AJUDA. Quase fechando as portas do meu escritório!

Há 14 anos ·
Link

Gostaria de compartilhar minha angústia com vocês aqui do fórum. . Participo deste fórum quando posso, tentando sanar algumas dúvidas, na medida do possível. Sei que muitos são assíduos frequentadores e possuem grande bagagem em suas áreas específicas. . Resolvi criar essa discussão porque não me recordo de ter visto outra semelhante. Sempre há pessoas recém-aprovadas na OAB, ou em vias de e buscando conselhos exatamente de como iniciar na advocacia, adquirir experiência, se é melhor ser generalista ou especialista, conseguir clientes, etc. . Não me recordo de alguém, como eu, com certa experiência advogando ter jogado tudo pra cima e tentar se virar! . Então vamos lá. Advogo há mais de 8 anos, trabalhei em escritórios de todos os portes e resolvi abrir o meu! . Temos uma sala no centro de Campinas/SP, nosso site, e-mail corporativo, folder institucional, cartões de visita, etc. Somos correspondentes de alguns escritórios, fazendo diligências e audiências. . Sou pós-graduado em direito tributário e trabalhei nessa área em um escritório bem grande. . Nosso foco é atuar nessa área específica, inclusive! Mas está difícil. . Cliente "empresa" que é nosso maior objetivo, NADA! . Muitos podem condenar o que fazemos - enviar mala direta por e-mail - mas na prática e desespero, não sabemos mais o que fazer. . Assim, conto com a colaboração dos colegas mais experientes que passaram por essa situação e conseguiram um lugar ao sol. . Senão, infelizmente será mais uma porta que se fechará e um assalariado frustado voltará a ativa......rsrsrs. . Um forte abraços a todos e qualquer sugestão será bem vinda. . Henrique.

16 Respostas
DFF-SP
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Bom dia Henrique, O negócio é diversificar ! Trabalhista, familia, previdenciário... Para termos o luxo de advogarmos em uma só area leva anos e anos... É preciso ter clientes bons (no caso, empresas) e ter uma retirada mensal fixa, o que é extremamente dificil. Eu msm, nunca gostei de trabalhista. Mas acabei aceitando algumas ações pq simplesmente cairam no meu colo ! Agora vou me especializar nessa area e tb em previdenciário... E olha que meu foco sempre foi direito imobiliário hein... rsrsrsrs Abraços, Daiane

Fernando Stefanes Rivarola
Há 14 anos ·
Link

Calma Henrique, acho que você está no foco errado. Quando comecei há doze anos também pensei em trabalhar apenas para empresas somente na área tributária que sempre gostei e fiz curso de especialização latu. Acontece que grandes empresas querem grandes escritórios e as pequenas ou não têm problemas tributários relevantes ou não têm dinheiro para pagar advogados, essa a verdade nua e crua. Faça como disse a Daiane, diversifique. Eu não gosto muito do ramo trabalhista, mas sustenta o escritório.

Sucesso!

KLAUS PIACENTINI
Há 14 anos ·
Link

Henrique Gomes adv,

Acredito que o primeiro passo para essa nova fase, seria a inscrição na defensoria, pelo menos os gastos do escritório da para garantir (...) Com isso começa aumentar seu fluxo de clientela ...

Abraços e boa sorte

Klaus Piacentini

Autor da pergunta
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Agradeço aos colegas Daiane, Fernando Stefanes e KLAUS pelas preciosas sugestões e por compartilhar suas experiências. Realmente, diversificar assusta um pouco, mas para manter as portas abertas é um caminho.

Thais Nunes
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Estou com meu escritório a quase dois anos. E posso lhe dizer que é muito difícil. sei que alguns advogados criticam "clinica geral" mas enquanto não consigo me sustentar na área que gosto vou pegando de tudo. A inscrição na defensoria publica, apesar dos honorários ultrajantes, faz com que se torne mais conhecido e adquira potenciais clientes, é uma boa ideia. Não fixe o seu foco num so ramo, abra o leque e vai pagando as contas depois conseguira se empenhar na área que realmente almeja. Boa sorte!

DFF-SP
Advertido
Há 14 anos ·
Link

É Vanessa... a idéia de "clinico geral" tb não me agrada ! Conheço um advogado aqui na cidade onde moro que pega qq ação... Penal, trabalhista, civel, qq coisa msm. O resultado é dos piores né, nem preciso falar. Confesso que trabalhista não é cmg. Mas para me manter precisei abrir o leque, senão ia acabar fechando as portas tb. Minha primeira audiencia trabalhista foi há poucos dias e achei que fosse pior... rsrsrsrs Logo retomo meu foco e as coisas vão caminhando... Abraços...

Fatima
Há 13 anos ·
Link

Nossa...estou totalmente assustada, recebi minha carteira da oab em abril deste ano e estou perdida...não sei o que fazer. A família pressiona de um lado para fazer o tal da " clínica geral" ir advogando aqui e ali, até se firmar. O estágio da facul foi extremamente fraco, deixando muito á desejar e foraisso só estagiei por 3 meses em um escritório de pequeno porte. Estou muito angustiada e sem rumo...

1 resposta foi removida.
Imagem de perfil de Ingrid Schroeder Scheffel
Ingrid Schroeder Scheffel
Há 13 anos ·
Link

Olá

Algumas pessoas nasceram para serem advogados bem sucedidos. Sem entrar no mérito do conhecimento jurídico, mas num outro campo: o comportamental. Estes advogados muito bem sucedidos têm em comum a capacidade de "vender" seus serviços. São pessoas que nasceram com o dom do negócio, do marketing, da política. São extrovertidos, estão sempre em eventos sociais (comunitários, sociais, religiosos, políticos). Fui advogada por pouco tempo. Infelizmente não tenho o perfil que descrevi acima. Sou tímida, introvertida etc, etc. Sou do tipo "pessoa sem graça". A partir daí resolvi estudar para concurso (qualquer um de formação jurídica). Passei em alguns. Atualmente sou juíza estadual. Tive que adaptar meu "jeito de ser" com a carreira. Por fim, se tens o perfil que descrevi, comece a pensar numa carreira pública (inclusive advocacia pública).

Fernando Stefanes Rivarola
Há 13 anos ·
Link

Bacana sua história Ingrid, você foi extremamente competente para se autodiagnosticar. Realmente é muito importante ter um perfil diferente para advogar com relativo sucesso. Assim como você, também acho que não tenho o perfil completo e também resolvi estudar para concursos, foquei sempre o MP. Com isso acabei estudando muito e como enquanto estudava, mantinha o escritório aberto, a renda foi aumentando, meus clientes foram se multiplicando, de modo que após cinco anos estudando e não ter passado no desejado MP paulista, desisti dos concursos, mas estou feliz com o rendimento do escritório, as perspectivas são ótimas. Parabéns, de verdade, sei como é difícil passar, como é dolorido ser eliminado no oral.

Saudações cordiais e Sucesso a todos!

tiago fernando pelá
Há 13 anos ·
Link

Caro Henrique:

Veja se deseja marcar uma reunião comigo, também sou de Campinas, pois quem sabe posso te ajudar.

Anote meu e-mail [email protected]

Heidegger (99% ateu)
Há 13 anos ·
Link

Ingrid Schroeder é a miss do Poder Judiciário. É a juíza mais gata.

Adriana KT Kinna
Há 11 anos ·
Link

Fernando, assim como vc, pretendo abrir o escritório e ir estudando paralelamente para concurso. Muita gente diz que é inviável, pois o escritório demanda muito tempo e energia para captar clientes e fazê-lo crescer. Então gostaria que vc falasse mais da sua experiência se puder. Vc trabalha em alguma área específica? Tem sócios? Correu muito atrás para fazer o escritório crescer? Obrigada

Andre Barrichello Tosello
Há 10 anos ·
Link

Henrique Gomes adv, Quero entrevistá-lo porque sua história me tocou! Não se preocupe, podemos gravar via skipe, não é uma super produção! Além disto, posso te ajudar colocando você em contato com grandes Advogados do Brasil. Me procure pelo email: [email protected] - Grande Abraço!

Ricardo Bap
Há 10 anos ·
Link

Conhece o treinamento www.tesestributarias.com?

janaina teles
Há 9 anos ·
Link

Eu estou terminando a faculdade e estou muito preocupada porque percebo que não tenho o dom para advogar, então estou estudando para concursos, sei que é uma disputa muito grande mas temos que se esforçar, pois a advocacia é para quem tem um certo perfil e também quem gosta de advogar, porque não adianta você insistir em uma área que não gosta, pois no final vai ficar frustado.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos