Tenho a dúvida se posso recorrer a pensão alimentícia de minha ex-mulher. Abaixo descrevo o histórico:

  1. Vivemos em comunhão estável durante 10 anos, nos separando judicialmente em 2008 (fizemos o reconhecimento da união estável e em seguida a separação).

  2. Do casamento tivemos uma filha, hoje com 9 anos de idade.

  3. Na Ata de separação há a Clausula de "dispensa" e NAO de renúncia, assim colocada: "Por auferirem rendimentos próprios, as partes dispensam-se do pensionamento". E pelo que lí a respeito, o termo "dispensam-se" caracteriza a possibilidade de requerer a pensao posteriormente.

  4. Após a separação, tive uma brutal queda em meu padrao de vida, pois estive doente, minha empresa faliu e ainda tenho uma deficiência fisica moderada. A queda no padrao de vida significa que, até a separaçao, moravamos em um ótimo apartamento na regiao nobre da cidade, faziamos constantes viagens a passeio, frequentavamos bons lugares, etc, etc. (padrao este que minha ex e nossa filha continuam - Graças a Deus - usufruindo). No entanto, do meu lado, passei a morar em um bairro de classe média baixa, durante 3 anos em um barracao de quarto e banheiro e agora, em uma casa alugada de apenas dois quartos na casa de minha mae.

  5. Profissionalmente, após a falência, nao consegui emprego, pois nao tenho formaçao superior e sempre me deparo com as dificuldades quanto ao nome protestado, além da deficiencia moderada que me dificulta andar.

  6. Minha ex-mulher tem um patrimônio pessoal em torno de 1,5 milhão e profissionalmente tem um bom emprego com ganhos anuais em torno de R$ 13.000,00 mensais, além de plano de saude e aqueles adicionais de grandes empresas, como alimentacao, etc. E, além de manter o mesmo padrao de vida, emprega, apenas para ela e minha filha, duas empregadas 6 dias por semana, 24 horas por dia.

  7. Hoje pago pensao alimentícia no valor de 1 salário mínimo e, mesmo assim, confesso, com dificuldades. Mas cumpro aquilo que é meu dever.

Entao a pergunta é:

Posso pedir pensao alimentícia? Além da necessidade óbia, posso alegar também que a queda brutal que tive no meu padrao de vida, além dos aspectos diretos (emocionais, auto-estima, etc), atinge diretamente a relaçao com minha filha, que se depara com duas realidades duras, inclusive em algumas situacoes nao desejando estar comigo (ela nao manifesta isso, mas percebo).

Posso estipular um valor de pensao alimenticia? Pergunto isso pois a pensao, a meu ver, deveria me possibilitar alugar um lugar melhor para viver (que nao seja o mesmo padrao anterior, pelo menos nao tao distante) e receber também minha filha.

Obrigado. e.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 08 de julho de 2016, 18h31min

    "PERGUNTO: POSSO REVERTER ESSE QUANDO, PEDINDO PENSÃO A ELA OU PELO MENOS CANCELAR ESSA PENSÃO.????"

    "Casei em dezembro de 2014 e hoje temos duas filhas....e eu com uma familia padeço necessidade extrema."

    Nem tinha percebido que ele pensa em pedir para a EX sustentar ele a atual mulher que ele arrumou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    É piada?!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Quer pedir indenização pelos serviços prestados?? Vc era tão bom assim na coisa?? kkkkkkkkkkkkkkkkkk Aproveite e vá fazer um extra!!! Deve ter muita coroa rica doida para levar um ..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    D

    Doracy Andrade Segunda, 24 de abril de 2017, 13h59min

    Boa Tarde.
    Estou separa a dois meses, e tenho alguns bens que adiquiri com meu trabalho, e sempre arquei com todas as despesas minhas do nosso filho e ate mesmo do meu ex, pq ele ficou desempregado varios anos,tenho um apartamento que dei entrada com meu FGTS, e continuo trabalando, tenho um carro quitado que paguei sozinha, pq ele estava desempregado varios anos, so voltou a trabalhar a uns seis meses atrás, com um detalhe que tenho uma divida de 6 mil reais e meu nome sujo pq emprestei pra ele começar um negocio que não deu certo, e durante o tempo que estivemos casados ele foi despedido de uma empresa que trabalhou 10 anos, recebeu 40:000 mil de indenização, ao qual ele torrou tudo em jogo, não vi um centavo desse dinheiro.
    Agora estamos nos separando de uma união estável, nunca nos casamos no juiz, o qual era meu sonho.o dinheiro nunca deu, mais eu perdoava, pois o amava muito.
    Bem, minha duvida é: vou ter que apesar de tudo isso, vou ter que dividir com ele tudo que conquistei com o meu suor? tudo que fiz sozinha a vida toda, moramos juntos 17 anos e temos um filho de 15, ao qual eu sustento de tudo. to muito assustada, pois ele ja pediu o nosso carro, estou sem ter como levar pra escola, e acho que ele vai querer metade do que paguei no meu apartamento.e quem sabe ate pedir pensão, pq acabei de saber que ele está desempregado.
    Por favor me ajudem, estou assustada. muito obrigada.

    P

    pensador Terça, 25 de abril de 2017, 10h26min

    Recomendo consultar pessoalmente advogado de sua confiança. Não deve entregar nenhum bem em seu nome para esta pessoa, contudo infelizmente devo dizer que na dissolução o mesmo terá difeito a meação dos bens comuns.
    Mas existem singularidades dentro da situação particular que apenas seu advogado de confiança podera analisar. Nesta via estreita do forum tal tarefa é impossível.