Estou passando por um "grave" transtorno a qual preciso de orientação. Recentemente passei no vestibular para o curso de direito/ UNEB – UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA, sempre estudei em escolas pública e me considero pobre. Ocorre que, o curso que optei “DIREITO” fiz pela cota de indígena a qual alego haver ancestralidades de tribos indígenas na minha cidade onde houveram várias misturas de raças. Consequentemente a UNEB não aceita matricula de estudantes oriundos de escolas públicas sem uma declaração expedida pela FUNAI ou tribo a que o interessado deverá declarar vinculo étnico, o que obriga os candidatos auto- declarados (indígenas) a se sujeitarem a uma serie de incautos e constrangimentos morais , sociais e econômicos. Gostaria de saber se em caso da minha matricula ser negada além de um pedido de liminar na justiça “se” poderia da uma queixa na delegacia contra UNEB ir ao Ministério Público local e ao mesmo tempo mover um processo criminal "sem advogado ou com advogado" no juizado cível criminal por crime de racismo conforme modo a LEI Nº 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Esta lei distingue e incrimina bem claramente aquele que cidadão que se vê vitima de intolerância étnica ou racial como é o caso em testilha do Autor. Vejamos:

Art. 1º Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

I - discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada;

II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;

III - desigualdade de gênero e raça: assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais; IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;

V - políticas públicas: as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais;

VI - ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.

Art. 2º É dever do Estado e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo cidadão brasileiro, independentemente da etnia ou da cor da pele, o direito à participação na comunidade, especialmente nas atividades políticas, econômicas, empresariais, educacionais, culturais e esportivas, defendendo sua dignidade e seus valores religiosos e culturais.

Art. 51. O poder público federal instituirá, na forma da lei e no âmbito dos Poderes Legislativo e Executivo, Ouvidorias Permanentes em Defesa da Igualdade Racial, para receber e encaminhar denúncias de preconceito e discriminação com base em etnia ou cor e acompanhar a implementação de medidas para a promoção da igualdade. Art. 52. É assegurado às vítimas de discriminação étnica o acesso aos órgãos de Ouvidoria Permanente, à Defensoria Pública, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, em todas as suas instâncias, para a garantia do cumprimento de seus direitos. Art. 54. O Estado adotará medidas para coibir atos de discriminação e preconceito praticados por servidores públicos em detrimento da população negra, observado, no que couber, o disposto na Lei no 7.716, de 5 de janeiro de 1989.

LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989.

Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

Art. 3º Impedir ou obstar o acesso de alguém, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administração Direta ou Indireta, bem como das concessionárias de serviços públicos.

Em sentido analógico de cargo:

      1. Carga. 2. Ordem. 3. Encargo. 4. Incumbência. 5. Obrigação. 6. Responsabilidade. 7. Emprego público. 8. Despesa. Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, obstar a promoção funcional. (Incluído pela Lei nº 12.288, de 2010). Pena: reclusão de dois a cinco anos.

Art. 6º “Recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau. Pena: reclusão de três a cinco anos”.

"Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97) Pena: reclusão de um a três anos e multa."

O termo raça aparecia normalmente nos livros científicos e, (como os livros de geografia de Aroldo de Azevedo e a coleção "História das Raças Humanas" de Gilberto Galvão, que dá detalhado todas as raças, com fotografias), até a década de 1970, a partir de então, começou a desaparecer por receio de racismo, especialmente com o advento do politicamente correto na década de 1980. A ciência já demonstrou através do Projeto Genoma que o conceito de raça não pode realmente ser utilizado por não existirem genes raciais na espécie humana, isto corrobora com teses anteriores que indicavam a inexistência de isolamento genético dentre as populações. Raça na espécie humana é um conceito social, não é conceito científico.

Por fim , como devo instruir uma queixa na delegacia , ministério público diante de tudo que está sendo exposto para responsabilizar a UNEB criminalmente pelo crime de Racismo , como isso pode ser feito ?

Agradeço a quem estiver disposto a responder e quem puder indicar um bom advogado aqui na Bahia /Salvador que tenha interesse em pegar uma causa como essa?

Respostas

    ?

    Luis Inacio Lula da Silva Segunda, 09 de abril de 2012, 14h36min

    Caro amigos leitores !!!!! Cuidado com esse fórum, isso aqui é uma silabada!! Uma casca de banana para quem procura conselhos, tem advogados aqui captando causas e depois bota para ferrar em cima dos clientes. Conheci uma advogada aqui nesse fórum que se arrependimento matasse eu estava morto e enterrado vivo, essa advogada emporcalhou o meu processo .... deixou decorrer prazos, teve a sua petição inicial rejeitada pelo juiz, *depois a megera ainda queria me cobrar quase R$ 10.000,00 dez mil reais para ela reparar a imundície que ela mesma tinha feito com objetivo de me prejudicar e procrastinar todo o processo.

    Resultado – Quem ficou no prejuízo até o momento foi eu, pois para tentar ser feito algo no processo tive que contrata outro advogado foi e está sendo o maior inferno o meu processo. Mas, apesar de está um pouco descrente e ofuscado com a fé, vou orar para que em nome do Senhor Deus essa desgraçada, junto com o tal do (Olizes) que agora mondou de nome para (ISS), pague tudo que eles fizeram comigo. Um dia desses estive conversando um índio de uma tribo indígena aqui perto na minha cidade e ele me falou o seguinte – Não se preocupe com o mal que fizeram há você , pois ou cedo ou tarde, o mal ele é possuído por aqueles que o procuram, ore ,ore ,muito a Deus para seu coração fortalecer-se, pois um dia a justiça divina chegará, e um homem de coração limpo, nada passa aos seus ouvidos, olhos, bocas, nariz e pensamento.

    Cuidado a todos aqui que entram nesse fórum! fiquem de olhos abertos ao contrar ou receber indicação de qualquer mercenário ou rato de esgostos que atua nesse fórum aqui.

    .

    .ISS Segunda, 09 de abril de 2012, 14h39min

    Ah mas não mudei mesmo já que meu nome nunca foi Olizzes, aliás se eu tivesse sido registrado com esse nome eu mesmo iria entrar com uma ação para mudar.

    P

    pensador Segunda, 09 de abril de 2012, 14h40min

    Esclareço que não há indicação para contratação de advogados neste fórum.

    O recomendado SEMPRE é constituir advogado de confiança do consulente.

    ?

    Luis Inacio Lula da Silva Segunda, 09 de abril de 2012, 14h52min

    Seu desgraçado filho de uma P---!!!!

    Ninguém aqui recomenda advogado nesse fórum! poupe-me vocês vão enganar a vovozinha seus lobos do inferno.

    "Ah mas não mudei mesmo já que meu nome nunca foi Olizzes, aliás se eu tivesse sido registrado com esse nome eu mesmo iria entrar com uma ação para mudar".

    Olhe! vc tem sorte de estarmos a mais de 2000 km de distância, mas um dia vamos nos ver frente a frente no tribunal, e vou quebrar sua cara e da sua megera todinha nem que fique um mês ou dois preso atrás das grades. O que vcs dois fizeram comigo não têm perdão nunca !!!

    E outra coisa , vc é muito sínico hem!
    Nunca conheci esse nome, vai enganar sua mãe satanás!!! A mim vc não engana mais, pois tudo que falo eu provo os motivos, o senhor já foi investigado e falta pouco para vc poder começar a pagar tudo que o senhor fez.

    Se alguém aqui tem duvidas e o porquê me expresso dessa maneira aqui contra os profissionais de advocacia, me envie um E-mail para : [email protected] que evio os números dos processos que esse advogado descarado deu entrada em MG , ai vcs vão avaliar uma prévia da tramitação, olhe bem! previa, pois as irregularidades passam de 20, cada uma contada item por item.

    A

    Adv. Julia Segunda, 09 de abril de 2012, 15h09min

    Meu Deus !!!!! essa criatura vai ter que estudar muuuuuuito para aprender escrever direito ! Tal qual seu codinome...
    "sinico" "amim" e outras porcalhadas mais... Estou me divertindo a beça !!!
    Só poder ser um fake se divertindo.... ngm iria se expor desse jeito ao ridiculo !

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 09 de abril de 2012, 15h13min

    "Até mesmo já estou me inspirando no nobre baiano, Rui Barbosa que tanto fez pelo Brasil e o único convidado a ser membro permanente do tribunal penal internacional em Haia na Holanda"

    Como Holandes, posso afirmar, que o Tribunal Penal Internacional na Haia realmente foi constituido somente em 2002. Algo em torno de 80 anos após a morte deste illustre Baiano. Porém, notável foi a sua contribuição da conferencia de Paz de 1907 na Haia.

    Há a inda de retificar que não existem membros permanente em nenhum tribunal na Haia, nem no Tribunal Internacional de Justiça e nem no Tribunal Internacional Penal.

    O Illustre Rui Barbosa foi Juiz Substituto no Corte Permanente de Justiça Internacional desde a sua primeira sessão em 30 de janeiro de 1922 até a sua morte em 1923.

    Em holandes tem um ditado que diz que "ele ouviu o sino, mas não sabe onde fica o pindurado o pêndulo".....

    ?

    Luis Inacio Lula da Silva Segunda, 09 de abril de 2012, 15h15min

    Ouuuuuuu!!!!!! seu advogado autodidata ficou errado na hora da postagem, eu não sei se o senhor é cego, mas temos a opção de editar o que foi escrito e demorou demais para o senhor achar um erro de português, será que só foi esse?

    ?

    Luis Inacio Lula da Silva Segunda, 09 de abril de 2012, 15h21min

    Desculpem a colocação de membro permanente, quis dizer um membro transitório da corte de Haia.

    "epigrafamos)

    Como delegado do Brasil na II Conferência da Paz, em Haia (1907), notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos Estados. Sua atuação nessa conferência lhe rendeu o apelido de "O Águia de Haia". Teve papel decisivo na entrada do Brasil na I Guerra Mundial. Já no final de sua vida, foi indicado para ser juiz da Corte Internacional de Haia, um cargo de enorme prestígio, que recusou.

    "A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é o maior elemento da estabilidade".

    — Ruy Barbosa

    A

    Adv. Julia Segunda, 09 de abril de 2012, 15h22min

    Ah não foram muitos... por isso minha diversão !
    Bom... vc já foi denunciado, com certeza será banido... Então nos divirta um pouco mais e poste aqui o processo uai !
    ah... sinto muito, mas com suas ideias "modernas" vc nunca será advogado ! No maximo um pseudo advogado frustrado e revoltado...

    P

    pensador Segunda, 09 de abril de 2012, 15h29min

    Lembro que não existe modernidade que ultrapasse os limites interpretativos do direito sob pena de se assemelhar a decisões autoritárias se realizadas pelo Estado ou ilícitos, se realizados pelo cidadão.

    Eis o risco de operadores do direito sem uma sólida formação jusfilosófica. Pior ainda referido ao auto-didata que se arvora dono da verdade.

    E, citações de terceiros não remediam a pobreza argumentativa nem sana seus vícios.
    Até mesmo o sofismo deve ser realizado com arte, sob pena do ridículo.

    Saudações a todos,

    ?

    Luis Inacio Lula da Silva Segunda, 09 de abril de 2012, 15h29min

    Querido se no mínimo conseguir fazer uma mínima advocacia perto dos senhores advogados corruptos, para mim será um milagre!!!!!

    P

    pensador Segunda, 09 de abril de 2012, 15h31min

    Com certeza será um milagre. Aliás só um milagre mesmo.

    Quanto ao adjetivo corrupto, soa como palavra ao vento. Falácia daquele que argumentos não tem.

    Na falta de argumentos, ataca-se o interlocutor. Este é mais um dos vícios da argumentação.

    A

    Adv. Julia Segunda, 09 de abril de 2012, 15h40min

    É querida viu fofo...
    Advogada com orgulho, defensora ferrenha da etica e dos bons costumes que todos praticamos aqui no fórum.
    Exceto Vossa Senhoria né... Espetaculo !
    No mais fofo... retiro-me da discussão.
    Tenho clientes reais, escritorio real, causas reais... Não posso perder meu precioso tempo com gente ociosa e que com certeza não vai chegar a lugar algum...
    Aos demais, meu abraço e boa semana

    ?

    Luis Inacio Lula da Silva Segunda, 09 de abril de 2012, 15h50min

    O senhor deveria olhar para um espelho , tenho um aqui bem em frente no meu quarto.

    É incrível o cenário filosófico dos nosso juristas, dado um pais que cheira mal em tudo que faz e em todos os cantos até no “ar” que se respira cheira-se mal a imundície que sustenta e retifica a imbecilidade.

    Parabéns aos corruptos e desonestos, esses sim ! São cidadão brasileiros, que diga o CNJ ,o STJ que fale a OAB corporativista e o STF que virou a ultima opção do executivo para aprovar as leis que não resplandecem as necessidades a qual o povo tanto tem sede. Quando afinal, vai haver um plebiscito para pena de morte de políticos, juízes e advogados corruptos no Brasil? Por que um pais que se inspira tanto na modernidade ocidentalizada não teve a inspiração para implantar a pena de morte contra aqueles que mais sugam as forças do povo mais necessitado, povo brasileiro?

    Acho que a elite de advogados corruptos e desonestos querem nos fazer engolir hipocrisias, já não basta sugarem todo nosso suar quando precisamos destes profissionais ?

    ?

    Luis Inacio Lula da Silva Segunda, 09 de abril de 2012, 16h00min

    Querida! Seus clientes reais deveriam ficar mais de olho no que a senhora faz para sobreviver com os processos deles, e olhe! Não preciso de muita coisa para sobreviver não! , vivendo com dignidade e cabeça em pé para mim já basta! Sou feliz assim , graças a Deus ! Diferente da senhora que vive por dinheiro e pouco se lixando para os problemas sociais a qual é o pilar dos princípios que o curso de direito foi fundado.

    Afinal, é bom haver escravização social no Brasil né! , desejarmos ao próximo pouco sucesso, assim muitos advogados como a senhora capturam causas e conseguem ficar “ricas (os)” explorando e usando as leis como forma de escravidão e domínio em detrimento dos valores sociais e morais do povo e do DIREITO.

    Bye querida, vá com Deus e volte sempre!

    A

    Adv. Julia Segunda, 09 de abril de 2012, 16h12min

    Moribundo: Que está prestes a morrer, a acabar; agonizante. Resumindo: chutar cachorro morto !
    Para não escancarar demais...
    "Produto híbrido resultante do cruzamento da égua com o jumento; é menos corpulento que o cavalo e tem orelhas muito grandes e crina curta"
    Captou a msg fofo ???? Para bom entendedor Sr. sabichão meia palavra basta !
    Meu sentimento agora face ao que o senhor escreveu:
    indiferença: Desinteresse em face de alguém ou alguma coisa. Apatia.
    Pelo visto é o unico sentimento que Vossa Senhoria desperta... Meus pesames !

    ?

    Luis Inacio Lula da Silva Segunda, 09 de abril de 2012, 16h32min

    Ou DFF-SP a senhora é uma desocupada mesmo né?, vai lavar uma pia de prato querida! Fica aqui no fórum de baixarias , me ajuda ai uai ! Por favor! Leia o tópico e ver se a senhora desmiuça alguma lei ai para me ajudar uai!

    Meu Deus !!! de onde é que sai tanta carteira da OAB? Que Brasilzão é esse de tantos maus profissionais e corruptos uai? , nossa senhora de Fátima pelo amor de Deus! Acuda-me!!!! E ainda pensam que tem muitos pobres coitados abestalhados como eu vivendo nesse Brasilzão... rsrsrsr, kkkkkkk