso a gente venha a se separar, quem fica com a casa? COM O FILHO, POIS ELE É O DONO.
Não sou advogado, ok?
Sven, concordo parcialmente com vc... enquanto o filho for menor, os pais podem vender sim. Mas vai dar trabalho. E, pra ficar um pouco pior, na verdade o outro futuro filho poderia questionar a doação somente na hora do inventário. Quer dizer, um rolo complicado.
Monique, faça isso somente se vcs tiverem certeza de que não terão mais filhos e que nunca mudarão daí. E pense com calma... por exemplo, vcs dois ficam velhos, querem vender a casa ir morar na praia, o filho se revela um interesseiro.. e não conseguirão.