Boa tarde caros colegas

Estou iniciando um estágio na Prefeitura Municipal de Capão da Canoa e o CIEE (Centro de integração empresa-escola) pediu que eu abrisse uma conta no banco Santander para receber meu salário de estagiário.

Segundo a atendente do CIEE, só posso optar por receber em outra agência bancária caso eu não possa ter conta no Santander (por morar em cidade que não possua agência do Santander ou por possuir pendências jurídicas que impeçam a abertura da conta).

Eu pergunto, o CIEE pode mesmo me obrigar a receber o salário somente no Santander?

Tenho 3 motivos para não abrir conta no Santander. São os seguintes:

1 - O atendimento na agência do Santander na minha cidade é lento e ruim, já fui mal atendido nesta agência mais de uma vez

2 - Já possuo conta em diversos bancos: -Banrisul quando morei em outra cidade precisei abrir; -Banco do Brasil quando trabalhei em uma farmácia; -Caixa Econômica quando trabalhei em uma clínica; -Bradesco tenho minha poupança.

3 - Possuo uma pendência de mais ou menos R$200,00 com o Banco do Brasil advinda do mau uso de um cartão de crédito. Então gostaria de receber o pagamento no Banco do Brasil para sanar esta dívida o quanto antes.

Agradeço a ajuda

Respostas

    S

    sueli_1 Sexta, 04 de maio de 2012, 20h25min

    A exigencia se deve ao fato de essa prefeitura manter contrato com o Santander. Abra a conta salario e depois do primeiro deposito, peça migraçāo para outro banco. Simples, eu fiz isso.

    ?

    FernandoCK Sábado, 05 de maio de 2012, 9h45min

    Ok Sueli, mas de uma forma geral, pode o CIEE exigir a abertura em um determinado banco?

    Independentemente de o CIEE ter parceria com o Santander

    S

    sueli_1 Sábado, 05 de maio de 2012, 11h50min

    Entenda: a conta salario nāo é opçāo da empresa, é Lei (Resoluçāo 3424 do CMN), a empresa é obrigada a dispor dessa facilidade para o empregado, visando justamente proteger seu salario, evitando, entre outras cobranças como tarifas, etc, o bloqueio em caso de debito. Mas como ja disse, voce pode pedir a transferencia do salario para outro banco. Se vc "brigar" com a empresa por causa disso, vai perder, inclusive o emprego, pois ela está apenas cumprindo uma exigencia legal e pagando para isso, pois todas as taxas sāo cobradas da empresa. O CIEE nāo está te obrigando a nada, o Governo Federal é quem está obrigando o CIEE. Mas se mesmo assim vc achar que tem outros direitos, procure outro emprego, perguntando já na entrevista, em que banco vc deverá abrir sua conta.

    I

    ingridschiessl Segunda, 05 de novembro de 2012, 16h00min

    Estou passando por um problema semelhante também com CIEE. Quando comecei o estágio no STF, no CIEE me falaram que eu tinha que abrir uma conta no Bradesco, mas achei horrível o atendimento do banco, nunca tem caixa eletrônico nos lugares etc. Depois descobri que amigas que também estavam no CIEE e estagiando no mesmo local que eu, o STF, tiveram a opção de receber pela conta de preferencias, que no caso é o Banco do Brasil. Solicitei para o CIEE trocar minha conta-salario do Bradesco para a minha conta universitária do banco do brasil, e fui atendida. Porém minha irmã que estagia no STF também, inclusive na mesma sala que a minha, o CIEE não deixou trocar de conta pois ela já tinha mais de 10 meses que estava no estágio, porém quando fiz a solicitação de troca de conta eu já tinha 1 ano de estágio. E atualmente o CIEE oferece a opção de abrir conta no Bradesco ou no Banco do Brasil. E mais existem outros estagiários aqui no STF que recebem por outros bancos como CEF, HSBC etc. Estou equivocada quando penso que o CIEE não pode negar trocar a conta? Pois aqui no STF não problemas quanto ao Banco, pois já me informei, e também o CIEE atualmente possui um convênio com Banco do Brasil, que no caso é o banco por onde minha irmã gostaria de receber o salário.