Muito interessante esta explicação sobre onerosidade excessiva. Se eu já tivesse conhecimento destes direitos que nós consumidores temos, talvez já tivesse conseguido resolver um problema junto a um banco, onde minha mãe financiou um veículo e quitou a dívida desde Novembro de 2011 e até hoje não deram a baixa de gravame. Minha mãe vendeu o carro e o comprador não conseguiu ainda fazer a transferência porque o carro consta como alienado. Solicitei ao banco e eles informaram que constava uma pendência, só que eles não sabiam informar se era devida ou indevida, me pediram para aguardar 5 dias úteis e nada de resposta. Entrei em contato com a ouvidoria e nada, até eu registrar no site do Reclame Aqui, não me davam nenhum esclarecimento. Até no Banco Central eu fiz reclamação para ver se agilizava o atendimento. Me mandaram um e-mail solicitando que mandasse cópia legível dos comprovantes de pagamentos das parcelas 34 à 40 do contrato de CDC. Enviei e estou aguardando resposta. Esta tortura começou no dia 27/08 e acumulo protocolos e mais protocolos de atendimentos. Soube por um amigo, que mesmo que minha mãe estivesse inadimplente com essas parcelas, pelo valor e quantidade das mesmas, se entrasse na justiça, provavelmente, ainda receberia indenização devido aos juros abusivos. Realmente, ela até atrasou algumas parcelas, mas as mesmas foram pagas com juros. Procurando na internet achei esse post que me esclareceu sobre isso. Aí entendi o absurdo que fizeram em cobrança com a minha mãe: ela comprou o carro, um Palio Fire 2003, 4 portas, em novembro de 2006, em 60 parcelas de R$ 713,50. Ou seja, o carro saiu por R$ 42.810,00. Olhando hoje no site da Fiat um Palio 2015, está R$ 28.050,00. Fora o que ela pagou de juros quando atrasou 4 parcelas, que somariam sem juros R$ 2.854,00 e ela pagou R$ 4.389,40, juros de R$ 1.535,40. Li este artigo e fiquei pasma, mas fazer o quê? Não estamos nem contestando valores, apenas solicitando a baixa de gravame e o banco enrola, enrola e nada. Vamos ver o que vai dar, mas se o rapaz que comprou tiver algum prejuízo, vou acionar a justiça, é o único jeito! Agradeço a vocês a chance de expor meu problema, pois provavelmente, existem outras pessoas passando pela mesma situação.