o que tenho direito
Boa noite... moro comum rapaz não somos casados e nem reconhecido em união estavel,moramos em uma casa no nome da minha mãe,nesse periodo compramos um automovel onde ajudei a pagar porem esta no nome dele,quero me separar´porem ele diz que se isso acontecer ele ficara com o carro so pra ele pois esta no nome dele e como não somos casados legalmente não tenho direito e nem como provar que ajudei a compra_lo e se for o caso ele transfere em nome de algum irmao dele. tenho direito estando no nome dele ou não?
Mesmo que nao registrada em cartorio, sua uniao existe de fato. Dessa forma, tudo o que foi comprado durante a uniao, se foi comprado com dinheiro de um só ou de ambos, ou se ta no nome de um só ou de ambos, nao importa, é 50% para cada. No caso acima, somente metade do carro, ja que a casa é da sua mae. Mesmo que ele transfira o carro para o nome de alguem, basta voce provar que estava no nome dele antes e que o mesmo foi comprado durante a uniao de voces, por isso seja esperta e tire logo um xerox do documento do carro. Para voce conseguir a metade do carro que voce tem direito, tera que contratar um advogado ou defensor publico e entrar com acao de reconhecimento e dissolucao de uniao estavel, levar provas da uniao e o documento do carro e pedir a meacao.