Gostaria de saber da possibilidade de pagamento, através de Dação, de débito previdenciário, utilizando-se como meio elididor as apólices da dívida pública da república velha.

Na mesma forma gostaria de saber se é possível o pagamento de outros tributos federais com este tipo de papel.

Respostas

    ?

    Márcio Roberto Paulo Quarta, 05 de maio de 1999, 21h08min

    Voce deverá entra com um pedido administrativo no órgão em que pretende pagar sua dívida, para isso deverá fazer um requerimento fazendo a dação em pagamento com títulos da dívida pública.
    O INSS estava aceitando estes títulos até um tempo atras, mas tome muito cuidado pois há muitos títulos falsos no mercado, por isso todos os títulos devem ser periciados pelo melho perito do Brasil.
    Para pagamento de outros tributos nunca fizemos a daçao.

    ?

    Renato S. Silveira Terça, 01 de junho de 1999, 1h10min

    Já tive a oportunidade de analisar um pedido administrativo de dação em pagamento de dívida com o INSS, através do uso das Apólices da Dívida Pública de 1902, porém tal pedido foi indeferido.
    Também foi expedida Ordem de Serviço, no sentido da não aceitação de tais títulos como forma de pagamento das contribuições sociais.
    Agora, a única alternativa é formular tal pretensão junto ao Judiciário, até porque existem diversos pareceres a favor do resgate das Apólices, ocasião em que seriam convertidas em "dinheiro", revertendo-se para a quitação do débito tributário.
    Boa Sorte!
    Renato S. Silveira