Recebi um produto que não pedi

Há 14 anos ·
Link

Olá pessoal , sou novo aqui no jus navigandi então me desculpem se a área estiver errada. Bom, ha alguns dias atrás vinha um pessoal ligando para a minha casa perguntando sobre um pedido de internet e pedindo para falar com a minha mãe, pois o telefone esta no nome dela,e eu sempre pedia para eles ligarem depois ( não liguei muito porque não gosto quando ligam pra minha casa para vender algo, se eu quiser comprar eu mesmo ligo e peço ), isso durou uma semana, e quando foi ontem, chegou um modem aqui em casa , que ninguém pediu, perguntei a todos aqui em casa, e ninguém tinha pedido nada e nem confirmado que queria a internet. Bom, a minha pergunta é o que é que eu faço agora ? , porque eu não pedi nada,e se cobrarem mesmo sem eu ter pedido, e como faço pra cancelar e devolver ?

aguardo a resposta de vocês . Obrigado

5 Respostas
Melissa_M
Há 14 anos ·
Link

Caro Lucas, a situação acima relatada configura uma das práticas abusivas expressas no Código de Defesa do Consumidor.

Conforme estabelece o artigo 39 do CDC :

"Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I - ...

II - ...

III - enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço;

Parágrafo único. Os serviços prestados e os produtos remetidos ou entregues ao consumidor, na hipótese prevista no inciso III, equiparam-se às amostras grátis, inexistindo obrigação de pagamento.

Logo, já que o produto não foi solicitado nem por você, nem por nenhum outro membro da sua família, inexiste qualquer obrigação de pagamento, tal produto é considerado amostra grátis.

Espero ter esclarecido.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Esclareceu muito ! , Obrigado pela sua resposta, entendi completamente. Como não quero nada de ninguém pretendo devolver o modem, mas apenas se eles vierem pegar, porque eu não vou pagar nenhum frete para mandar de volta, pois eu não tenho obrigação nenhuma.

Muito obrigado Melissa.

Melissa_M
Há 14 anos ·
Link

Por nada Lucas, fico contente por ter sanado sua dúvida.

Abraços,

Melissa

Ton_
Há 12 anos ·
Link

Olá Melissa, Tenho uma situação semelhante: Fiz algumas encomendas em um site internacional, os pedidos são enviados para o Brasil por DHL e os correios fazem a entrega em território nacional. Os pedidos chegaram normalmente em casa, mas vieram também outros pedidos que não fiz, são muitos pacotes (mais de 10), estes pacotes estavam identificados com meu nome, endereço e CEP, mas quando abri cada caixa percebi que eram produtos que não tinha solicitado e dentro destas estavam os recibos com os dados do cliente que fez o pedido, são de várias pessoas de diferentes cidades do Brasil. Esse tipo de entrega tem seguro e ressarce o cliente em caso de extravio. Quero saber se posso ser penalizado de alguma maneira por ficar com estes produtos e consumi-los. Obrigado.

Verinha1
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Como vc os recebeu, deve ter dado o recebido, assim, se não devolver poderão lhe cobrar por eles.

Agir honestamente não é ato a ser considerado algo inesperado, é nossa obrigação. Assim, avise-os da entrega irregular.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos