baculejo

Há 19 anos ·
Link

Será que eu posso me negar a ser revistado por um policial militar? estando eu sem a miníma caracteristica de um bandido? me comportando como um cidadão de respeito que sou?

7 Respostas
Vanderley Muniz
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Não vou entrar no mérito pois a questão é de ordem pública.

Digo apenas que é ilegal, sem esplicar o por quê,

Se os policiais não pudessem agir dessa forma, pergunto: como é possível combater o crime?!!!

Como é possível "advinhar" que alguém é honesto ou porta armas e drogas?!!!

Só revistando.

Mas a prática nos leva aos tempos abomináveis da ditadura, mas, infelizmente, necessária ao combate repressivo do crime.

É constrangedor e cabe indezinatória contra o estado pelo ofendido.

Só posso dizer isso.

Sinto muito

Fábio Estuqui
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Todos nós queremos segurança. Mas não admitimos ter nossas liberdades limitadas. Características de um bandido. O que é isso? Aquele que comete crimes? Então cause todos nós somos, não é? Porque cometer crimes hoje em dia é muito fácil. Comprar Cds piratas, tirar copias de livros, comprar produtos via Paraguai(sem pagar o imposto devido), entregar a direção a uma pessoa não habilitada( o pai que ensina seu filho nos finais de semana a dirigir, mas não tem perigo né?). Todas essas condutas são crimes, e são cometidas por pessoas como o Sr. Cidadão de respeito. Mas se para o Sr, bandidos são aquelas pessoas que se veste mal, negros, ou que usam tatuagem, eu digo que é preconceito, ou, o Sr acretida que aqueles políticos que usam terno e gravata são honesto? Mas, vamos ou que interessa a sua resposta. O código de processo penal autoriza a polícia a realizar a busca pessoal (revista) a qualquer pessoa suspeita de portar produtos de crimes ou que tenha cometido crime. Mas o Sr. poderá perguntar se é uma pessoa suspeita, bom neste caso, eu poderia dar uma reposta somente se o Sr descoresse o caso concreto. Mas em geral pessoas em local ermos, veículos parados em local de risco são algumas das situações que a polícia realiza as buscas. São atitudes que a polícia devem realizar para garantir a segurança do local.

Vanderley Muniz
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Concordo com relação a proteção a ordem pública.

Não concordo com a situação de você abordar um cidadão e vilipendiar seus direitos e garantias constitucionais.

Consulte o CPM e o CPPM e me diga depois o que é certo ou errado.

Imagine-se na situação de um trabalhador que voltando do trabalho altas horas da noite, em lugar tido como suspeito - sua casa é logo alí - sendo revistado.

É que não é só a revista: o PM aponta-lhe uma arma engatilhada e diz: "mãos prá(sic) cabeça...enconta na parede.....mete-lhe a mão por todo o corpo...aparpa-lhe o saco e o ânus....chuta as pernas para que elas fiquem abertas..." é legal?!!!

Já passei por isso.......não passarei nunca mais, prefiro ser levado à delegacia por desobediência......

Os Militares, com suas exceções, são truculentos, arbitrários e abusam do poder.

Se eu não tivesse passado por isso....não diria isso.

Mas, não são todos, os militares seguem as regras impostas durante o período do militarísmo. São eternamente subordinados a alguém, soldado novato ao mais antigo, o mais antigo ao cabo, o cabo ao sargento, o sargento ao tenente e, assim por diante.....

Então meu filho ( com todo o respeito) hão que prestar contas a seus superiores, daí: fudemonos- nós.

A título de exemplo cito uma abordagem que tive com um policial rodoviario federal:

  • Boa tarde senhor!!! digo.

  • Boa tarde nobre PMR!!!

  • O Sr. poderia fazer a gentileza de descer do veículo?

  • Claro - disse eu.
  • O Sr,poderia, por gentileza, me apresentar os documentos pessoais e do veículo?
  • Claro que sim!! Com licença!!
  • Muito bem, está tudo em ordem, prossiga na viagem e que Deus o acompanha.
  • Obrigado seu guarda...sua atuação é muito importante para a repressão ao crime, ao tráfico de drogas e de armas, alem da repressão ao furto e roubo de veículos. Parabens...o Sr. foi educado.

A diferença: e a POLÍCIA....saia do carro...encoste a mão na parede.

Pôrra meu vá...........................

marcos
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Bom dia. Gostaria de colaborar dizendo os seguinte: Também já fui revistado por policiais, e concordo que a maneira deles abodarem o cidadão não é das mais educadas. Mas analisando no geral como as coisas andam no Brasil não é de se tirar a razão CERTAS vezes de tal ação. A começar pela educação, seria o paraíso, se todas as pessoas fossem como o senhor Vanderley, que agem com educação e presteza para com os funcionários públicos (que também deixam a desejar). Imagine um policial numa favela aqui de São Paulo dizendo isso: " O Sr. poderia fazer a gentileza de descer do veículo? - Claro - disse eu. - O Sr,poderia, por gentileza, me apresentar os documentos pessoais e do veículo? - Claro que sim!! Com licença!! - Muito bem, está tudo em ordem, prossiga na viagem e que Deus o acompanha." Com certeza estaria trabalhando num daqueles trailers da PM que ficam espalhados pelas comunidades. Não estou querendo incentivar a violência por parte de agentes policiais, mas enquanto a educação estiver a este nível, penso se dificil encontrar situações como a descrita acima. é o que penso.

Hilario Torquato
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Se negar, Pode. Só que responderá as consequencia advinda da negativa.

O Policia, é repressiva e ostencsiva. Está nas ruas para combater " em tese" a criminalidade, e dar segurança a população.

Na hora da abordagem, voce poderia se identificare JAMAIS procurar criar caso com os milicianos.

Já fui abordado varias vezes por policiais, inclusive por policiais civis ( que são os piores), porem, todas as vezes procurei me identificar.

Pegando uma carona no exemplo do Vanderley. Já pensou, o policial pedir por favor os documentos e do carro, quando a pessoa for apresentar, puxar um 380. e aí como é que fica ?

Aprendi muito cedo, e sempre digo aos amigos, " que lugar que policia anda dando busca de arma, não é lugar para gente decente andar."

Washington Lopes
Há 18 anos ·
Link

Primeiramente meus cumprimentos a todos os participantes do Fórum Jus navigandi, estão todos de parabéns pelas respostas e argumentações, tenho de admitir que são todas elas convincentes. Bem vou tentar ser o mais claro possível, O art 144º da Constituição Federal, cita os órgãos competentes para a segurança pública e diz que ele farão a Ostensiva para combater o tráfico a violência etc. partindo deste pressuposto a busca pessaol é "legal" ou seja ela é uma forma de combate a violência. Em contraposição o art. 5º da CF inciso II garante a inviolabilidade dos direitos e salvaguarda a liberdade de todos os brasileiros natos e/ou residentes no país. Temos aí uma situação paradoxal, a busca pessoal seria para combater o tráfico e a violência. Mesmo seus direitos salvos e garantidos constitucionalmente foi a única forma que encontraram para o combate à tais, porém a abordagem em hipótese alguma deve ser feita de maneira truculenta, agressiva, ou que expõe um simples cidadão de bem a uma vexação, obviamente nunca será legal ser revistado, mas caso você não queira ser humilhado, cobre do próprio PM, o respeito ao cidadão de bem que você julga ser. A recusa pela busca pessoal não constitui crime, ora, o corpo é de propriedade sua, você só deixa fazer a busca se você quiser; também nunca ouvi falar em nenhum artigo da CF que obrigue um cidadão de bem a ser revistado em público por PM. Caso não queira ser revistado fundamente sua resposta com o máximo de cautela e educação, se for maltratado procure a corregedoria da PM e preste queixa por maus tratos.

Rafael Pereira de Albuquerque.
Há 18 anos ·
Link

Acompanho Vandereley. A respeito da legalidade da revista pessoal, não há dúvidas, são ilegais mesmo.

Mas para solucionar um problema real, em um Brasil real, melhor relaxar a questão do Direito - não sei como posso dizer uma coisa dessas!!!!

É que os criminosos adotaram uma nova estratégia: agora eles andam bem vestidos, de preferência, como office-boy, falam bonito... e quando não conseguem, simplesmente, não falam nada. Em resumo, eles conseguiram copiar as aparências de um típico cidadão de bem.

Apesar de existirem policiais que "fazem acordos com a bandidagem", mas a verdade é que 99 % dos policiais militares não gostam de ladrões de coisas pequenas, enquanto 20 a 30% apenas simpatizam com traficantes (grandes) e assaltantes de banco. Todavia, sem laços pessoais, apenas se cogitam os interesses recíprocos.

A revista pessoal ajudar a pegar esses bandidos que constrangem diretamente o cidadão. E também matam, sequestram, humilham.

Quanto ao apontar a arma eu tenho um relato pessoal: Em um dos meus primeiros serviços de rádio patrulha, o comandante da guarnição me orientou a ter sangue de polícia. Fomos solicitados a atender uma ocorrência envolvendo um suspeito de portar arma de fogo na zona pobre da cidade. Ali todos eram suspeitos.

Primeiro abordamos um cidadão suspeito em uma moto cg bucho de cachorro: Mãos na cabeça, chute nas pernas, revolver na cabeça, e uma ameaça como despedida. O próximo foi um cidadão suspeito em uma Twister, na época moto do ano. Boa noite cidadão, nós estamos fazendo um serviço de rotina. Espero contar com sua colaboração. Boa noite.

Depois entramos em alguns bares onde havia 10 pessoas por metro quadrado. Parecia uma cela de presídio. Arma na cabeça, chute nos pés e tudo mais. Sem querer desmerecer os companheiros, por quem tenho intensa consideração, mas eviter apontar a arma para cabeça das pessoas. Além disso, eu pedia licença para realizar a revista. Infelizmente, aquelas pessoas que estavam sendo revistadas pareciam não enteder essa linguagem. E o que é pior, eles têm raiva de polícia e favorecem os ladrões, que para eles são os heróis. É claro os ladrãos não roubam dentro da favela!

Não concordo com abordagem bruscas. Quem faz isso é assaltante. Assaltante é quem gosta de querer desmoralizar as pessoas. Apesar de ter aqueles que respeitam o cidadão: só querem o dinheiro. O policial precisar ser um profissional. As revistas podem ser feitas com um detector de metais eficientes.

Cabe a todos nós brasileiros exigir ser revistado, dignamente, pelos policiais. Em prol da coletividade, é claro. Isso é cidadania.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos