paam Sábado, 28 de abril de 2012, 14h25min

    meu nome é Pâmela Karolynne de Souza Melo, posso trocar meu nome ? gostaria que ficasse Pâmela Karolynne Albuquerque de Melo, não gosto do Souza que é da minha mãe, queria que ficasse com Albuquerque que é do meu pai, tem como ? o que devo fazer ?

    S

    sou brasileiro Sábado, 28 de abril de 2012, 14h25min

    Não. Infelizmente não poderá trocar. A troca só se dá ao nome; não se pode trocar sobrenome. Ainda assim o nome deve causar algum tipo de constrangimento para que seja autorizada a mudança. Deve ser um nome que atrapalhe a vida de quem o tem.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    R

    Rosana Sexta, 04 de maio de 2012, 21h19min

    Precisa-se de um motivo importante, ou também pode ser alterado por gosto pessoal? Poder exemplo, retirar o Silva e colocar um sobrenome menos comum, de um dos avos, mesmo não tendo um homônimo?

    R

    Rosana Sexta, 04 de maio de 2012, 21h20min

    Outra duvida, aproveitando esse assunto: no registro de um filho, o casal pode colocar sobrenome dos bisavós da criança, se acharem interessante? Ou precisa ser apenas uma mescla entre os sobrenomes dos pais?

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Sexta, 04 de maio de 2012, 21h39min

    PANN

    Pretendi com a sentença judicial acima explicar o seguinte: INCLUIR sobrenome sempre é possível, EXCLUIR sobrenome é relativo (diversos fatores). Se este mesmo processo tivesse sido distribuído para o juiz da 3ª. Cível certamente ele teria incluído um e excluído outro. Quanto a outra pergunta, no registro do filho somente é permitido incluir o sobrenome do pai ou da mãe ou de ambos em qualquer ordem (item 32 das NSCGJ). Sobrenome avoengo somente por ação judicial.

    R

    Rosana Sexta, 04 de maio de 2012, 21h44min

    Erich, obrigada pelos esclarecimentos (sou Rosana, aproveitei a duvida da PANN)

    R

    Rosana Sexta, 04 de maio de 2012, 21h44min

    Muito obrigada!!! :)

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Sexta, 04 de maio de 2012, 21h49min

    ROSANA

    É verdade, confundi os nomes.