Estagiário sem OAB
Boa tarde.
Trabalho há 6 anos em um escritório, e estou no 3º ano da faculdade. Nesses 6 anos, aprendi muita coisa aqui e estou desenvolvendo atividades totalmente jurídicas, e não administrativas (como era na época que entrei aqui).
Recentemente surgiu uma dúvida aqui, sobre colocar meu nome e RG na procuração, já que ainda não posso tirar minha carteira de estagiário.
O escritório em que trabalho é inscrito na OAB, tudo certinho.
E dividiram as áreas, fiquei como estagiário da área da trabalhista. Aí então surgiu a tal dúvida aqui.
O estagiário, sem inscrição na OAB, pode ser inserido na procuração?
Ainda, pegamos alguns processos de outros escritório e vimos que em alguns, nas procurações constam estagiários sem inscrição na ordem, somente constando o RG.
Até porque, facilitaria muito meu trabalho, pois conseguiria levar os processos para tirar cópias e não mais utilizar a famosa máquina fotográfica.
Abração e sucesso à todos!
Entendo que para fazer carga do processo, deve o estagiário estar inscrito na OAB. Assim determina a Lei, pois esta não abre brechas para que estagiário sem registro na Ordem dos Advogados possa retirar o processo.
Entretanto, vc afirmou que em algumas procurações constam estagiários sem inscrição na ordem, somente nome e RG. Assim, seria interessante vc vericar nena prática há alguma liberalidade por parte dos cartórios e assim obter mais agilidade no seu trabalho.
Espero ter ajudado e boa sorte.
WFF
Estou no 3o. ano, mas antes mesmo de ingressar na faculdade de Direito meu nome e CPF já estavam na procuração junto com o advogado (nosso pai) e serve para alguns atos (ver processos em segredo de Justiça, fotografar, levar no xerox). Mas é somente uma tolerância que varia entre os juízes da comarca (nossa mãe é uma). Não invalida a procuração e pode ser feito por substabelecimento e autorização.
GUMA
Isto todos nós sabemos. A questão colocada é se uma pessoa qualquer (sem ser advogado ou estagiário), ou seja, sem inscrição na OAB, pode constar na procuração judicial em conjunto com o advogado para atos auxiliares. Por ex.: de auxiliar jurídico, secretária de advogado, filho de advogado (como é meu caso). A partir daquela questão vieram as respostas.
www.facebook.com/people/Erich-Ludendorff/100003608124552
O que importa é que meu nome na procuração judicial facilitou em algumas atividades. Ver processos, cópias, xerox, fotografia, cobrar clientes, comparecer e assinar em acordos, despachar com juízes, carga rápida de processos (neste item somente recebo um "não" na Vara em minha mãe é a juíza, porque não podem "quebrar o galho" para o próprio filho).