Caros amigos, A um 01 ano atrás, tive problemas de saúde, passei alguns dias informado e com o tratamento fiquei curado. Hoje me sinto saudável, já voltei até a minha cidade de residência e estou procurando trabalhar novamente e tocar minha vida. Acontece que minha mãe idosa (+ de 70 anos) tem sido vítima de insinuações por parte de uma pessoa em sua cidade que anda falando que sabe que eu estou recebendo algum benefício do INSS, ou que estou aposentado por invalidez devido a minha doença. Isso tem me causado constrangimento e deixado minha mãe e irmãos preocupados. Gostaria de saber se posso processar a autora desses comentários maliciosos e preconceituosos por calunia e difamação e também exigir indenização por danos morais. Sou aluno de Direito, e sei que independente da veracidade do comentário, tenho direito a manter privacidade sobre minha vida e preservação da integridade da minha família. Gostaria se possível de ser esclarecido a esse respeito, inclusive se possível me dar os passo inciais para iniciar o processo. Atenciosamente, Thiago Riganni

Respostas

  • -1
    J

    Jessica Valentim Terça, 17 de novembro de 2015, 0h20min

    Oi boa noite gostaria de saber se posso processar uma pessoa que anda me difamado e ainda alega minha sanidade isso tem gerado um grande transtorno para mim e minha família gostaria de saber se tem como processada e como fazer isso

  • -1
    A

    Ana Paula Domingo, 01 de maio de 2016, 7h41min

    Eu tambm fui constrangida e humilhada no meutrabalho por uma outra pessoa que nao tem nada haver com meu trabalho mas eu nao fiz nada! acho que deveria ter feito alguma coisa!

    Viviane Jubilét

    Viviane Jubilét Sábado, 16 de julho de 2016, 23h38min

    passei por algo ruim hoje, uma pessoa escreveu coisas em redes sociais, falando coisas que eu não falei, fui xingada por estranhos, ameaçada devido as coisas que ela escreveu de mim nas redes sociais.

    Viviane Jubilét

    Viviane Jubilét Sábado, 16 de julho de 2016, 23h41min

    ela contou fatos que não ocorreram tbm, fui agredida verbalmente por pessoas que não conheço, por algo que eu n:ao fiz ou falei.

    Adriana Ribeiroo

    Adriana Ribeiroo Terça, 30 de agosto de 2016, 14h18min

    Boa tarde. Eu moro em prédio. E ontem a noite uma vizinha estava discutindo com uma e do nada me envolvem na briga me gritando e dizendo que eu abortei. Gritando para o prédio todo que eu cometi um crime, pois aborto é crime. Meus pais já são de idade e ouviram tudo é quase passaram mal. Já fiz um boletim. E tenho o prédio todo como testemunha. E claro nunca fiz aborto algum. Eu posso processar ela só com as minhas testemunhas?

    Danyel Martins

    Danyel Martins Domingo, 04 de setembro de 2016, 0h50min

    Olá, trabalho em um walmart, e lá tem um setor que presta serviço de cartões, mas não é própriamente do walmart, e sim do itaú hipercad...
    eu precisei entrar neste setor, e pedir autorização de um funcionário para usar o telefone... pois tive um problema com o carsystem, que estava sugando a bateria de minha moto, e tive de pedir para desativar por lá, pois meus créditos do celular acabaram
    neste setor havia 2 funcionários...
    e um deles, cujo tenho problemas pessoais... disse a seu gerente do HIPERCARD sobre eu ter usado o telefone, ou inventou alguma história...
    e este gerente chegou no meu GERENTE do walmart, e passou a informação de que eu teria entrado no setor de cartões, vazio, sem ninguém, praticamente invadindo, e fazendo uso do telefone ou aparente mexendo em alguma coisa sem autorização DENTRO DA SALA DELE... e que ele teria imagens na câmera, e teria visto tudo isso através de acesso remoto de sua casa no instante que entrei lá e fiz uso do telefone.

    o telefone que fiz uso, foi no balcão, que fica na parte externa do setor deles, em nenhum momento cheguei a entrar na sala dele...
    O rapaz que me autorizou, disse que seria minha testemunha, caso eu faça a reclamação desta atitude caluniosa.
    Após saber desta "noticia" que chegou até mim... eu fiz uma gravação conversando com este gerente da HIPERCAD, e ele conversou comigo se contradizendo sobre a história de ter imagens de eu "INVADINDO SUA SALA" e usando sem permissão o telefone.
    Ele insistiu que teria imagens minhas entrando lá sem permissão...
    mas nunca houve "proibição" de funcionarios do walmart entrarem no setor do hipercard, tanto que usamos a impressora deles para xeróx.

    aparentemente ele inventou esta história, só para não falar o nome da pessoa com quem tenho problemas pessoais, e admitir que foi ela quem teria reclamado de eu ter usado o telefone.

    No setor de cartões, tem uma única câmera, e que não funciona...
    Minha namorada trabalha neste setor, mas estava de folga...
    e o gerente dela informou esta "falsa história" para ela, e para meu gerente.

    eu posso processá-lo por difamação e calúnia por tentar me prejudicar com meu gerente?
    mesmo que meu gerente não testemunhe por mim, minha namorada, e o rapaz que me autorizou podem testemunhar, e também tenho o audio.

    Lycennya Caetano

    Lycennya Caetano Terça, 29 de novembro de 2016, 6h23min

    Olaria queria saber como faço para processar minha ex cunhada que veio pra minha casa (quando eu e o irmao dela ainda estávamos juntos) e deichar um saco com roupas e um documento, logo após isso foi pra casa da família dela e saiu dizendo horrores de mim só que isso não tenho como provar pq ninguém lá vai querer depor contra ela, pois bem no dia que o irmão dela foi embora de casa ele levou essa sacola só que esqueceu no portão do lado de fora o vizinho da frente passou e colocou junto com os lixos poisso estava do lado de fora do portão e quando minha mãe limpou a garagem ela rasgou o saco e colocou uma sacoleira com fases de cachorro e outros lixos as 2horas da manha o irmão dela veio pegar o resto das roupas e viu a besteira que tinha feito só que não olhou dentro só devolveu a partir daí minha vida tá um inferno pq ela sai dizendo pra todo mundo que eu q coloquei lixo nas coisas dela pra humilhar ela tenho fotos e conversas dela falando muito mal de mim como faço pra processar ela ??

    C

    Ceci Sexta, 20 de janeiro de 2017, 3h22min

    Olá! Gostaria que alguém me informasse de como devo prosseguir com um processo sobre este caso.
    - Eu vivi quase 3 anos com uma pessoa, no entanto apanhei muito, sofri muito, fui humilhada, muito maltratada mesmo. Até o dia que não aguentei mais e levei o caso a justiça. Ele foi preso em flagrante após ter me agredido muito e eu estava gestante. Ele passou 5 meses preso e foi solto após eu ter sido coagida a depor a favor dele. Mais desde q eu engravidei q ele afirmava aos quatro ventos q o filho não era dele. A criança nasceu ele registrou mais nunca deu nada pro menino. Com alguns dias da soltura dele, ele foi preso novamente por tráfico. E me fazia ameaças de dentro do presídio e smp dizendo que eu tinha machos, me esculhambava de tudo quanto era nomes de baixo calão e ainda dava nomes a esses supostos amantes q eu nunca nem vi n conheço é tudo fruto da mente psicopata dele. Novamente fui a delegacia prestei outro b.o mostrei as msgs e gravações dele me esculhambando, me difamando e me acusando e smp dizendo q o filho n é dele. Mais daí o primeiro processo está parado pra legação final, esse do 2°b.o só saiu a medida protetiva e até agr n resolveu nada. Tentei entrar com o pedido da pensão alimentícia mais tem q dormir em frente ao fórum pr pegar ficha, pra defensor público pois n tenho condições de pagar adv particular. A mãe dele tem condições de pagar pensão pro neto. Oq faço? Como devo agir, qm eu devo procurar? Obs: Eu tenho prints das msg das ameaças r difamações dele r tenho áudios de whatsapp e ligações. (Eu queria q ele fosse condenado pelo 1 processo e nesse 2 processa-lo por difamação, calúnia, ameaça, injúria r danos morais já que ele afirmava a traição na frente de pessoas denegrindo minha moral. E tbm qro pedir o dna, a pensão e processa-lo por danos morais de novo pelo constrangimento de submeter a mim e ao meu filho de 1 ano. Pois ele sabe q o filho é dele q n tenho motivo pra desconfiar nem prova, registrou mais continua dizer q n é dele, desprezou o menino e nunca deu nada!
    Eu posso fazer tudo isso?
    o q devo fazer?
    *como posso fazer e a quem recorrer??
    Desde já agradeço!