Como ser advogado sem experiência?
Boa tarde,
Consegui minha OAB recentemente, contudo encontro dificuldades de conquistar uma vaga de Advogado, acredito que a falta de experiência seja o maior obstáculo. Além disso, tenho receio de pedir demissão e começar do zero. Alguém pode dar uma dica, ou empurrãozinho?
Boa noite Deusiana,
Atualmente estou no ramo de transporte, porém operacional, longe totalmente do jurídico, infelizmente não possuo experiência na area jurídica, pois sempre tive que trabalhar para me sustentar, portanto não foi possível fazer estágio (prático) em escritórios ou instituições. Olha, na verdade não busco riqueza, e sim uma boa oportunidade, ou seja, não me importo de ganhar pouco no começo!! Minha intenção é sem dúvida prosperar, e, em uma area que sempre sonhei, por isso procurei o Direito, e hoje sei que fiz a escolha certa, a conquista da minha OAB é a prova disso, porém ainda me falta o início da carreira, e é ai que estou empacado. Minha intenção é advogar, e se Deus quiser, ser um grande Advogado.
Car,
Mande currículo para os escritórios, quem sabe algum destes te contrate como advogado junior.
Muitos escritórios buscam advogados mesmo sem experiencia para trabalhar realizando audiências e diligencias.
Outrossim, muitos advogados começam atualmente realizando apenas audiências e diligencias de forma autônoma (como correspondentes) para escritórios. É um ramo bastante fértil, um colega indica o outro e com isso a renda por vezes supera um salário de um contratado.
Ao meu sentir, não é a melhor forma de se ingressar, mas já com a carteira e sem experiencia e prática alguma, é um começo.
Relaxe um pouco, os advogados fazem perguntas porque querem responder juridicamente e precisam conhecer os fatos.
Se o Senhor não quer expor porque não quer ou não precisa de esclarecimento basta dizer que não pretende expor, mas não precisa ofender ninguém para dizer isso.
O Senhor também está sem sono?
Deusiana, eu sou de Sorocaba/SP, agradeço os bons conselhos! Estou tentando de todas as formas que conheço, "atiro" currículos a todos os escritórios que conheço e que anunciam nos jornais da região. Toda semana passo na sala da OAB, e busco informações, eles tem um mural, mas geralmente procuram sempre alguém com experiência. Agora essa idéia de correspondente eu ainda não sabia, como funciona?
Obrigado também Vanderlei, qualquer ajuda é bem vinda, já pensei nisso também, porém o "medo" ou receio acabam me limitando!! E os últimos números de advogados assassinados na area criminalista, me levam, em princípio, a buscar algo em outra area. Veja bem, gosto de Penal, inclusive é a area que tenho maior facilidade, tendo feito a OAB nesta matéria, contudo como iniciante, prefiro buscar apoio de um escritório, caso siga nesta area.
Então Car_paty
Como correspondente, você não tem exatamente um emprego e não vai ter aquela prática total de advogado, mas vai conhecer processo e adquirir uma boa experiencia em audiência, se você tem muita vontade, pode aprender bastante.
O que acontece atualmente é que os escritório estão fechando contratos gigantescos com grandes empresas muitas vezes a nível nacional.
Dai, ocorre que obviamente não podem comparecer nas audiências de todos os Estados e delegam para os escritórios ou advogados locais, pois assim há um custo menor e um risco menor de revelias em decorrência de atrasos.
Alguns escritórios contratam correspondentes/coligados na mesma localidade para complementar a equipe.
Em regra, tudo é enviado via e-mail para o advogado correspondente (contestações documentos de representação, docs de provas etc..), este imprime e comparece no ato com as devidas orientações que são também postada via e-mail.
O correspondente recebe também a política da empresa para acordo, com forma de pagamento prazos etc...
São solicitadas também para o correspondente diligencias de cópias, certidões, voce faz as cópias que atualmente podem ser por fotos e envia via e-mail para o seu cliente ( o escritório que te coligar como correspondente).
No final do mês você manda uma planilha para seu cliente como com os atos realizados e valores contratados.
Os grandes escritório costumam fechar contratos de correspondência com pequenos escritórios para atendimento de determinada região e estes montam equipes ou internas ou de coligados (ou ambos), para atenderem a esta demanda.
Talvez este mercado em SP não seja tão fértil, justo porque os maiores escritórios estão já em SP com equipes próprias.
Vou confessar que os valores não são muito atrativos dependendo da localidade, mas sei de advogados que ganham em torno de 4.000,00 nesta atividade.
Se você for responsável e mostrar competência um escritório te indica para outro, você vai conhecer outros advogados que fazem o mesmo e te indicam para outro escritório que precisa.
Tem quer ser organizado para não misturar os clientes tá!
No RJ muitos advogados vivem disso. Pois RJ é campeão em demandas.
Tem uma correspondente que trabalhou para mim que atua como correspondente a nível nacional.
Vou perguntar se ela está precisando de ajuda na sua cidade ou se conhece um escritório para te indicar nesta modalidade ok!
O que você vai precisar a princípio é um com computador, uma boa impressora, uma máquina fotográfica e muita disposição!
Aconselho também, conseguir alguém que possa embarcar nessa com você como preposto.
Independentemente, desejo desde já boa sorte com a foça que o Sr. Vanderlei vai te dar.
Aos dois novos colegas que conheci neste forum ( Deusiana e Vanderlei) novamente meu muito obrigado, estou vendo que terei de ampliar mais minha visão da advocacia, e estou apenas engatinhando! Sim aceito a opinião de ambos e estarei atento as novidades do forum. Espero encontrá-los novamente, uma boa noite e fiquem com Deus!!
Car_paty,
Pelo menos aqui em Goiânia sempre há vagas para recém-formados (alta rotatividade), com remuneração em média de R$ 1.500,00. Não é preciso experiência, pois o serviço limita-se a ir a audiências, assinar petições modelos, entre outras coisas.
No sítio da OAB-GO há, por exemplo, o banco de oportunidades, e sempre há vagas. http://www.oabgo.org.br/oab/oportunidades
Entretanto, a maioria dos escritórios não precisa oferecer a vaga, pois num escritório com 30, 40 ou 50 colaboradores, por exemplo, isso não é necessário. Sempre há um amigo, primo etc., para indicar. Assim, a vaga é rapidamente preenchida. Por isso é preciso levar o currículo constantemente, ou mesmo, falar com os amigos de faculdade que hoje trabalham em tais escritórios.
Agradeço suas informações Pedro, infelizmente em SP não temos essa disponibilidade de vagas online, alias, parabéns a OAB Goiânia. Já com relação aos escritórios, acredito que tenham uma resistência quanto a incluir novos colegas, acho que é uma reserva de mercado. Pois já enviei currículos para quase todos os escritórios, e nem mesmo uma resposta do tipo "cadstramos o seu currículo...". Enfim, tenho que prosseguir, pois já dizia uma professora minha: " o não você já tem, vá atras do sim". No demais obrigado e tenha um bom dia!
CAR PATY.
Vai uma dica familiar: Meus pais começaram a advogar quando eu nasci, ou seja, há 20 anos atrás (posteriormente minha mãe tornou-se juíza).
Desde o início optaram por um método de trabalho que resultou em ter 1 novo processo por dia. Esta opção foi somente cobrar honorários ao final da ação (mesmo se ele quisesse pagar antes).
Estatisticamente o "calote" foi mínimo. Em contrapartida, esta "confiança no cliente" gerou o lucro médio de 1 mil ao dia (22 ao mês). Pois perceberam que o cliente também queria ter a mesma "confiança no advogado."
Boa Sorte. Erich. www.facebook.com/people/Erich-Ludendorff/100003608124552
A maior dificuldade de um advogado iniciante é a clientela. Aos poucos vão confiando em seu trabalho e lhe indicando para outras demandas. Nunca tenha medo de perguntar ou vergonha. Apos 10 anos de profissão vão aparecer dúvidas. Como recém formada lhe aconselho a pegar as causas que lhe aparecerem e se dedicar mesmo que que o valor seja irrisório. Isso eu aprendi:o cliente gosta muito que você o mantenha informado.
Boa sorte!
A tempos postei neste forum solicitando dicas para um adv iniciante, as dicas foram de grande valia, mas as que apreciei neste, foi bem melhor. Gostei desta sugestão de advogado correspondente. Aos amigos deste forum com disponibilidade em ajudar à aqueles que estão iniciando, deixo aqui desde já o meu apelo. Estou transferindo minha OAB/SP, para o estado do PE, a burocracia na entidade está me consumindo desde fevereiro, mas isto é problema a parte, quero mesmo que saibam, quando esta sair, estou disponível a ser correspondente aqui no PE/Al. Drª Deusiana, não esqueça de mim. Ao futuro Dr Benfeitor, estamos na mesma condição, então um conselho mínimo que possa lhe dar, procure exercitar neste forum, dá pra se ter uma ideia que terá pela frente, faço isso todo os dias. Felicidades aqueles que de bom coração se dedicam a ajudar um colega de profissão sem te-lo como adversário, concorrente, mas como um parceiro.
Abraços a todos