Um homem deve ao banco, (Emprestimo para construção de casa- construcard"). O banco podera retirar dinheiro da conta poupança por conta dessa divida?A conta poupança é usada para deposito de pensão alimenticia, e breve estara recebendo valor referente a atrasados, teme ela que mesmo que o valor não chegue ao que ela deve o banco negative seu saldo. Isso é legal?

Respostas

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Terça, 20 de março de 2012, 0h15min

    Sim, ele pode.

    Mas o correntista pode abrir outra conta em outro banco para receber a pensão.

    L

    Linha Direta do Consumidor Quarta, 21 de março de 2012, 11h33min

    Prezada

    O banco só poderá debitar valor de dívidas diretamente da conta do consumidor – referentes se este autorizar por escrito

    www.linhadiretadoconsumidor.com

    D

    Dr. Antonio C. Paz -www.acpadv.adv.br 12.163/RS Sexta, 30 de março de 2012, 12h18min

    Veja essa jurisprudência:

    ementa: negócios juridicos bancários. Ação de devolução de valores c/c reparação por dano moral. Apropriação, pelo banco, dos proventos de aposentadoria depositados na conta poupança integrada do autor, com o fim de abater débito atinente a empréstimo pessoal consignado em folha de pagamento. Verba de natureza alimentar, insuscetível de retenção. Dever de devolução dos valores ilicitamente apropriados, bem como de reparar a título de dano moral, o qual resta configurado "in re ipsa". Montante fixado de acordo os critérios adotados pela câmara. Apelação parcialmente provida. (apelação cível nº 70030381545, décima nona câmara cível, tribunal de justiça do rs, relator: mylene maria michel, julgado em 13/04/2010)

    D

    Dr. Antonio C. Paz -www.acpadv.adv.br 12.163/RS Sexta, 30 de março de 2012, 12h27min

    Continuando...
    Nesse mesmo processo, houve a seguinte condenação do banco:

    "determinar que o réu devolva ao autor os valores de que se apropriou indevidamente a partir de fevereiro de 2008, relativos aos proventos de aposentadoria; o valor total deverá ser apurado em sede de liquidação de sentença e então corrigido pelo IGP-M da data dos respectivos confiscos, acrescidos de juros de mora de 1% ao mês das mesmas datas em que perpetradas as ilegalidades;

    "Quanto ao montante da reparação extrapatrimonial, tenho que, face às peculiaridades da causa e em observância aos critérios preconizados por esta Câmara, deve o mesmo ser fixado em R$ 15.300,00, correspondente a 30 salários mínimos nesta data, patamar que se reputa capaz de a um só tempo desestimular a conduta do ofensor e oferecer alguma compensação à parte lesada, sem contudo propiciar o seu enriquecimento sem causa".

  • -1
    Caio Almeida

    Caio Almeida Sexta, 16 de janeiro de 2015, 23h41min

    Preciso de uma inofrmaçao urgente.
    Tenho uma conta corrente e poupança na caixa. Porem estou com uma parcela do CDC em atrazo, eles podem debita da minha poupança sem a minha autorizacao?

    F

    Fabio Moreira Terça, 24 de novembro de 2015, 10h02min

    Minha conta esta negativa mais de 4mil. e é conjunta com a poupança. estou desempregado e nao tenho como pagar agora. Essa semana consegui um freelancer e o cliente depositou R$125,00 referente alimentação e transporte. por DOC do Bradesco para meu banco : Itaú. e a conta corrente descontou os R$125,00 que fora destinado para minha poupança. Fiquei sem dinheiro para almoçar e jantar e sem a passagem para executar o serviço do cliente. fui no banco eles falaram que quando tem saldo negativo e entra movimento na poupança ele podem debitar. E agora o que eu faço?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • -1
    M

    marcos Terça, 02 de fevereiro de 2016, 18h57min

    tenho conta corrente e uma poupança devo emprestimo no banco ele pode retirar da minha poupança

    R

    Rafael F Solano Terça, 02 de fevereiro de 2016, 22h11min

    Claro que pode!!!

    A

    Aldenilton Quarta, 26 de outubro de 2016, 19h09min

    Boa noite!
    Eu fiz um cdc da caixa econômica Federal e ficou pra mim pagar as parcelas ao banco todo dia 11 de cada mês, só que em um determinado mês o banco debitou o dinheiro no dia 8, antes do prazo que eu estava habituado a pagar, como eu depositava o dinheiro todo dia 10 para ser debitado no dia 11, fiquei com saúdo negativo na conta e agora o Banco está mandando mensagens cobrando a dívida e ameaçando negativas o meu nome.

    O Banco pode debitar um valor de minha conta sem que tenha vencido o prazo de debitar?

    Mirelly Barbosa

    Mirelly Barbosa Quarta, 22 de fevereiro de 2017, 14h09min

    O banco descontou da minha conta poupança no início do mês 58,17 e hoje(22/02) descontou 50,68. Isso é legal ? Porque eles sempre descontam uma média de 8,00 por mês, que seria a tarifa mas nunca descontaram esse valor e agora está sendo algo constante.

    N

    Neri Silva Santos Terça, 28 de março de 2017, 18h49min

    Tenhu uma divida atrasada de 4 meses do cartao de credito do itau fiquei desempregado nao deu para pagar .com os bicos que faço vou juntando dinheiro aos poucos entao eu depositei na poupança para ir juntando so ke demorou 4 dias depois que depositei a minha poupança zerou quero saber se eles podem fazer isso sem eu autorizar e se pelo menos vai abater no valor que devo? Ou se o valor sumiu pq ficou bloqueado E urgente preciso dessa

    informaçao