Venda de carro financiado que não foi quitado.

Há 13 anos ·
Link

Olá,

Comprei meu carro em uma garagem Multimarca, e dei meu antigo carro que estava finaciado como troca. O dono da garagem ficou de fazer a quitação do meu carro antigo porem o mesmo não o fez! O carro foi repassado para outra pessoa sem quitar ou trasferir o finaciamento. Sendo assim a pessoa que comprou meu antigo carro está pagando o boleto e andando com o documento do veiculo em meu nome. Neste momento o IPVA do carro esta vencido. Já fiz varias tentativas de negociação tanto da transferencia do finaciamento quanto da transferencia do documento, hoje já faz 6 meses que o carro foi vendido. Como devo proceder? Foi feita uma procuração na qual o dono da garagem fica responsavel pelo veiculo, há como eu acionar a policia para abrir um chamado de busca e apeensão e ficar com o carro? Tendo visto que em janeiro houve atraso de pagamento de uma parcela.

Desde já agradeço!

40 Respostas
página 2 de 2
Maikon Seabra
Há 11 anos ·
Link

Bom dia! Eu fiz uma negociação com uma pessoa da seguinte forma, troquei meu carro Que é financiado e ainda não esta quitado, pelo carro quitado do cidadão e peguei uma pequena volta. Acontece que com duas semas de uso do carro, eu fiz 3 reparos e por fim o motor fundiu, o cidadão me garantiu que o carro e moto estavam em bom estado eu entrei em contado com ele e com muita conversar ele disse que ia pagar o conserto do carro que ficou no valor de 2.300. Só agora ele só ta enrolando e disse que só vai pagar 1.400 e quer que eu faça uma procuração eu disse que não ia fazer. Aceitei pegar os 1.400 só que ele me disse que só passa o dinheiro se eu for no cartório e passar o recibo do carro pro nome dele e que ele fique com a copia do recibo. Só que ele quer que eu passe primeiro o recibo pro nome dele para depois, ele depositar o dinheiro. Ele está agindo de má fé comigo e eu só aceitei pegar a quantia que ele ofereceu em troca passar o recibo pro nome dele só que não sei se isso é o correto, se posso ter problemas!? Quero saber o que devo fazer nessa situação? Por favor me ajudem ai!

Sil Cristina
Há 11 anos ·
Link

Comprei um carro por leasing, mas não consegui pagar e vendi pra uma agência de veículos que ficou de quitar o carro para transferir para o nome dela, a agência revendeu o carro sem transferir para o nome da pessoa e desde outubro não estão mais pagando as parcelas e o banco fica me cobrando. O que posso fazer nesse caso? Faltam 6 parcelas para quitar o veículo. Entro como Pequenas Causas? Meu nome já está negativado. Aguardo ajuda.

Desconhecido
Advertido
Há 11 anos ·
Link

vc paga as parcelas. o doc será liberado para vc, ou seja só vc poderá assinar doc de transfer~encia para outra pessoa, desta forma aquem esta com carro terá que te procurar ai nesse momento vc negocia com ela, ela te paga as parcelas e vc libera o doc de transferencia

Marcos Renato Prunzel
Há 11 anos ·
Link
· Editado

antes de vender, vc deve repassar o débito(transf. do débito). [....]

Sileno De Oliveira Brito
Há 11 anos ·
Link

Sou completamente leigo, vou comentar por uma outra ótica.O bem (o carro) ainda está no seu nome, em todos os orgãos (Detran, banco e etc...) você é o dono. Contudo, você assinou uma procuração acredito que com reserva de poder, ou seja, passando uma procuração para um representante legal ,dando a ele o direito de só se envolver com aquele assunto específico (que seria a negociação do carro, tem que ver o seu contrato para entender melhor), ou seja, pelo que eu entendi o cara pode mandar e desmandar no carro como se fosse o dono. Contudo você também continua sendo o dono ou seja um carro tem dois donos (kkkk). O dono do carro ao vender deve: Ir até a financiadora e transferindo a divida se o veículo estiver financiado, não tem como dar busca e apreensão até porque o que foi feito foi um contrato de gaveta ou quase isso que não tem lá muita validade legal para mandar aprender (pois ninguém roubou nada) e como o outro cara também é dono ele também pode emprestar ou negociar, contudo, não sei se é possível, acredito que sim, você não poderia caçar a procuração e devolver o bem (o carro) para a financeira. Nesse caso, ninguém ficaria com o carro, talvez você recebesse uma parte do dinheiro de volta. Contudo, há a questão de que se você negociou o carro, algo você ganhou em troca dessa sessão de direitos ( a meu ver você emprestou o carro para a financeira fazer o que quiser e se um dia ele for pago você perde o dinheiro a ele, enquanto isso você não tem o carro, mas para não ficar de mão abanando tem todos os problemas legais possíveis de ser o dono do carro). Como o carro ainda é da financeira e a financeira emprestou o carro para você até você terminar de pagar, você não pode falar para ela, muito obrigado, pega seu brinquedo de volta e falar, só que se vira para achar porque não está comigo, ela então passa a pegar o carro de volta e dar um B.A para achar o carro? Outra questão (surreal, quase cômica, mas vale a pena analisar), você não sabe onde exatamente o carro está, você emprestou para a revenda de carro (que não vendeu), mas emprestou para outra pessoa (que está com os documentos e as chaves), mas você não sabe onde está, estava na concessionaria (que você deixou de boa fé) e agora está com alguma pessoa ( que pegou de boa fé), você não pode registrar um BO de perda? pois você realmente não sabe mais onde está? isso seria uma comunicação falsa? (Isso é algo que realmente deve ser cômico até cogitar isso na delegacia) isso seria aceito na delegacia? isso geraria um boa para levar no detran e te isentar de penalidades frente a lei para infrações do veículo? Isso poderia te fazer pegar a chave do carro e dirigir para casa e depois devolver apenas após a quitação do carro, pois se você pegar a chave e o carro ele é seu novamente pelo que entendi.

Sileno De Oliveira Brito
Há 11 anos ·
Link

Não sei se é possível, mas acredito que da para caçar a procuração com base na LEI No 5.869, DE 11 DE JANEIRO DE 1973. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5869.htm E caçar por uma questão de segurança, evitando possíveis reflexos dos poderes outorgados. O procurador deve segundo capitulo ||, Artigo 14 || que fala sobre OS DEVERES DAS PARTES E DOS SEUS PROCURADORES, a procuração fica condicionada ao ortogado "à proceder com lealdade e boa-fé" e aparentemente não foi isso que ocorreu. Não sei, mas quem sabe seja possível invalidar as ações dele e o responsabilizar pelos prejuízos causados alegando que ele agiu de má-fé. Volto a repetir, sou leigo tudo isso são só suposições e devem ser verificada com quem entende.

silvana
Há 10 anos ·
Link

tenho um uno 2009 financiado preciso vende-lo e continuar eu mesma pagando o finaciamento.estou vendendo para um amigo e contra a lei isso posso fazer um contrato que me livre de multas?

Desconhecido
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Não, o que a livra de pagamento de multas ou outras implicações é o recibo de compra e venda devidamente datado assinado e reconhecido firma e comunicado ao detran

Cristina Genival
Há 9 anos ·
Link

Pode ter certeza que ele não vai depositar esse dinheiro já te passou um carro que ele sabia que esse motor ia pifar fica a seu critério.

Greice Karolina
Há 9 anos ·
Link

Boa noite, minha irmã está na mesma situação porém o carro está no nome dela e ficou com o ex marido na separação o mesmo negociou o carro ainda financiado numa revenda..... na época ela fez uma procuração pra se isentar das responsabilidades para com o carro em caso de algum acidente e tal, o cara da revenda se comprometeu em quitar o carro e não quitou, passou pra outra pessoa que além de não quitar tbm já está com 3 parcelas em atraso.... o Dut esta com minha irmã... o carro no nome dela e o financiamento tbm..... segundo as respostas anteriores ela não pode pedir busca e apreensão porque o cara não roubou o carro, mas nesse caso ela pode mover uma ação contra a revenda pedindo o carro de volta através de liminar já que o dono da revenda não cumpriu o combinado de quitar o carro e passou pra outra pessoa? Ou existe alguma outra providência que ela possa tomar? Minha irmã não faz questão de ter o carro de volta mas quer seu nome limpo, tirar o carro do seu nome

Greice Karolina
Há 9 anos ·
Link

E parar de se incomodar com essa situação.... faltam ainda 7 parcelas para serem pagas....existe a possibilidade de a propria financeira pedir a busca e apreensão pela falta de pagamento dessas últimas 7?

Marco Aurelio Coelho
Há 8 anos ·
Link

Ola amigos, boa noite! No meu caso eu vendi meu carro financiado numa concessionária na promessa de fazerem a quitação, eles venderam meu carro, não fizeram a quitação e nem o carro está sendo pago e meu nome ainda está sujo, gostaria de saber se posso tomar meu carro ou processar a concessionária?

Marco Aurelio Coelho
Há 8 anos ·
Link

Alguém pode me orientar???

Marcelo Nabarro
Há 7 anos ·
Link

Vai no Detran e faça um bloqueio administrativo, assim ele só vai poder pagar os documentos se fizer a transferência, não consegue pagar se não transferir.

Bruna Claudino Dos Santos
Há 6 anos ·
Link

Vc pode ser preso pq o carro não tá quitAdo

Bruna Claudino Dos Santos
Há 6 anos ·
Link

É crime o carro não é teu ainda é do banco tinha que passar o financiamento para tal....

Lais gomes
Há 3 anos ·
Link

Ação de rescisão contratual com pedido indenizatória a depender da situação.

Advogado João Wagenheimer
Há 3 anos ·
Link

Aqui no Escritório eu Entro com Ação de Obrigação de Fazer para o juiz obrigar o Réu a realizar a transferência (quando o réu tem nome limpo e boas condições financeiras.

Se o Réu está quebrado financeiramente, não tem o nome limpo, eu estudo com o cliente se a rescisão contratutal e a retomada do bem é a melhor opção, regalmente sim, pois a dívida trava a vida toda, algumas para sempre (se for feito cobrança judicial pelo banco).

Ainda que a dívida seja grande, quando a pessoa paga a vida sempre começa a andar.

Após o resultado dessas ações eu entro com Ação de Danos Morais, se for possível receber. Pode pedir danos morais jundo com outra ação.

Valeria Furlan
Há 2 anos ·
Link

Em 30/04/2023, um Honda City à vista, sendo R$ 105.000,00 no mesmo dia, através de transferência bancária, e o restante de R$ 18.000 em espécie, no dia seguinte, 31/03/2023, conforme consta no contrato e ficou acertado no contrato que, a loja iria pagar as parcelas de IPVA que faltavam, assim como a transferência do automóvel para meu nome.

Hoje, 22/05, após mais de 50 dias da compra do City, ainda não estou em posse do documento do veículo em meu nome , e mesmo cobrando toda semana, eles sempre me dão uma desculpa, dizendo que o antigo proprietário conseguiu ir ao cartório fazer a transferência.

Pesquisando os dados do automóvel no site do DETRAN, descobri que ele se encontra com restrição pelo banco SAFRA e com pendencias de multa e IPVA.

Entrei em contato com o antigo proprietário, e, para minha surpresa , ele me disse que estava aguardando a loja quitar o financiamento do carro, para entregar o documento, que já esta assinado faz mais de 15 dias.

Ou seja, a loja está enrolando para quitar o financiamento, mesmo recebendo o valor integral do carro à vista. Já tente negociar com a loja sem sucesso, fui na delegacia e fiz um B.O de estelionato. Mas gostaria de sabe quais medidas judiciais devo tomar para não perder o carro que paguei a vista.

Gbs
Advertido
Há 2 anos ·
Link

Bo de 3stelionato? Delegado ou escrivão burro...ate onde vc contou nao se trata de estelionato e sim descumprimento de uma obrigajção civil que se redolve ingressando na justiça.

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos