Construí uma casa residencial a um custo total de aproximadamente R$ 45.000,00, entretanto o INSS avaliou o prédio em cerca R$ 101.000,00 e sobre esse valor calculou a contribuição devida sobre obra de construção CIVIL. Esse tipo de cobrança constitui-sem em excesso de exação??? Como posso recorrer desse exagero??? Como ocorrerá a prescrição e a partir de quando ela correrá (ou será computado seu prazo)?? Se o INSS demorar de cobrar, em quanto tempo estaria extinto o crédito tributário??

AGRADEÇO QUALQUER AJUDA!!

Respostas

    ?

    Drª Vera m.C.Queiroz Quinta, 14 de dezembro de 2000, 12h38min

    Se a sua construção for residencial, de até 70 metros quadrados, destinada a uso próprio, do tipo econômico e se tiver sido executada sem a utilizaçào de mão-de-obra assalariada, voce está isento da contribuiçào social.
    Caso contrário, provavelmente voce não fez a matrícula da obra no momento certo e o fiscal fez o lançamento de ofício. Cabe a voce agora, no prazo de 15 dias, apresentar defesa ao CRPS, com as provas dos gastos da obra.
    Boa sorte!!!
    Drª Vera Queiroz
    Advogada especializada em Previdêcia Social.

    ?

    MARCIO ROBERTO PAULO Sexta, 23 de março de 2001, 11h51min

    sim, primeiro vc tem que pegar na prefeitura uma certidão com o valor venal do seu imóvel.
    fora isso vc tem que comprovar os valores gastos com a construção.
    além disso o INSS só poderia reter os 11% que são da mão de obra, sobre 50% do valor venal ou da despesa com construção.
    além disso os créditos previdenciários prescrevem em 10 anos.
    por isso se já passaram 10 anos o INSS nao pode mais cobra este crédito.
    Importante: se foi uma construtora que construiu sua obra, ela é responsavel pelo pagamento dos 11% da mão de obra.
    Se vc tiver algum documento da construção que informe o quanto vc gastou com material, e mão de obra, sobre este valor da maso de obra é que vc deve os 11%.
    se o construtur nao recolheu, vc é responsável pelo recolhimento com direito regressivo.