Gostaria de receber alguns conselhos se possível sobre um caso ocorrido: Houve uma discussão,a pessoa pulou na minha frente quase colou seu rosto no meu e com o dedo em riste (que ela mesmo admitiu na delegacia) ficamos dis- cutindo.Pedi para não levantar o dedo para mim e na sequência dei um tapa em seu rosto, ela deu queixa na delegacia por agressão. Neguei o ocorrido. Agora terei audiência com o juiz para reconciliação,fui informada que até poderei admitir o fato, que o juiz poderá até não considerar. Gostaria de saber como deverei agir,se ela exigir que eu peça desculpas. Somente eu terei que me desculpar? Queria também saber se não serei mais ré-primária. Se possível gostaria de ser informada até o dia 6 de maio de 2000. obs: Ela tem uma testemunha que dirá que somente viu uma discussão.

Respostas

    ?

    Ludmila Boszczowski Quarta, 31 de maio de 2000, 1h02min

    A melhor coisa a fazer é, na fase conciliatória, pedir desculpas à vítima, se esta aceitar o acordo, pois isto não será, nem poderá ser interpretado como confissão. Além disso, com a conciliação na esfera criminal cessa qualquer pretensão de pedido de restauração dos danos morais na vara cível. Caso a vítima não queira conciliar, e esta não arrolar nenhuma testemunha, ou não tiver nenhuma prova do tapa, não é aconselhável aceitar a transação, já que sem provas, não há como fundamentar uma condenação. Caso contrário, a transação seria uma boa opção para evitar uma ação penal e uma possível condenação.

    ?

    Aline Cechetto Beck Sexta, 11 de agosto de 2000, 9h49min

    Sandra,já presenciei um fato semelhante ao seu, e tudo ocorreu da seguinte forma:
    Vocês dois/duas serão chamadas a comparecer na Delegacia, você através de uma intimação. Serão postas frente à frente para contarem o que houve. Se não for nada muito sério,o delegado ou escrivão somente te dará uma " bronca ", e dizer para não fazeres mais isso,esse tipo de coisa...Isso se a vítima concordar em parar por aí.
    Mas,se a tal vítma quiser te processar ela pode. Isso será perguntado pra ela no momento em que vocês estiverem lá na Delegacia, neste caso terás que responder ao processo, que nesta hipótese chama-se Termo Circunstanciado.
    Se por acaso fores considerada culpada, daí complica,... Mas geralmente as pessoas não levam muito a sério por ter sido algo muito leve,não que esteja correto.