Hoje saiu uma reportagem na rádio falando que uma mãe separada e com a guarda da filha, passou em um concurso em outro Estado. A mãe foi para o tal lugar com a filha (6 anos). O pai soube e não concordou. Pediu a guarda da menina no lugar onde ele morava e o juiz concedeu a guarda da filha ao pai sem ao menos fazer uma audiência de conciliação. Após um ano a mãe reaveu a guarda da menina!

Que absurdo é esse??? Pode um juiz ser tão inconsequente assim?? O que se passa hoje em dia?? Fala-se tanto que crianças não são objetos e saem tirando as crianças do convívio familiar onde se sentem seguras sem ao menos um estudo?? Que isso!! Tudo errado! Pode isso???

Respostas

    .

    .ISS Domingo, 13 de maio de 2012, 18h38min

    Vc deve ter tido acesso à integra do Processo não é?

    M

    Marcos Cassio SP Domingo, 13 de maio de 2012, 19h46min

    Helenna Maya
    Não tive acesso a tal reportagem, mas provavelmente a mãe deixou de informar telefone, novo endereço da criança ao pai, e o mesmo alegado alienação parental tendo sido impedido o direito da criança à convivencia com o pai.
    Pode ser inaudita altera parte, entendendo-se necessário intervenção judicial a fim de preservar o bem-estar da criança.
    Veja bem isso é apenas uma hipótese.
    abraço

    E

    Elisete Almeida Domingo, 13 de maio de 2012, 20h15min

    Helenna Maya;

    Desculpa, mas não resisti em fazer uma observação às suas palavras:

    "Fala-se tanto que crianças não são objetos e saem tirando as crianças do convívio familiar onde se sentem seguras sem ao menos um estudo?? Que isso!! Tudo errado! Pode isso???"

    Por acaso o pai não é família?

    Não terá a mãe usurpado o direito desta criança à convivência com o pai, resultando, assim, nesta decisão?

    No meu ver, corretíssima a decisão caso tenha ocorrido conforme Marcos Cassio SP expôs. A mãe não tem mais direitos e deveres do que o pai, o poder familiar deve ser exercido com equilíbrio entre ambos os pais.

    Peço novamente desculpas pela minha forma de expressão, no entanto, há um pré-conceito socialmente estabelecido de que as mães têm mais direitos do que os pais, isto é um absurdo que precisa urgentemente ser superado.

    Cumprimentos

    Marcos Cassio SP, parabéns pela lucidez na resposta. Cumprimentos.

    ?

    Helenna Maya Domingo, 13 de maio de 2012, 20h22min

    Elisete, Marcos e ISS,

    Não sou advogada e apenas ouvi a reportagem.
    Depois eu li que o pai entrou com uma liminar antes da mãe e por isso ganhou o direito de ficar com a menina.
    Concordo que ambos (pai e mãe) são importantes na criação de uma criança; tanto é verdade que caso um dos dois falte. a criança tende a projetar a figura desta em outra pessoa.
    Eu fiquei um pouco indignada pois a menina sempre conviveu com a mãe e passar a conviver com o outro genitor, o pai, (tendo uma boa estrutura com quem tinha a guarda - mãe) e depois de um ano volta a morar com a mãe... isso deve ser muito chato, não é?
    E achei estranho porque não houve nenhuma audiência e pelo que sei, no processo de inversão de guarda há um estudo dos pais e da criança.
    Foi isso.

    J

    Julianna Caroline Domingo, 13 de maio de 2012, 22h13min

    Helenna

    O juiz julgou o pedido liminar deferindo a favor do pai.
    Liminar é pra isso mesmo, pra ter seu pedido atendido antes do julgamento da ação e de seus trâmites.
    Ele está com a guarda liminarmente, agora o processo segue.
    Se o juiz ao julgar o processo verificar que foi injusto deferir a liminar e que será melhor a cça estar com a mãe, a guarda pode voltar pra ela.

    ?

    Helenna Maya Segunda, 14 de maio de 2012, 20h14min

    Comentei deste processo há alguns dias e hoje o colega do meu marido levou o filho para casa... ele ganhou a guarda do filho.
    Alegou que o filho era mal tratado. O garoto é autista e apareceu com a cabeça machucada. A mãe falou que o menino caiu e o pai alegou ser isso falta de cuidado já que o menino não corre ou brinca.
    Houve apenas os depoimentos do pai, mãe e avó materna da criança. Após os depoimento o juiz deu a guarda do menino ao pai e perguntou se ele queria receber pensão e o pai disse que não.
    Ninguém foi investigar se o que o pai estava alegando era verdade. Não houveram testemunhas, fotos, laudo médico... nada!
    Eu concordo que uma criança autista se machucar é incomun mas não seria correto haver avaliação e apuração dos fatos? Agora é assim? Um dos genitores chega falando e julga-se por quem é mais convincente???

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Terça, 15 de maio de 2012, 10h39min

    Helena, a questão não é ser mais convincente! O juiz entende em primeiro lugar, a segurança da criança, se o pai entra com um pedido de liminar solicitando a guarda do filho, alegando maus tratos ou falta de cuidado com a criança, a mãe tem um prazo para contestação! a justiça é lenta e não tem material humano suficiente para averiguar todos os casos, e no caso da duvida, provisóriamente a guarda fica com aquele que esta pleiteando a guarda para proteção integral da criança!

    ?

    Helenna Maya Terça, 15 de maio de 2012, 13h20min

    FJ-Brasil,

    Mas esse tempo para contestação é com guarda já invertida ou é um tempo para juntar argumentos e tentar continuar com a guarda?

    O que ocorre é que a mãe trabalha e a criança fica com a avó materna, tanto que foi chamada a depor também. Não sei o que elas falaram mas o pai alegou apenas maus tratos. Em off disse ao meu marido que outro fato para o pedido de guarda era para não pagar a pensão.
    Ele não é casado e quem irá cuidar da criança será uma babá... sei lá... não confio em babás. Sou divorciada e me casei novamente. Pedi demissão para cuidar do meu filho já que ele andava agressivo, cheio de birras e ele melhorou muito comigo em casa e detalhe: minha mãe cuidava dele junto com uma babá que eu contratei.
    Não confio em babás sozinhas... e o que dirá um autista que precisa de atenção especial. Não sei quem cuidaria melhor, se a avó ou uma babá... e o trab do pai do menino é igual o do meu marido. Quando chamam, tem ir, seja qual for a hora...

    J

    Julianna Caroline Terça, 15 de maio de 2012, 13h35min

    Helenna

    Qdo o juiz concede a Liminar ao pai, por exemplo, ele tem total poder de pegar a cça imediatamente e ficar com ela enquanto a mãe tem o prazo pra contestar o que ele alegou na Liminar.
    O julgamento da liminar em caso positivo, dá a guarda provisória ao pai de imediato, e a mãe tem que correr atrás pra provar que as alegações do pai são infundadas.

    P

    pappai Quinta, 17 de maio de 2012, 20h17min

    Após os depoimento o juiz deu a guarda do menino ao pai e perguntou se ele queria receber pensão e o pai disse que não.--> um absurdo... pois é DIREITO DA CRIANÇAreceber pensão.... quem tem aguarda nao deveria poder abrir mão desse direito!!!!

    J

    Julianna Caroline Quinta, 17 de maio de 2012, 21h33min

    Pois é, tá errado, porque o direito à pensão é da cça, por tanto indisponível aos pais, não podem escolher não receber, pq é da cça!!
    Esse juiz ta dormindo!!!

    ?

    Helenna Maya Sexta, 18 de maio de 2012, 0h16min

    Senhores,

    O advogado do pai da criança disse que provavelmente o juiz perguntaria isso para ver se ele aceitaria ou não no intuito de confirmar se o pedido de guarda era para o bem da criança ou para o não pagamento dela. O pai fez o orientaram, negou o recebimento.

    ?

    Helenna Maya Sexta, 18 de maio de 2012, 14h26min

    Ué?

    Foi isso que aconteceu. Eu até achei o advogado muito bom pra saber oq o juiz perguntaria! Mas o fato é que a criança está com o pai, a mãe não recorreu ainda e a mãe não paga pensão ao menino pois o pai não quis, orientado pelo advogado.

    S

    SIRLEI DO CARMO Sábado, 19 de maio de 2012, 1h17min

    Passei por uma situaçao parecida , me separei de meu marido , por ele ter me traido , foi uma separaçao muito dolorosa , lembro-me do dia que ele saio de casa , levou metade dos moveis , pq disse que me deixaria na casa que tinhamos comprado e ele continuaria agando o terreno , na hora que ele pegou a televisao nossa filha chorou e disse: papai nao leve meus desenhos discovery kids , e ele nao quiz nem saber foi embora !Eu estava desempregada na epoca , ele nao fez compra , nao pagou conta de luz e agua emfim deixou os armarios vazios nem sequer pensou na filha , isto aconteceu em maio ..em junho entrei com pedido de pensao alimenticia, pq ele nao ajudava em nada nesta epoca fiquei sem luz e agua por que comecei a trabalhar de diarista e o dinheiro mal dava pra comprar alimento , meu pai pagou as contas , novamente em outubro ele me aprontou mais uma , descobri que ele nao pagou nenhuma prestaçao do terreno desde maio e a imobiliaria iria tirar a casa seriamos despejados , entrei em acordo com ele e sai da casa e ele voltou a morar na nossa casa junto com sua amante , isso foi doloroso demais pra mim e pra nossa filha , voltei a morar com minha mae , foi entao marcado nossa audiencia em novembro pra emfim receber a pensao , ele era gerente e ganhava 1.850,00 no dia da audiencia ele levou sua carteira de trabalho registrando somente o salario minimo na epoca de 420,00 , ele fez um acordo com sua patroa que mandou ele embora de uma empresa e registrou ele com outra empresa dela, so com nomes diferentes , mais ele era ainda gerente so que registrado como ajudante !! Ele entao pagou o valor de 95,00 de pensao eu nessa epoca ja estava trbalhando em um mercado , como era fim de ano minha filha foi passar com ele os 15 dias de ferias , ela voltou toda roxa pq ele a torturou longe de mim minha filha nao chorava , nao era mais feliz , e mesmo assim ele pediu a guarda dela pra mim , cara de pau ... Denunciei ele pela agreçao a minha filha mais os advogados da patroa dele o liberam e eu fui ameaçada de morte por ele , minha vida virou um inferno ... Ele me ligou em março e disse vou comprar todo material da escola dela é meu presente , eu burra acreditei ... quando faltava 3 dias pra começar o ano letivo dela eu nao tinha uma lapis sequer .. Graças a DEUS minha chefe me vendeu o material dela completo pelo preço de fabrica e foi minha salvaçao ... Gente ele era o pai dela .. como um juiz diz ; um genitor tem todo direito ... Novamente ele pediu a guarda de minha filha so que de certa forma me comprando ela, ele me ofereceu nossa casa em troca ..eu recusei !! Ele entao trocou a casa por um carro, sem me informar nada sabendo que eu tinha direito pq nao foi feita partilha dos bens em nossa separaçao , a amante dele mentiu que era eu ,ao suposto comprador ... Gente minha vida era um inferno ..ele ameaçava minha mae , meu irmao , nada podia fazer pq os advogados da patroa o liberavam de tudo .. Minha filha era obrigada a ir passar os finais de semana com ele pq era a lei ... ela voltava diferente e triste dizendo que ele nao a pegava no colo e so dava atençao a enteada , Sinceramente nao entendo o pq ele fazia tudo isso ... principalmente com a filha !!Sem eu saber ,ele entrou com uma açao e pediu a guarda da nossa filha, ele alegou que eu nao tinha tempo pra cuidar dela direito , gente eu trabalhava das 14;00 ate as 22:20 da noite mais chegava em casa as 24:15 pq meu serviço era longe , Mais daria minha vida pela minha filha , E no dia que eu recebi a intimaçao ... Me perdoem pelo que vou diser agora mais so eu sei oque eu passei ... Ele faleceu em um acidente de moto e na hora que eu soube... eu fiquei feliz ... Pq nao aguentava mais as perseguiçoes dele , nao tinha um dia de paz na minha vida ... Ate hoje lembro quando recebi a tal intimaçao foi o ultimo golpe que ele me deu ... Tudo que ele me tirou eu recuperei , minha casa ,meus moveis , ate o valor da pensao melhorou , minha filha ficou um pouco triste afinal era pai , mais ela nao ker nem lembrar dele pois guarda muita magoa dele .. ela fez terapia com piscicologo e melhorou apos um ano ...Eu tive que aguardar a Justiça de DEUS .. pq a do homem pra mim naquele moumento havia falhado ... Espero que isso seja avaliado por pessoas mais competentes e antes de tirar o filho da mae , ao outro genitor que ele seja avalido e verificado realmente se ele esta com a razao , pq so eu sei oque passei .. Ele tinha otimos advogados que o dinheiro poderia comtratar .. pena que eles nao tinham coraçao ... Nem sempre a lei é a correta ...(desculpe os erros de portugues ) Obrigada

    D

    Dany Silva Domingo, 14 de outubro de 2012, 19h36min

    Realmente deve ser avaliado o pedido de guarda, pois do mesma maneira que existi pais ruins à o contrario, tem mães que não valem nada e que nunca deveriam ter filhos, como a mãe da minha enteada, ela não cuida da menina, a criança vivi jogada com o irmão de 2 anos e já disse ao meu namorado que se a mãe dele estivesse viva ela já teria entregado a menina a muito tempo. Não tem condições de criar a menina, não quer entregar para meu namorado e eu criar a menina e fica inventado desculpas para que ele não veja a filha. Mães e pais tem direitos iguais sobre seus filhos.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Segunda, 15 de outubro de 2012, 0h14min

    Se o genitor guardião procura prestar concurso para trabalhar em outra cidade ou estado, ele está com isso iniciando um processo de alienação, posto que que ELE ESCOLHEU ir-se para outro lugar distante. Assim, ele atropela o direito do menor em manter-se em contato com o outro genitor.

    Por isso corretamente o juiz aceitou a reversão da guarda.

    Luciana Ogawa

    Luciana Ogawa Quarta, 26 de novembro de 2014, 10h42min

    Bom dia,
    Eu estou vivendo uma situação parecida, pois eu tive um rápido relacionamento quando estava morando em SP e engravidei, quando estava gravida sofri pressões psicológicas do pai da criança, no qual eu me mudei pra minha cidade natal. Tive a criança, entrei com pedido de pensão alimentícia, que é um direito da cç, e tudo resolvido. Porem pra que meu filho sempre tivesse um pai presente , mantive uma amizade estável com meu ex, e sempre levava o meu filho á Sp pra passar ferias de fim de ano com o pai.Quando meu filho começou ter uma certa idade de 3 anos em diante , comecei a deixa lo ir com o pai...( sem a minha presença)..e ate ai tudo bem. Mas o ano passado o pai levou para passar ferias e como sempre eu fui busca lo e tive a triste noticia que ele entrou com o processo pra pegar a guarda da cç...e que ganhou a guarda provisoria..como pode isso? ele alegou que eu abandonei a criança e que nao sabia onde eu estava..como pode o juiz fazer isso? ha um ano estou na luta...ate a visita eu nao tive direito, pq ele alegou que eu sequestrei a criança quando a mesma estava com ele...tenho todas as provas de que a criança morava comigo, estudava ate declarações de escola e vizinhos..minhas provas são evidentes de que o pai esta mentindo o tempo todo e ate hj não tive uma audiência de conciliação...alguém me orienta onde eu poderia gritar..pra ver se alguem me escuta..alguma autoridade..penso em ir ate em programas de televisão.quando consigo falar com meu filho..ele chora pedindo pra ir busca lo pq ele é feliz comigo..e quando o pai deixa ele falar comigo é fazendo chantagem pra que eu mande presentes caros...tenho gravações..provas é que nao me faltam..esta havendo alienação parental..meu Deus!!! Alguém me ajude.

    Márcio Silva Lima

    Márcio Silva Lima Quarta, 22 de fevereiro de 2017, 17h04min

    Eu cuido de um filho autista sozinho, aposentei, no entanto quem ficou como titular foi ela, porém ela, todo mês não traz o valor do benefício nos 100%, alega ela "coitadinha" ter direito! Aff! Direito? Fez outra família com o namorado e não quer nem sequer trazer os 100% de direito do filho.
    Moral da história:
    Isso que é um absurdo! Queria eu que esse juiz me desse causa ganha! É cada uma nessa vida... acabar quem não presta é sempre o homem! AHHHHHHHHHHH!