tenho uma conta salário que não movimento á mais de 1 ano mas não encerrei a conta. Agora descobri que tem uma dívida devido as cobranças de taxas. Gostaria de saber se por ser uma conta salário e por eu, a partir de um momento como fiquei desempregada passei a não receber mais meu salário nesse banco, devo pagar essas taxas. Se sim, tem um valor limite para me cobrarem para esse tipo de conta. O banco é o Bradesco. E a taxa q eles cobra é de manutenção de conta segundo eles. Agradeço desde já!

Respostas

    O

    [email protected] Quinta, 19 de abril de 2012, 0h15min

    Olá, Maria Edu!

    Sendo realmente uma conta salário, pela sua explanação, o banco não poderia cobrar as tais taxas. Veja a FAQ abaixo do Banco Central:

    Quais tarifas não podem ser cobradas sobre a "conta-salário"?

    Sobre esse tipo de conta é vedada a cobrança de tarifa nas transferências dos recursos para outra instituição financeira, para crédito à conta de depósito de titularidade do beneficiário, conjunta ou não, desde que esses valores sejam transferidos pelo valor total creditado, admitida a dedução de parcelas de empréstimo, de financiamento ou de arrendamento mercantil, contratados na "conta-salário".

    Na transferência parcial do crédito para outra instituição financeira pode ser cobrada tarifa, mesmo que seja uma só transferência.

    Se a transferência for para outra conta na mesma instituição financeira, é vedada a cobrança de tarifa nas transferências pelo valor total ou parcial dos créditos.

    Também não podem ser cobradas tarifas por:

    fornecimento de cartão magnético, a não ser nos casos de pedidos de reposição decorrentes de perda, roubo, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição financeira;
    realização de até cinco saques, por evento de crédito;
    acesso a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de auto-atendimento ou diretamente no guichê de caixa;
    fornecimento, por meio dos terminais de auto-atendimento ou diretamente no guichê de caixa, de pelo menos dois extratos contendo toda a movimentação da conta nos últimos trinta dias;
    manutenção da conta, inclusive no caso de não haver movimentação.

    C

    CaioCV Quinta, 19 de abril de 2012, 16h14min

    Provavelmente sua conta não é salario.
    Para confirmar, o cartão da conta era vermelho e prata ou era um cartão com cédulas impressas nele ?
    Caso seja uma conta corrente comun, o banco pode cobrar estas taxas e não existe um limite, o valor se acumula.

    ?

    Maria Edu Quinta, 19 de abril de 2012, 20h25min

    Oi Caio,
    O cartão é vermelho e era conta poupança e corrente juntas...

    C

    CaioCV Sexta, 20 de abril de 2012, 9h00min

    Então sinto informar que sua conta era corrente normal, passivel de cobrança de taxas.
    Portanto a divida é devida.

    D

    DNmor Terça, 29 de janeiro de 2013, 19h14min

    Estou com um problema parecido. Tenho uma conta no banco do Brasil comum que se destina apenas para recebimento de salário. Ela não tem o titulo "conta salário" mas se iguala a tal. Só tenho cartão de débito e mais nada. Faço apenas saques e pagamentos em débito na conta. Poupança, cheque, cartão de crédito não existem. Fui verificar esses dias e em quase 3 anos me descontaram aproximadamente 300 reais em taxas de saque, taxa de manutenção, etc. Em conversa com um rapaz do procon ele disse que nao precisa necessariamente ser "conta salário", basta a conta ser destinada ao recebimento de proventos que a cobrança se torna ilegal, como é o meu caso.

    Deilane Jesus

    Deilane Jesus Quarta, 08 de abril de 2015, 15h16min

    no meu cartao ta escrito conta salario e e vermelho e prata pode ser cobrada alguma taxa.

    B

    bruna Quinta, 30 de abril de 2015, 15h44min

    Bom ! Gostaria de saber se o banco tem direito de me cobrar uma taxa de 82,18 de uma conta salário na qual eu nunca movimentei a mesma ,pois nem cheguei a trabalhar no serviço onde foi preciso abrir a conta ,tanto que os cartões ainda estão bloqueados nunca desbloqueie o mesmo.

    Desde de já agradeço ! Estarei a espera da resposta.

    Marta Lessa

    Marta Lessa Sexta, 08 de julho de 2016, 11h08min

    QUERO SABER SE TENHO O DIREITO DE NÃO ACEITAR A COBRANÇA DE TAXAS NA MINHA CONTA(CONTA CORRENTE) PORQUE NA VERDADE FOI A EMPRESA QUE TRABALHO QUE ABRIU ESSA CONTA PRA DEPOSITAR MEU SALÁRIO, O GERENTE DO BANCO DEU A ALTERNATIVA DE DESCONTAR UMA TAXA DE 25,00 E REVERTER EM CRÉDITOS NO CELULAR, MAS EU NÃO QUIS E AGORA ESTÃO DESCONTANDO 35,00 DE TAXA .TENHO O DIREITO DE PEDIR ISENÇÃO POR SE TRATAR DE UMA CONTA DESTINADA A DEPÓSITO DE SALARIO?? FICO NO AGUARDO...OBRIGADA!!

    Leticia Brito

    Leticia Brito Terça, 31 de janeiro de 2017, 16h12min

    ola, tenho um cartao do itau de conta salario e todo mes eu tinha q sacar meu salario correndo pra nao me cobrarem nada,
    ja tive mes q esqueci de sacar e eles comerem 300 reais do meu salario, e todo mes me cobrarem uma tarifa de 34 reais por mes e as vezes ate 3 vezes no mes...
    ja tenho conta salario so pra sacar meu pagamento q sofro pra ganha pro banco comer??
    posso ir na agencia resgatar?

    M

    Mark Terça, 31 de janeiro de 2017, 16h16min

    Isso não é conta salário, é uma conta corrente normal, passível de cobrança de tarifas.