Bacharéis explorados
Por qual motivo a OAB não fiscaliza os escritórios de advocacia?
Fui outro dia perguntar a um ex-colega se precisavam de advogados no escritório dele trabalhava e ele falou que não, falou que preferia contratar bacharéis.
Ai eu perguntei o motivo e ele falou que no escritório dele: "Um Bacharel ganha R$ 800 e um Advogado ganha 1600". (Iniciantes).
Então o exame de ordem, apesar de merecer elogios, serve pra fornecer ao mercado bacharéis que fazem praticamente o mesmo trabalho de um advogado ganhando menos.
Apoio o exame de ordem e inclusive fui aprovado. Mas acho que esse lado deve ser exposto.
Quando eu estava no segundo ano da faculdade, meu chefe mandava eu fazer umas petições toscas - juntada de guias, pedir para expedir ofícios, informar novo endereço para tentar citar o réu, etc.
Acho que é um bom começo.
Se você der um modelo para o estagiário, dificilmente o cara vai fazer errado...rs
Mas é a verdade.
Se ele encarar o estágio como um bom emprego, o melhor é procurar em outro lugar. Ali é apenas uma oportunidade para aprender, pois sempre os levava nas audiências. Eu gosto de companhia nas audiências, e até para ganhar uma “grana”, com as indicações.
Só não tem como peticionar, porque não confio em ninguém. E minhas petições não tem modelo. É cheio de doutrinas, etc., a não ser nos casos mais simples, como pensão de alimentos, divórcio, inventário extrajudicial, etc.. Aí pode fazer.
Eu comprei o Previdenciário, o Administrativo e o Eleitoral.
Pensei em comprar o de Processo do Trabalho, mas pensar melhor e comprarei o do Renato Saraiva.
Gostei muito do previdenciário. Esse sim dá para aprender bem, entretanto, o Administrativo, a parte de Licitações, Contratos e Improbidade Administrativa não dá esgotar nem metade da matéria.
O Eleitoral eu só li um pouco, mas achei legal.
Você não abre mão de zuar alguém pelo visto né... assim como o Guma .kkkk!!! Não, Vini, não estou na faculdade, fui totalmente ignorante em um sentido de minha vida. Tive que me privar de mtas coisas, mas ainda nada é impossível né? Sou nova ainda... e inteligência e força de vontade e principalmente a de aprender não me faltam... :/
Pedrão,
Bom saber!
Espero que em breve sobre um tempinho para estudar Previdenciário.
No final das contas, após ler o Richard Dawkins, dei uma revisada num livro de História que eu tenho aqui e agora resolvi voltar a ler o livro do Danilo Marcondes (Iniciação à História da Filosofia).
Comprei também o livro do Wayne Morrison (Filosofia do Direito - Dos Gregos ao Pós-Modernismo) - você conhece esse livro?
Resolvi "perder tempo" com outros tipos de leitura, depois eu volto para os livros jurídicos...
Bruna,
Quantos anos você tem?