pai ausente tem direitos?
Oi, morei com uma pessoa e tive um filho com ela, passei constrangimentos por parte dele e mal aceitação de ambas as famílias.A família dele quando o meu filho nasceu, nem se quer foi na minha casa para ver a criança.Fui morar no interior com ele mas a familia dele tinha vergonha de mim e nem se interessava na criança.Sofri tanto com ele que arrumei minhas coisas e voltei para a casa dos meus pais,ele ainda deu a passagem pra mim ir embora, ele era tão irresponsável que colocou o meu filho com meses pra brincar com um pitibú.Quando ele foi me procurar eu disse que não queria mais ele, daí ele sumiu.Botei ele na justiça e até hoje ele paga pensão mas nem sabe mais como é meu filho que hoje tem 5 anos e reconhece meu pai e meu marido como pais.Como ele sabe que eu estou bem quer ver o menino e eu sei que ele vai estragar a vida dele pois ele não quer saber se a criança o conhece ou não mas ele vai logo dizer pro meu filho que meu marido não é pai dele. Me ajudem, que Deus abençõe vocês.
Jvania,
Qual é o problema dele dizer que o seu marido não é pai dele? Errado estaria a senhora se dissesse que seu marido é que é o pai. Crianças não são bonecos que elegemos os pais como achamos melhor. Acho que a senhora está desvirtuando a realidade, não se trata de direito dele ver o filho e sim do filho ver o pai.
Se ele não queria ver o filho antes e agora que, a senhora deveria estar feliz com esta mudança de posição dele e fazer de tudo para que eles possam ser pai e filho de verdade, afinal, pelo que a senhora diz até agora ele é só uma folha de cheque na vida do filho.
Se é de seu interesse que ele deixe de ser pai e que seu marido o substitua, porque não pede para ele parar de pagar pensão? Pra pagar serve e pra pai não?
Mas pelo que entendi nessa situação e também a minha é parecida. Que O pai nunca deu Amor e carinho ao filho, saber das vontades do filho, e Agora passa 5 anos e Opai quer dar um de bonzinho, o Pior não é isso, pois seria Otimo o Pai querer ser Pai de verdade o Problema e O Pai querer usar a criança para afetar a mãe e o Padastro.
Foi que eu entendi.
jvania24
Na verdade quem tem o direito não é o pai e sim a criança mesmo o pai sendo ausente até o momento. Ele pode sim visitar o filho, desde que tenha autorização judicial regulamentando. É importante saber da existencia ou não da regulamentação de visitas para não correr o risco da alienação parental, que é dificultar a convivencia do direito da criança a conviver com o pai. É aconselhável ir preparando a criança à saber quem é o pai, independente de suas boas intensões de mãe ele vai ter o direito de visitas com certeza. O que pode ser feito é através de advogado impetrar ação judicial para regulamentar essas visitas atendendo os interesses da criança. Boa sorte
Dr Marcos Cassio SP. E quando o Pai e a Mãe esta com a guarda compartilhada e o Pai nunca cumpriu esta guarda , pois o Pai esta ausente há 4 anos e sempre diz que viaja muito devido ao serviço, mas 4 anos sem dar Amor e Carinho ao filho, e o Pior que o Pai não quer responsabilidades só quer Pagar pensão alimenticia e ver e saber como está não quer saber.
O que fazer neste caso, ir ao forum e avisar que o Pai está ausente há 4 anos ou deixar assim, quando O Pai quiser ver ele verá. E outra o Filho não lembra mais do Pai e senti muito, inclusive esta com tratamento em psicologo.
Por favor me tirem essa duvida.
Agradeços....
Dr Marcos Cassio SP o Sr NÃO ENTENDEU MINHA PERGUNTA.Vou Explicar melhor. Já é detreminado pelo juiz uma guarda compartilhada, o Pia pega o Filho na residencia da mãe no Sabado ás 10:00 da manhã e devolve no domingo ás 18:00, a cada 15 dias, ferias 15 dias com a mãe e 15 dias com o Pai e festas comemorativas também.
Opia nunca cumpriu essa ordem feita pelo juiz, como fica posso tirar a guarda do Pai ou tenho que esperar a boa vontade dele querer ver o filho.
Melissa,
Seu problema é grave e lhe exige muito discernimento. Tente se puder, deixar que seu interesse pessoal se sobreponha. Retirar a guarda que hoje existe e o direito de visitas que ele tem o que traria de bom? Nada. Te recomendo que entre em juízo relatando que o Pai da criança não a vê. Isto caracteriza abandono e peça que o Pai seja obrigado a participar de tratamento psicológico para que entenda que o filho necessita de sua presença.
Em anos de advocacia já vi este procedimento dar certo. Em regra ele não atende seu pedido para ver o filho porque seguramente não existe confiança entre ambos, mas, as palavras da psicóloga com certeza terão mais força.
Se o que a senhora quer é que seu filho conviva com o Pai esta é a melhor solução. Acabar com o direito de vê-lo si vai sepultar esta relação, o que não é bom para a criança.
Abraços e boa sorte.
Eu não disse que ele serve pra pagar só a pensão, mas é um direito do meu filho,pois ele tem direito, sei como ele é vai confundir a cabeça da criança, e vai sumir de novo! meu filho como fica? com problemas psicológicos? Ele não liga pra criança, ele quer fazer isto só pra me afetar, afinal eu quem morei com ele e sei quem ele realmente é! e além de tudo trata-se de uma birra de minha mãe que quer me afetar para poder tomar o meu filho de mim, pois ela num aceita que eu tenha saído de casa, casado e principalmente tenha levado o meu filho comigo.
A senhora quer dizer para o seu filho que seu atual marido é o pai dele, e seu ex é que é egoísta?
Seu filho tem direito a pensão sim ninguém aqui questionou isto, só que ele tem direito ao pai também e este direito a senhora que tirar.
Problemas psicológicos? Acha mesmo que ele terá menos problemas psicológicos não tendo o pai? E ele é que é egoísta?
"Nos" deixou passar fome? senhora Vania ela jamais pode ter te deixado passar fome porque quem tem que te sustentar é a senhora mesma.
Agora que o lugar dele está ocupado? Senhora Vania, o lugar dele jamais será ocupado, não confunda a relação dele com a senhora coma relação com o filho. É assustadoramente claro que a senhora tenta se vingar dele pela separação.
"Do jeito que ele mente vai fazer a cabeça do meu filho" Durante todos estes anos a senhora contou a sua versão da história para o filho, nada mais justo que ele conte a dele. E a versão dele a senhora jamais impedirá que ele conte.
Por fim, é impossível que a senhora o consiga afastar do filho e se ama mesmo esta criança deve repensar este tal de "ter ocupado o lugar dele" porque pode ocupar sim na sua vida não na de seu filho.
Faça tudo para que eles se unam porque pai e mãe é pra sempre e, repense tudo que disse a esta criança sobre o pai, porque se consegue vir a internet dizer isto aqui fico imaginando o que não fez com a cabeça do menino até agora.
Sua mãe acha que você está errada, o Pai também acha, a Dra. Julianna também, eu também, o Dr Marcos também, pelo visto o mundo resolveu se unir contra a senhora que é uma mãe exemplar que não atrapalha a relação do seu filho com o Pai.
Prove que ama mesmo o garoto e pare de deixar seu ódio pelo pai interferir na vida deles. Tome cuidado viu, meninos costumam ter o pai como herói e se ele descobrir que este herói quis estar perto e a senhora "pôs outro no lugar dele" ele pode te odiar pra sempre.
Vou explicar mais uma vez, eu nunca fiz a cabeça do meu filho em relação ao pai biológico.Ele que nunca se interessou pela criança.Eu sempre trabalhei.Quem nunca passou dificuldades na vida?quando eu passei fome eu não trabalhava e hoje graças a Deus eu trabalho.Somos muito felizes, e como fui eu quem morei com ele eu o conheço e sei que ele não quer se aproximar do filho porque o ama e sim porque quer atrapalhar a minha relação com o meu filho.quanto a ele chamar o meu marido de pai é merecido! Ele ensina pra ele coisas boas, dá educação,ensina deveres escolares, leva pra escola,dá comida, amor, carinho enfim tudo o que uma criança precisa.Ninguém deve julgar alguém quando não conhece, se eu estou aqui é porque preciso de ajuda.Fui eu quem deixei ele, então quem quer se vingar é ele não eu pois sempre minha casa esteve no mesmo lugar e ele sequer foi atrás do meu filho.Ele tentou voltar pra mim, eu que não quis, daí ele não quis saber da criança! quem quer se vingar?
Só a melissa me entendeu, afinal ela está passando o mesmo. Eu não estou querendo me vingar dele pois eu já tenho meu marido e vivo muito bem.Graças á Deus. Só que eu estou preocupada com o meu filho,ele só tem cinco anos e não tem culpa de nada! eu só quero preservá-lo, pois eu sei o quanto vai ser difícil quando o pai biologico aparecer e sumir, prometer e não cumprir,falar tudo para o meu filho e não estar do lado dele!
Outra questão, o que eu falo na internet não tem nada a ver com o que eu falo para o meu filho, pois se eu estou aqui é porque preciso de ajuda, eu não estrago a cabeça do meu filho com problemas do passado, ele só tem cinco anos e eu ainda não contei nada porque achava que ele não ia mais aparecer.meu filho até o presente momento não sabe de nada, sempre tive medo de contar e ele querer saber de alguém que não liga pra ele.Sempre cuidei bem do meu filho, o educo muito bem,dou bons exemplos pra ele sim! eu sei separar avida do meu filho da internet, o que eu escrevo aqui não tem nada a ver com minha conduta.Meu pai e minha mãe não são contra mim, só que eles ficam procurando por uma pessoa que nem quer saber do filho.Eu não coloquei outro no lugar dele, apenas meu marido dá tudo o que um pai de verdade pode dar a uma criança que só sabia o que era ter mãe que sempre trabalhou e sustentou ele afinal 60,00 não dá pra nada. quem tem filho sabe.
Senhora Jvania.
"se eu estou aqui é porque preciso de ajuda". Que a senhora precisa de ajuda eu não tenho dúvidas, resta saber se quer ajuda ou quer que apoiemos o que a senhora diz.
"Somos muito felizes". Se a senhora acha que uma criança pode ser feliz de verdade sem o Pai verdadeiro é porque não sabe a importância do Pai para uma pessoa e nem imagina que seu filho sente tudo que está acontecendo.
"Ninguém deve julgar alguém quando não conhece". Há uma enorme diferença entre julgar e ser realista. Tivesse lhe julgando estaria lhe dizendo que é uma pessoa ruim e não é o caso.
"Só a melissa me entendeu". Se eu ainda sei ler, ela concordou que afastar o pai da criança não é o melhor caminho e inclusive disse que tomará atitudes para que o pai do filho dela seja mais presente, o que mostra ser uma pessoa que se preocupa mais com o filho do que com a própria felicidade.
"sei que ele não quer se aproximar do filho porque o ama e sim porque quer atrapalhar a minha relação com o meu filho". Em toda minha vida JAMAIS vi um homem querer chegar perto do filho só pra estragar a relação dela com o filho. Fico até imaginando a cena: Um cara pensando em atrapalhar a relação da mãe com o filho e quando conseguir, vai embora. Já vi vários tipos de calhordas, este seria novo pra mim.
"quanto a ele chamar o meu marido de pai é merecido". Tomara que Deus não permita isto, mas se a senhora se separar deste atual marido como fica a cabeça do menino? Seu próximo vai ser o novo pai dele? Ou pretende dar horas de visita pro atual?
Se seu ex se chamasse Fernando Beira-Mar ou Lula (difícil saber quem é pior) seu filho irá amá-lo muito. Fale mal de um deles pros filhos e verá. Passe na porta de presídios nos domingos pela manhã e verá crianças visitando seus "heróis". Repito, meninos tem nos pais seus ídolos, cuidado pra ele não descobrir que o ídolo foi afastado pela senhora.
Quer saber mais coisa sobre o assunto? veja um filme que se chama "A morte Inventada". É um documentário que mostra que filhos que foram afastados dos pais, com ou sem razão desenvolvem verdadeiro ódio pela mãe que não ajudou a estarem juntos.
Eu, e todos aqui só queremos te ajudar, até porque temos coisas bem mais importantes pra fazer do que ficar aqui "julgando as pessoas".
E vc não mente, Jvania? Vc diz pro seu filho que seu marido não é o pai dele? Vc diz pro seu filho que o pai verdadeiro dele esteve sumido, mas agora quer conhece-lo? Vc diz pro seu filho, que ele tem um pai de coração e um de sangue que quer se aproximar dele? Vc tbm mente. Sugiro que comece a preparar seu filho para conhecer o pai, da melhor forma possivel, para que ele não encontre uma história ruim sobre vc qdo conhecer o pai. Melhor que vc diga coisas boas a respeito dele, pois se vc disser coisas ruins, o pai vai desmentir, e seu filho pode ficar contra vc vendo o pai como vítima. Melhor trabalhar seu psicológico, engolir o orgulho, ser menos egoísta e rancorosa e preparar seu filho pro grande dia.