Restituiçao do seguro desemprego
Boa tarde.... Bem gostaria de uma ajuda.....fui dar entrada no meu seguro e consta que tenho que restituir 3 parcelas de aproximadamente R$736,00 cada ,.... Porque consta que no ano de 2010 dei entrada no seguro pois fui demitida dia 2/07/2010 porem em agosto do mesmo ano passei no concurso publico do IBGE pa recenciadora e fiquei uns 20/25 dias trabalhando onde recebi aproximadamente 300/400 reais,porem nao era com registro era um contrato....e continuei recebendo o seguro ja que so fui conseguir um trabalho registrado dia 11/03/2011,nao sabia que nao podia pq,perguntei para o recenciador chefe se daria algum problema e ele respondeu que nao.....ai fui dar entrada e preciso restituir as 3 parcelas que da um valor aproximado de R$2.300,00 de3 uma vez,ou nao receberei as parcelas que tenho direito desse novo e nenhuim outro,mas nao tenho como pagar esse valor de uma x,e mais alto do que peguei de fundo de garantia......O que fazer?
Debora, infelizmente não ha nada a fazer alem de devolver as parcelas indevidas, lembrando que o seguro é apenas um apoio ao desempregado sem nenhuma renda, no seu caso havia o recebimento na epoca de valores que de alguma forma é informado ao governo, aconselho um emprestimo para pagar as 3 parcelas e apos a liberação das outras vc vai pagando.
Sim, é certo Rosangela.
Debora, não importa se vc arruma emprego efetivo ou temporário, a questão é, umavez tendo uma dfonte de renda da qual possa sobreviver, vc deixa de ter direito em receber dinheiro publico aue sai do bolso de todos os cidadões brasileiros, pois o seguro não é direito adquirido, não é como o FGTS.
A partir de agora, a União não poderá efetuar compensações involuntárias ou condicionar o pagamento do seguro-desemprego à restituição de parcelas que supostamente tenham sido pagas indevidamente em outra ocasião.
A decisão faz parte de liminar em ação civil pública concedida no último dia 15 em caso que está sob a responsabilidade dos Defensores Daniel Chiaretti e Eliana Monteiro Staub Quinto, da Defensoria Pública da União em São Paulo (DPU/SP). A determinação vale para todo o território nacional e foi deferida pelo Juiz Federal da 1ª Vara Previdenciária de São Paulo, Marcus Orione Gonçalves Correia.
Segundo Daniel Chiaretti, o beneficiário não é notificado que recebeu parcelas irregularmente e só fica sabendo que está em suposto débito quando vai pedir um novo seguro-desemprego.
Neste momento há uma compensação involuntária e o desempregado acaba ficando sem o benefício. Em muitos casos o beneficiário recebeu as parcelas anteriores por falta de informação ou falhas no sistema, entre outras possibilidades. Ou seja, o Estado se aproveita de uma situação de vulnerabilidade para cobrar um débito", explica o Defensor Público.
Boa noite. Verifiquei q preciso devolver parcelas do que recebi indevidas. Porem fui na caixa e pedi para verifica no sistema.me informaram que nao tinha como gerar os boletos porque nao constava nada pra eu devolver. Estou preocupara..estou preste a assumir um cargo publico e estou com medo disso me prejudicar. O que posso fazer?
boa tarde, trabalhei três anos por uma empresa, quando fui mandada embora dia 21/08/2012 dei entrada no meu seguro desemprego a ultima parcela recebi dia 17/02/2013, consegui uma novo emprego 30/04/2013 trabalhei por um mês, sai do serviço e arrumei outro em 05/08/2013 trabalhei lá ate 17/09/2014, fui mandada embora e tentei dar entrada novamente no seguro desemprego, porém constava que eu precisava restituir 5 parcelas que recebi indevida, porém isso não aconteceu, eles me mostraram um relatorio que enviaram ao ministerio como se eu tivesse trabalhado 04/08/2009 a 01/10/2013 com um registro que nunca tive e com um salario que também desconheço fui no inss e nada consta dessa empresa. minha pergunta é quanto tempo demora esse recurso que dei entrada no ministerio publico se eles vão realmente arrumar isso e se quando eu for receber , vou receber tudo de uma vez?
Oi, boa tarde! Fui manda embora em 07/2013 dei entrada no seguro desemprego, em 10/2013 comecei a trabalhar com carteira assinada. Já havia recebido 2 parcelas do SD. Porém, mesmo com o CAGED sido gerado e enviado com o meu registro as outras 03 parcelas continuaram caindo na minha conta. E por causa de estar passando por uma crise financeira acabei usando. Hoje estou desempregada desde novembro/2014, passando necessidade porque estou com medo de dar entrada no SD e ter que devolver as 03 parcelas sem ter dinheiro algum, nem mesmo para comer... Achei sobre a liminar http://dpu.jusbrasil.com.br/noticias/2437544/liminar-desobriga-devolucao-de-seguro-desemprego mas, isso é real? Será que não corro risco de ter que devolver as parcelas? Realmente preciso muito do SD, até porque não consegui nada ainda.
ola me chamo luis fernando eu fiz um erro e não sei o que faço foi atras das conversa das pessoas sem saber acabei entrando em uma fria,eu dei entrada no seguro desemprego e tive direito a 4 parcelas mas ai eu so tive direito a receber 2 parcelas e a 3 e 4 não pq me registrei mas ainda não costa que estou registrado e fui pela conversa das pessoas fui e tirei a 3 parcela e não sei se vai vim algum comunicado pra mim devolver ou só quando eu der entrada nova mente ao seguro que costa que recebi a 3 parcela sem direito mas fico na duvida tenho que devolver apenas ha 3 parcela que peguei por favor me ajuda.
Ola meu nome e Samuel eu entrei numa firma de laranja e registrei lá so que não trabalhei lá neum dia busquei minha carteira de trabalho mais não tinha sido dado baixa entrei trabalha en outro lugar registrado a fiquei no outro trabalho 1 ano e 3 meses fui mandado embora e dei entrada no seguro desemprego recebi 3 parcela de 5 e cortaram 2 fui sabe constava que eu trabalhava em outra firma mais na verdade nunca trabalhei lá na outra firma mais costo ai fui sabe era a firma que não deu baixa na minha carteira mais 30 dias não da anbondono de serviço nem pra notifica firma vês agora tenho que devolve 3 parcela por cupa da da primeira inpreza que registrei e não trabalhei fui lá dar baixa eles colocaram 1 e 4 meses de registro na minha carteira sem eu ter trabalhado lá agora que eu Faso me ajuda por da primeira firma que não trabalhei tenho que devolve seguro agora esto PR dar entrada no seguro não posso pq vo ter que paga pra recebe oque eu Faso ate falaram pra eu ir no INSS pra ezcruir registro de lá só que tenho que fase uma degradação escrito amao por mim pra excruir firma que não trabalhei quando eu fui pra dar baixa ele depocitaran 28 reais de FGTS nunca trabalhei lá pode me ajuda
Vc entrou de laranja??? Vc sabe a que se aplica esse termo??? Ele não se refere a trabalhador que tem a carteira assinada e depois abandona ou desiste do emprego.
Ser o laranja numa empresa é ser um sócio falso, isto é, consta nos papeis mas não exerce verdadeiramente o direito de ser dono pois apenas figura como tal.
Ser "laranja" é crime pois ele participa de uma fraude.
Sugiro que procure a Delegacia Regional do Trabalho e peça ajuda.