Em outubro de 2011 emprestei uma uma pessoa que se dizia minha amiga a quantia de R$ 2600,00, pelo fato de confiar na pessoa não selei nenhuma espécie de contrato. Depois do ocorrido a pessoa sumiu e eu pesquisando na internet consegui uma maneira de entrar em contato, nesta semana que passou ao fazer isso a pessoa alega que não vai me devolver o dinheiro porque ele tem torpedos afirmando que eu dei o dinheiro a ele e que se eu continuar a comprar irá mover uma ação contra mim por perturbação da paz alheia. Tenho todos os comprovantes da transferências que fiz a ele. Tendo por base esses fatos: ele pode realmente mover uma ação contra mim alegando perturbação sendo que estou cobrando algo que é meu? Obrigada.

Respostas

    F

    francisco de Assis Temperini Terça, 10 de abril de 2012, 21h14min

    Caribeiro:

    Ha testemunhas?

    ADRIANO ANTUNES DA COSTA

    ADRIANO ANTUNES DA COSTA São Paulo/SP ADVOGADO/SP Terça, 10 de abril de 2012, 21h31min

    Procure um advogado, se tiver testemunhas melhor ainda. Ingresse com a ação, pois o comprovantes de depósito constituem prova de que ele recebeu esse valor. Vá sem medo e boa sorte.

    S

    Sandro Rogério Segunda, 30 de abril de 2012, 16h22min

    Em tese, você pode ser demandado caso esteja se excedendo nas ligações e no tom ou modo de cobrança.

    O melhor a fazer é seguir o ótimo conselho já recebido: ingressar com uma ação pedindo a restituição do dinheiro emprestado, com juros e correção monetária.

    Em matéria de prova, caberá a você, mesmo sem testemunhas, alegar e, mediante juntada de hábeis documentos bancários, provar a transferência para a conta do seu ex-amigo de cifras que totalizaram os R$ 2.600,00. A ele, que vem afirmando ter-se beneficiado de uma "doação" sua, incumbirá a prova (bem difícil, ainda que não impraticável) da existência de um tipo de contrato muito incomum nos dias atuais, afinal ninguém, em sã consciência, sai por aí entregando de graça dinheiro, esse nobre e diabólico combustível do mundo.

    E

    Eduardo Segunda, 30 de abril de 2012, 17h09min

    Amigo, vc só não disse se os sms são verdadeiros, ou não.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    ?

    CASilva Sábado, 26 de maio de 2012, 16h11min

    Obrigada pelas orientações, farei o que me aconselharam.

    A

    Alice PE Sábado, 02 de junho de 2012, 1h53min

    Não é tão incomum! Também emprestei 5.000,00 (cinco mil reais)... Mesmo!!! Com depósito bancário e tudo e só vi o retorno de 1000 reais, isso há quase 05 anos!!! o resto sumiu mesmo!!!
    Alice

    R

    ruy SP Quarta, 02 de setembro de 2015, 12h48min

    eu tambem emprestei dinheiro para um "amigo" a quantia de R$900,00 desde de dezembro do ano passado venho a cobrar ele, porem a unica prova que tenho desse emprestimo que fiz foi o reconhecimento recente da divida dele comigo pelo facebook

    o que da para fazer?

    E

    Eu Domingo, 13 de setembro de 2015, 5h05min

    Ruy SP você entrou na justiça com alguma ação??

    Leidison Souza

    Leidison Souza Quarta, 23 de dezembro de 2015, 22h11min

    boa noite neste ano 2015 emprestei ao meu cunhado 1,300,00 para enterar numa cirurgia nas vista , com a promessa de me pagar depois que tiver melhor pois bem.
    o cara me compra um xbox uma tv de 42 ,coisa que eu to querendo comprar ja faz 5 anos.
    e eu estou cobrando ele ,e ele fala que nao estar trabalhando o que tevo fazer. me ajude por favor a resolver isso. tem jeito..

    Anayá Rezende

    Anayá Rezende Quarta, 03 de fevereiro de 2016, 21h02min

    Emprestei 3200, tenho como prova apenas o comprovante de deposito, serve como prova?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    J

    jéssica Sexta, 15 de abril de 2016, 23h49min

    olá boa noite, eu emprestei 500,00 reais a uma pessoa que dizia ser meu amigo. falou o que tinha acontecido por mensagens no whatsapp, e pediu ajuda disse que ia devolver depois de 15 dias. já se passaram 4 meses e nada, eu ligo para o celular dele, não atende, mando msg no Facebook d vez em quando inventa algo, diz que vai pagar e nunca paga. eu mando ele me passar um numero pra manter contato. diz que está sem celular... eu tenho todas as conversas no whatsaap e facebook das nossas conversas. Agora não sei mais o que fazer.

    Thaysse Araújo

    Thaysse Araújo Terça, 03 de janeiro de 2017, 19h10min

    Oi, emprestei 500 reais a uma "amigo", pois prenderam a moto dele, faz 4 meses e ele so diz q vai pagar, e nunca paga, e nem da data alguma, as unicas provas sao as conversas de whatsapp, e alguns amigos q sabem. Oq posso fazer?

    Maria Fonseca

    Maria Fonseca Sábado, 18 de fevereiro de 2017, 10h51min

    Bom dia ,Eu emprestei um 1.800 reais pra um amigo já vai fazer 1 ano ele sempre com desculpa que não tem dinheiro,gostaria de saber se as mensagens que mando pelo watssap fazendo cobrança serve pra mim abrir uma ação contra ele?